terça-feira, 30 de novembro de 2010

Feras a espera da hora da prova da UFPE.

Faltando poucas horas para começar o Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos mais esperados em Pernambuco, muitos feras só foram checar os locais de prova nos últimos momentos, deixando o site da Covest instável durante tarde e início da noite deste sábado (4).

As provas da segunda fase da UFPE, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituiu a primeira fase do vestibular, acontecem neste domingo (5) e segunda-feira (6). Em Arcoverde pouco mais de 400 feras vão fazer as provas no prédio da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde -AESA. As provas começam as 08h.

Câmara de vereadores de Arcoverde tem novo presidente.

A partir da próxima semana, a Câmara de Vereadores de Arcoverde tem nova presidência. É que o atual presidente, vereador Luciano Pacheco (PTB) pediu uma licença de 20 dias para tratar de assunto pessoas e tirar umas férias.

Com isso, a Casa James Pacheco passa a ser comandada pelo atual vice-presidente, Vereador Everaldo Lira ( PP ). Ele comanda já na segunda-feira a votação do Orçamento Municipal para o ano de 2011. Apesar da licença de Luciano, o Governo Zeca contionua com maioria folgada na casa legislativa com 06 vereadores na bancada contra 03 da oposição.

Arcoverde vai ganhar condomínio com 512 casas.

Até o próximo dia 20, a Afa Empreendimentos Imobiliários, Incorporação e Construtora Ltda, sediada no Juazeiro do Norte (CE), fará o lançamento do Condomínio Morada do Sol. A empresa, ligada ao Grupo Caçulinha, de Garanhuns, está correndo com as obras das 32 primeiras unidades, para que elas estejam concluídas e possam ser apresentadas durante o lançamento do empreendimento. “A intenção é termos uma unidade decorada para mostrar aos futuros compradores”, justifica a arquiteta Janeide Andrade.

De padrão considerado popular, o empreendimento também tem o seu charme e atrativos por ficar encravado numa área onde existem pequenas chácaras, no Loteamento Veraneio. Com uma área total de mais 23 mil metros quadrados, o condomínio terá 512 unidades, distribuídas em 64 blocos, cada um com oito unidades: quatro delas no térreo e outras quatro no pavimento superior. Cada unidade terá área de 41,78 metros quadrados, com uma sala, dois quartos, um banheiro social, cozinha, área de serviço integrada e uma vaga de garagem. “É um empreendimento voltado para a classe popular, com renda de até três salários mínimos, mas estamos dotando-o de diferenciais de conforto no acabamento, acessibilidade e o cumprimento da norma NBR 15.575, da ABNT, que estabelece parâmetros que permitem avaliar o desempenho de edificações habitacionais de até cinco pavimentos”, afirma a arquiteta.

O Morada do Sol contará com guarita e medidor de água individual. Os apartamentos serão entregues com piso já revestidos de cerâmica, pintura, janelas com esquadrias de alumínio e cobertura com telhas termo-acústicas. A área comum é de 17 metros quadrados.

A obra tem investimento da própria construtora. Cada unidade será comercializada por R$ 60 mil, podendo o pretendente utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS). Os empreeendores já têm um pré-cadastro com os nomes de mais de 150 pessoas interessadas em adquirir unidades no condomínio.

Fonte: Folha de Pernambuco

Folha destaca condomínios em Arcoverde.

O fato de ser o maior polo comercial, de serviços e de lazer da microrregião do Sertão do Moxotó, garante ao município de Arcoverde, localizado a 265 quilômetros do Recife, a marca de um dos mais importantes centros de expedição e distribuição de mercadorias para a região. A cidade desponta, atualmente, como o terceiro polo médico do Estado, aliado ainda ao fato de a Universidade de Pernambuco (UPE) ter aberto um campus avançado - com os cursos de Direito e Odontologia - o que tem atraído gente de toda a região e aumentado a demanda por imóveis. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, Arcoverde tem uma população de 67.349 habitantes - 9,4% maior do que há dez anos (61,6 mil habitantes). Esse percentual de crescimento é superior à média de Pernambuco, que ficou em 7,8%. ( os dados da reportagem estão desatualizados, hoje temos quase 70 mil habitantes com um crescimento de 13% ).

Hoje, o município já vive a febre dos condomínios fechados e, certamente, as construturas e incorporadoras intuíram a demanda do setor imobíliario perante tantos pontos positivos. São empreedimentos cheios de itens de lazer e de segurança. Uns primam pelo luxo, outros pela simplicidade, agregada também a uma aura de privacidade. Os dois principais condomínios em obras são o Nossa Senhora de Fátima, que está sendo construído às margens da BR-232, próximo à entrada da cidade, e o Morada do Sol, no Loteamento Veraneio. O primeiro foi lançado em novembro. O segundo tem lançamento programado para acontecer até o próximo dia 20 de dezembro.

“A construção civil vislumbra em Arcoverde uma fatia de mercado que tem carência para a aquisição da casa própria e nós estamos tentando suprir essa carência”, afirma o arquiteto Raymundo Monteiro, da Edificarte Construtora e Incorporadora. A empresa, com sede no Recife, é responsável pelo empreendimento que está sendo edificado às margens da BR-232. “Certamente as 101 unidades do condomínio deverão ser comercializadas rapidamente”, prevê.

LOTEAMENTOS

Outros empreendimentos devem sair do papel a médio prazo. É o caso de um condomínio que será erguido no terreno onde fica a mansão que pertencia ao ex-prefeito Áureo Bradley, no bairro da Boa Vista. São cerca de 36 mil metros quadrados, incluindo a casa-sede, com muita área verde, fruteiras, piscina e jardins. Atualmente, a casa abriga operários da Construtora Odebrecht, que estão trabalhando em um trecho da ferrovia Transnordestina. Segundo fontes, a área agora pertence a Decos Brasil Construtora Engenharia Ltda. e os sócios são Clemens Alexander Dengler e Monika Georgii.

Afora os condomínios, também deverão surgir na “Capital do Sertão” loteamentos voltados para as mais variadas classes sociais. São eles: os loteamentos Alcântara (na frente do Campus da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Aesa), Periperi (no bairro da Boa Vista), Portal do Sertão (próximo à AABB, no bairro São Cristóvão), Primavera III (na Estrada do Deserto) e mais um conjunto de casas que está sendo erguido no bairro JK.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Prefeito baixa decreto para conter gastos no final de ano.


Está em vigor desde o final de outubro o Decreto 197/2010, assinado pelo Prefeito Zeca Cavalcanti, que dispõe sobre procedimentos contábeis e administrativos para o fechamento do exercício deste ano.

Entre as medidas adotadas está a desautorização de geração de despesas novas desde o último dia 22 de novembro até o dia 31 de dezembro. A proibição abrande a celebração de contratos, abertura de licitação e emissão de empenhos.

O decreto também prevê que as diversas secretarias e órgãos deverão fazer as programações físicas e financeiras para a realização de despesas a partir de 1º de janeiro de 2011.

Arcoverde recebe Plataforma Itinerante de dança.

Entre os dias 4 e 5 de dezembro, Arcoverde recebe a Plataforma Itinerante com o seminário “Políticas, planos e editais para a Dança”. O evento acontece no SESC local, das 09h às 17h.

A Plataforma Itinerante é uma idealização do Movimento Dança Recife e está percorrendo as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, para provocar reflexões a partir de questões de políticas públicas para a área da dança, estimulando um diálogo cada vez maior entre a sociedade civil e os órgãos públicos.

Para participar basta enviar um e-mail para dancarecife@yahoo.com.br com nome completo, RG, CPF, área de atuação e endereço de e-mail. A inscrição também pode ser feita no local da realização do evento. O seminário oferece a todos os participantes material didático e almoço.

Liminar da Justiça suspende decisão da Copa TV Asa Branca de Futsal.

A polêmica tomou de conta da Copa TV Asa Branca de Futsal que tinha hoje à noite, no ginásio do SESC Arcoverde, a primeira partida da grande final da competição. Como um bom jogo, aos 20h25, quando os times de Aldeia Velha e Lajedo estavam em quadra para iniciar a decisão, 02 advogados entraram em quadra com uma liminar da Justiça suspendendo a partida.

O time Arcoverde, sob o comando do Grupo LW entrou com uma ação na justiça para garantir o direito conquistado em quadra de disputar a final da competição. Oque era para ser uma festa acabou em frustação por falta de diálogo de parte dos organizadores segundo os componentes do Arcoverde.

A equipe de Arcoverde foi eliminada, por sofrer uma punição da comissão responsavél pela competição, que informou que na partida da Semi-Final, contra a equipe de Lajedo, Arcoverde, não apresentou a documentação do Jogador Flavio Romero ao mesário da partida.

A comissão tecnica de Arcoverde viajou a Caruaru e segundo eles vão provar que o erro não foi da equipe nem do jogador, e sim do Mesário da partida que não prestou atenção neste detalhe e deixou o jogador continuar a partida, vindo a notar o erro apenas nos minutos finais da partida. Os dirigentes da Seleção de Arcoverde, entraram com um recurso para que a equipe não perca os três pontos que ganhou na partida da Semi-final.

Os próximos capítulos à seguir. Nos bastidores o que se comenta é que os organizadores da competição não queriam que 02 equipes de uma mesma cidade e, principalmente de fora do entorno de Caruaru, sede da TV, fizessem a final da Copa. Não agradaria aos patrocinadores, em sua maioria, da terra de Vitalino. Lamentável.

Crescimento populacional de Arcoverde é de 12,3% em 10 anos.


Agora é em definitivo: em 10 anos, o município de Arcoverde aumentou sua população em mais 7.557 habitantes. Estes são os dados definitivos do Censo 2010 divulgado pelo IBGE. No comparativo com o último Censo ( 2000 ) o crescimento populacional registrado foi de 12,3%, passando de 61.600 habitantes para 69.157, o mesmo percentual de crescimento registrado em todo o Brasil (12,3% ) e maior do que o de Pernambuco ( 11%) que aumentou sua população em 877.688 habitantes.

O número de mulheres também é maior em Arcoverde (53%) que o dos homens que somam 32.563 contra 36.594 da população feminina. Na zona rural, a população de 6.258 habitantes representa 9% da população do município. Há dez anos esse número era superior a 11%.

Em toda a região o município que mais cresceu proporcionalmente em termos populacionais foi Venturosa ( 19,3%) passando de 13.462 habitantes no ano 2000 para 16.064 em 2010. Mais 2.602 engrossaram o número de venturosenses nestes 10 anos. Em Tupanatinga onde os primeiros números do IBGE tinham apontado um decréscimo em sua população de -0,5%, os números definitivos inverteram a situação: a população do município saiu de 20.801 habitantes para 24.524, um crescimento de 17,9%. Buíque, por sua vez, ampliou sua população em 17,7% engrossando o número de habitantes em 7.821 pessoas na década. Já a Pedra teve um crescimento pequeno ( 3,5% ) em relação aos demais municípios da região, ampliando sua população em apenas 706 habitantes em 10 anos. Em Alagoinha o crescimento registrado pelo Censo 2010 foi de 9,8% ( mais 1.226 habitantes ) e em Pesqueira de 8,8%.

Confusão no Futsal da TV Asa Branca: Arcoverde é desclassificado da final.

Confira o último boletim da Copa Tv Asa Branca de Futsal 2010:

A Comissão Executiva da 5ª COPA TV ASABRANCA DE FUTSAL, no uso de suas atribuições,

Considerando que foi realizado na data de 26-11-10 o jogo semifinal entre Lajedo x Arcoverde;
Considerando o relatório da equipe de arbitragem onde aponta que o atleta Flavio Romero da equipe de Arcoverde não entregou o documento de identificação junto à mesa do anotador-cronometrista;

Considerando que foram entregues a documentação de 13 (treze) atletas e 02 (dois ) dirigentes conforme consta na sumula do jogo::

Considerando que a anormalidade foi constatada no decorrer da partida, ocorrendo a saída do atleta para os vestiários:

Considerando que a equipe de Arcoverde não entregou a relação de atletas antes do inicio do jogo, em cuja oportunidade poderia ser constatada a irregularidade;

Considerando que a sumula do jogo é o documenta oficial da partida de Futsal:

Considerando o disposto no Art. 43, Letra “a” e “b” e seu ITEM “1” do Parágrafo Único,
RESOLVE

DETERMINAR A PERDA DE PONTOS PARA A EQUIPE DE ARCOVERDE, considerando o placar de 01 x 00 para a equipe de Lajedo. Com isso, logo mais, as 20h, acontece o primeiro jogo da final da competição entre o time de Aldeia Velha e de Lajedo, no ginásio do SESC Arcoverde.


A diretoria do Arcoverde Futsal contesta os considerandos dos organizadores da competição. Para muitos torcedores o que houve mesmo foi "marcação" contra Arcoverde e "privilégio" para com o time de Lajedo, já que eles não aceitavam que dois times arcoverdenses disputassem a final da copa. Fica a versão dos organizadores nos seus considerandos e a dos arcoverdenses, que dizem terem entregues todos os documentos. Cabe aos arcoverdenses comprovarem que entregaram.

Cardeal Arcoverde entra com força nos JEPs.

O Colégio Cardeal Arcoverde tem mostrado várias lições de como transformar jovens e crianças em grandes atletas. Há alguns anos, a instituição tem revelado talentos para o desporto regional e nacional. Nos últimos anos, inclusive, vários estudantes do colégio ganharam bolsas e foram convidados por universidades do Recife.

O fato deve se repetir daqui a alguns dias, quando será iniciada a fase final dos Jogos Escolares de Pernambuco (de 10 a 15 de novembro, em Caruaru). Isso porque o Cardeal Arcoverde tem cinco times classificados para essa etapa da competição. Os representantes do colégio são: basquete masculino e feminino, handebol masculino, futsal masculino e vôlei feminino. O detalhe é que todas as equipes tem potencial para subirem no pódio.

O coordenador de esportes do colégio, José Vital Menezes, explica as razões desse sucesso. "Nós tratamos o esporte com seriedade. Devemos ressaltar o empenho e incentivo da nossa diretoria em favor deste aspecto. Também contamos com uma ótima estrutura, temos ótimasquadras e uma equipe de nove professores. Fazemos tudo com muito amor e muito trabalho", explicou Vital.
Fonte: Diário de Pernambuco

Arcoverde segue liderança número de faltosos no vestibular da UPE.


O número de faltosos no segundo dia de provas do Vestibular da UPE, ontem de manhã, subiu para oito mil 211 candidatos, o que corresponde a 21,87% dos inscritos. No domingo a abstenção foi de 20,42%.

Mais uma vez, o prédio que registrou o maior número de faltas foi o da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, que registrou 654 faltosos, quinze a mais que ontem, totalizando 40,85% dos feras que deveriam fazer prova neste local.

Nesta segunda, os candidatos respondem às provas de geografia, biologia um e dois, matemática um e dois e sociologia. A UPE oferece para o seu vestibular vagas distribuídas nos campi de Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

Arcoverde debate plano habitacional hoje.

A Prefeitura de Arcoverde promove hoje uma Audiência Pública de Homologação da Primeira Etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Arcoverde. Para isso, está convidando toda a população da cidade, entidades de classe e associações de moradores.

O evento acontece logo mais, a partir das 10h30, no plenário da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o trabalho que está sendo realizado no município, para levantar, planejar e estimar o Déficit e a Inadequação Habitacional de Arcoverde.
O Plano de Habitação vai ajudar a melhorar a busca de financiamento para o setor, garantindo mais moradia para quem mais precisa.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Arcoverde faz a final da Copa TV Asa Branca de Futsal

As equipes de Arcoverde, conseguiram seguir para a Final da Copa Tv Asa Branca de Futsal 2010. Em duas partidas muito disputadas do começo ao fim, as equipes Acoverdenses, conseguiram vencer suas partidas e eliminar Lajedo e Caruaru e assim estão na grande final da competição.

A primeira partida foi disputada pela equipe de Arcoverde que entrou na quadra do Ginásio do Sesc Caruaru para enfrentar o time de Lajedo. A equipe de Arcoverde esteve bem durante toda a partida e marcando bem o seu adversário. No Final com gols de Douglas e Quarentinha a equipe venceu Lajedo por 2 a 1 e conseguiu se classificar para a Final.

Na outra partida quem entrou em quadra foram os atletas da seleção de Aldeia Velha, que com a presença de seus torcedores, alcançou seu objetivo, vendendo e classificando-se para a Final. A equipe venceu a dona da casa, Caruaru por 3 a 2 em uma virada digna de suor, raça e determinação da equipe de Aldeia Velha.

Os gols foram marcados por Marcelo duas vezes e Wanshington que no apito do Juiz caiu no chão muito emocioanado e chorando bastante pois sentiu que aquela classificação foi muito merecida e que a equipe de Aldeia Velha se entregou do começo ao fim da partida.

Fonte: Correio esportivo.

AESA lidera índice de abstenção em vestibular da UPE.

O vestibular 2011 da Universidade de Pernambuco, iniciado ontem, registrou 20,42% de abstenção, a maior dos últimos anos. Significa que 7.667 feras não foram fazer o exame. Em 2010 o percentual de faltosos foi de 15,52%.

A maior abstenção foi registrada no prédio da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), em Arcoverde, no Sertão, onde 39,91% não fizeram os exames. E por portarem celulares nos locais de prova cinco feras, de Recife, Nazaré da Mata e Garanhuns, foram desclassificados.

Hoje, segundia dia do exame, os alunos estão sendo testados em geografia, biologia, matemática e sociologia. Os portões fecharam às 8h. A instituição está oferecendo 2.684 vagas em 44 cursos de graduação.

Tonino Arcoverde lança CD em dezembro.

O cantor e compositor Tonino Arcoverde, lança no início de dezembro seu mais recente trabalho intitulado Palavras ao Planeta. Nesse disco, Tonino colocou sua música em poemas de Cancão, lendário poeta e escritor do Sertão do Pajeú, que se imortalizou pelo lirismo e singeleza presentes em seus versos.

Os que acompanham a trajetória do artista, perceberão um diferencial nesse trabalho, com a introdução dos arranjos percussivos elaborados pelo músico arcoverdense Emerson Calado do Cordel do Fogo Encantado, que também participou das gravações do CD.

O evento, que acontecerá dia 04/12 (sábado), integra a Mostra Aldeia Cultural Olho D´Água dos Bredos, a se realizar em Arcoverde e Região no período de 03 a 13/12/2010.
Fonte: cocar

Arcoverde dá show de bola no futsal.

Ùltima rodada da copa Tv Asa Branca de Futsal foi decisiva para as seleções que queriam uma vaga nas semifinais da competição. Os jogos aconteceram no Sesc Caruaru e Sesc Arcoverde e as duas seleções mandantes conseguiram a vaga para as fases finais.

No Sesc Arcoverde, o combinado de Aldeia Velha entrou em quadra como favorita da noite e precisando de uma vitória simples sobre a seleção de Brejo da Madre de Deus. Mas Brejo tinha as mesmas chances de classificação. As seleções não economizaram na hora de fazer gols durante a partida. Só que Adeia velha mostrou o por que é uma das equipes invictas da competição até o momento: venceu o jogo por 5 a 3 e ficou com a classificação do grupo 30.

A seleção da casa precisava da vitória para seguir na competição e foi o que aconteceu, venceu a seleção de Petrolândia por 3 a 0 e se classificou no critério de desempate.

Prefeitura lança campanha da dívida ativa.

Os contribuintes de Arcoverde que tem débitos antigos com a Fazenda municipal vão poder terminar o ano de 2010 livre das dívidas. A Secretaria de Finanças lançou a campanha da dívida ativa, com o objetivo de arrecadar tributos e taxas dos últimos cinco anos. A campanha vai ganhar as ruas com rádio, carros de som, jornais e cartazes.

De acordo com o Secretário de Finanças, Geovane Freitas, o objetivo da campanha é dar uma oportunidade para os contribuintes arcoverdenses quitarem seus débitos com o município e com vantagem. A Prefeitura está concendendo descontos de 60% sobre juros e multas para quem pagar o que deve à vista, até dia 22 de dezembro, ou de 40% para quem deseja parcelar.

Os contribuintes que não aproveitarem a oportunidade terão seus nomes inscritos no cadastro da Dívida Ativa do Município. Quem quiser negociar seu débito deve procurar a Diretoria de Rendas e Tributos - DIRT, na Praça Winston Siqueira ( Virgínea Guerra ) das 08h às 13h, de 2ª a 6ª feira.

Arcoverde debate plano habitacional na próxima semana.

A Prefeitura de Arcoverde está convidando toda a população para participar da Audiência Pública de Homologação da Primeira Etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Arcoverde.

O evento acontece nesta terça-feira, dia 30, a partir das 10h30, no plenário da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade será apresentado o trabalho que está sendo realizado no município, para levantar, planejar e estimar o Déficit e a Inadequação Habitacional de Arcoverde. O Plano de Habitação vai ajudar a melhorar a busca de financiamento para o setor, garantindo mais moradia para quem mais precisa.

Começa hoje o Arco Jazz Fest e Festa do São Cristóvão

Tem início logo mais, a partir das nove da noite, a primeira edição oficial do Arco Jazz Fest que acontecerá até amanhã no Coreto da Praça da Bandeira.

Nas duas noites da festa atrações das cidades de Caruaru, Arcoverde e Recife. Na Programação de hoje ficou assim definida: The Bluz de Caruaru e em seguida o guitarrista inglês Neil Arnold.

No sábado, às 21 horas, Caleidoscópio Sônico de Arcoverde. Logo em seguida, Optown Blues Band do Recife e Val Tomato..

E hoje também, começa no Bairro do São Cristóvão, a tradicional Festa de São Cristóvão. Até domingo, várias atrações se revezam no palco principal da festa que ainda conta com barracas de bebidas e comidas típicas, parque de diversões e jogos

Lojas de Arcoverde vão abrir todos os sábados à tarde até o fim do ano.

As lojas do centro comercial de Arcoverde vão abrir todos os sábados à tarde até o final do ano, como reforço para as vendas de fim de ano.

A mudança, estimulada pelo aumento de circulação de dinheiro devido ao pagamento do décimo terceiro salário, acontece a partir do próximo sábado. As lojas vão abrir das 08h às 18h.

Com o pagamento do salário dos servidores estaduais e municipais, que está previsto para este mês de dezembro, e com os proventos dos meses de novembro e dezembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arcoverde espera um incremento de mais de 10% nas vendas em todo o comércio formal da cidade
.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia Mundial contra a AIDS em Arcoverde.

No próximo dia 1º de dezemrbo, a Secretaria de Saúde do Município realiza o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Com o tema "Viver com AIDS é possível, com o preconceito não", a campanha vai tomar as ruas, postos de saúde, Unidades de Saúde da Família, escolas e repartições públicas.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Adilson Valgueiro, o foco da campanha deste ano são os jovens entre 15 e 24 anos. Para marcar a data, a Prefeitura vai promover um evento festivo de conscientização na Rua do Lazer, com show voz e violão, distribuição de informativos, panfletos e preservativos.

O objetivo é despertar a população jovem para a questão da AIDS, principalmente neste segmento a onde a sexualidade está muito ativa.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Muda programação do Arco Jazz Fest

Finalmente a Secretaria de Turismo e Movimento Arcoverde Musical - MAM fecharam as atrações do 2º Arco Jazz Fest que acontecerá nestes dias 26 e 27 de novembro no Coreto da Praça da Bandeira.

Nas duas noites da festa atrações das cidades de Caruaru, Arcoverde e Recife. Os shows começarão sempre às 21h no antigo Coreto da Praça da Bandeira, no coração da cidade.

A Programação ficou assim definida: na sexta-feira, 21h, dia 26, The Bluz de Caruaru. No sábado, às 21h, Caleidoscópio Sônico de Arcoverde. Logo em seguida, as 22h, Optown Blues Band + Val Tomato (gaita)

Arcoverde protesta contra impunidade.

Mais de mil pessoas, entre estudantes, crianças, donas de casa, profissionais liberais e familiares das jovens Maria Lucicleide Barboza e Elizângela Vicnete da Silva, mortas durante um atropelamento no último final de semana, foram às ruas de Arcoverde, hoje à tarde, protestar contra a impunidade no trânsito.

O acidente aconteceu por volta das 18h40 na Avenida José Bonifácio, no bairro São Cristóvão, sábado, dia 20. Maria Lucicleide e Elizângela Vicente foram atropeladas quando estavam passando pela calçada da avenida. Uma das vítimas estava grávida de 3 meses.

De acordo com a polícia, o motorista do carro Márcio Nilo Barboza Soares, de 22 anos, que trabalha como maqueiro da policlínica da cidade, estava embriagado guiando um Fusca na avenida, quando atropelou as pedestres. As vítimas chegaram a ser socorridas para o Hospital de Arcoverde, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Márcio Nilo, foi autuado em flagrante e levado até a delegacia local. Ele pagou fiança no valor de R$ 3 mil e foi liberado.

Os manifestantes, portando faixas e carro de som, sairam as 16h de frente da Fundação Terra em direção ao Centro da cidade com palavras de ordem pedindo justiça e apunição do culpado pela morte das jovens. Uma comissão foi recebida pela Promotora Pública, Dra. Tatiane que confirmou que irá apresentar denúncia contra Márcio Nilo pela morte das jovens. Logo em seguida, a mesma comissão esteve com o Juiz da 3ª Vara, Dr. Marcos Garcez, que também se comprometeu em acatar o pedido do MP e decretar a prisão do motorista que, segundo informações, já saiu até do Estado de Pernambuco.

A manifestação terminou por volta das 18:30h, na Praça do Senadinho, a onde os familiares falaram e pediram justiça. Ao final, todos os manifestantes rezaram o Pai Nosso.

População faz passeata contra impunidade em Arcoverde.

Logo mais, as 16h, familiares e amigos das jovens Maria Lucicleide Barboza, de 21 anos, e Elizângela Vicente da Silva, de 22, mortas por atropelamento no último final de semana, realizam uma passeta em protesto contra a impunidade em Arcoverde.

O acidente aconteceu por volta das 18h40 na Avenida José Bonifácio, no bairro São Cristóvão, sábado, dia 20. Maria Lucicleide e Elizângela Vicente foram atropeladas quando estavam passando pela calçada da avenida.

De acordo com a polícia, o motorista do carro Márcio Nilo Barboza Soares, de 22 anos, que trabalha como maqueiro da policlínica da cidade, estava embriagado guiando um Fusca na avenida, quando atropelou as pedestres. As vítimas chegaram a ser socorridas para o Hospital de Arcoverde, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Márcio Nilo, foi autuado em flagrante e levado até a delegacia local. Ele pagou fiança no valor de R$ 3 mil e foi liberado.

Os manifestantes, portando faixas e carro de som, vão sair as 16h de frente da Fundação Terra em direção ao Centro da cidade. Os familiares não aceitam o fato da Justiça liberar os acusados pelas mortes das jovens. Uma delas estava grávida de 3 meses.

Arcoverde de fora do projeto de escolas técnicas em 2011/2012.

O governo federal garantiu, 58 milhões de reais para a construção de 11 escolas técnicas estaduais em Pernambuco. Os recursos foram assegurados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante reunião com o governador Eduardo Campos.

Apesar de alguns da região dizerem que são deputados de Arcoverde, mais uma vez a cidade de não foi contemplada com uma unidade de ensino técnico. As novas escolas serão construídas em Carnaíba, São José do Egito, Araripina, Lajedo, Bonito, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Camaragibe, Olinda e Igarassu.

As licitações estão em fase de conclusão e as obras começam ainda em dezembro. A expectativa é que os prédios fiquem prontos até o final de 2011 para início das atividades em 2012. Deverão ser criadas 11 mil novas vagas.

AESA aprova aumento de salários e de mensalidades.

A Autarquia de Ensino Superior de Arcvoerde resolveu revolucionar na economia. Enquanto em outros segmentos se negociam aumentos de 4,5%, 5%, ela deu a volta por cima na crise financeira e resolveu dar aumento para todo mundo, mas pra todo mundo mesmo.

Reunião do Conselho Deliberativo da AESA aprovou um reajuste salarial de 15% para os professores, 20% para os servidores e de 20% para as mensalidades. A alegria dos funcionários e professores e a tristeza dos alunos vai começar a vigorar a partir do ano que vem, 2011. Os professores alegam que estão há mais de 2 anos sem aumento. Os servidores já perderam a conta do último aumento, sem contar os reajustes do salário mínimo.

A AESA alega defasagem nos valores da mensalidades para dar o aumento de 20% nos carnês dos alunos. Hoje um aluno em um curso de licenciatura paga pouco mais de R$ 165 de mensalidade. No curso de enfermagem, por sua vez, o valor chega a pouco mais de R$ 415. Resta saber se a matemática vai bater sem causar novo arrocho financeiro na autarquia. A AESA vive de recursos próprios, ou seja, da mensalidade dos alunos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arcoverde de rende ao ritmo do jazz


Estamos de volta para dizer que o próximo final de semana em Arcoverde promete muita música e ritmos. É que vai estar acontecendo o 2º Arco Jazz Festival. Realizado pela Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo, e pelo Movimento Arcoverde Musical- MAM, o festival acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro no Coreto da Praça da Bandeira.

Nas duas noites da festa atrações das cidades de Garanhuns, Arcoverde e Recife. Os shows começarão sempre às 21h no antigo Coreto da Praça da Bandeira, no coração da cidade.

Programação:

Data 26.11.2010 - Sexta
Hora 21:00h Banda Jazz de Garanhuns
Hora 22:30h The Bluz de Caruaru

Data 27.11.2010 - Sábado

Hora 21:00h Caleidoscópio Sônico de Arcoverde
Hora 22:00h Optown Blues Band + Val Tomato (gaita)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arcoverde vai ganhar unidade do Laboratório Boris Berenstein.

Uma das grandes empresas de imagens de Pernambuco, o Boris Berenstein Imagens e Laboratório se prepara para se instalar em Arcoverde a partir do próximo ano. Em parceria com a Neuroimagem, o Boris Berenstein vai abrir sua unidade na casa ao lado, pertencente anteriormente a ex-prefeita Rosa e ao ex-prefeito Ruy de Barros, na Av. Capitão Arlindo Pacheco, em frente a Prefeitura Municipal.

O Boris Berenstein Imagem e Laboratório nasceu em 1988. A primeira unidade inaugurada, no Derby, hoje ampliada e referência em serviços prestados em mais de duas décadas, na época uma clínica radiológica, se transformou em Centro de Diagnóstico em 1995. Atualmente são cinco unidades, distribuídas estrategicamente pela Região Metropolitana do Recife com a preocupação de chegar cada vez mais perto do cliente.

Com essa preocupação, o Boris agora vai chegar ao interior, mas precisamente a Arcoverde, e a meta é trazer para cá os mais modernos equipamentos de imagens, evitando o deslocamento de pacientes para a Capital. Segundo informações repassadas pelo próprio Boris Berenstein, o objetivo é colocar à disposição da clientela de Arcoverde e região o maior número de serviços e exames através do Sistema Único de Saúde - SUS.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Programa Qualivida debate diabetes em Arcoverde.

Com o salão térreo do clube Democrático completamente lotado, a Unimed Pernambuco Central realizou ontem noite, dia 17, o Dia do Diabetes e as comemorações de 01 ano do Programa Qualivida. O encontro que reuniu mais de 100 usuários e grupos de idosos do SESC Arcoverde, Fundação Terra e Centro do Idoso durou mais de 2h, mas agradou e informou a todos os presentes.

Nas palestras sobre diabetes se revezaram os médicos: Dr. Luciano Henrique, Dr. Gilberto Sossa, Dra. Luciana Novaes ( oftalmologista ) e a nutricionista Ana Cristina. O primeiro palestrante, Dr. Luciano, destacou a questões das lesões, provocadas principalmente por problemas circulatórios devido a diabetes. Já Dr. Gilberto Sossa lembrou que mais de 7 milhões de brasileiros são oficialmente notificados como diabéticos, mas esse número pode ser 5 vezes maior. Ele explicou os tipos de diabetes existentes e suas complicações, bem como evitá-las.

Na segunda parte, foi a vez da Dra. Luciana Novaes detalhar alguns aspectos da diabetes e suas complicações para a visão. Destacou que a evolução, por exemplo, da catarata é maior em pessoas diabéticas, mas que aos primeiros sintomas na visão a ordem é procurar imediatamente um médico, evitar que a doença se aprofunde. Para Dra. Luciana, o diabético tem que cuidar de sua vida permanentemente. Ele é seu grande guardião. Por fim, a nutricionista Ana Cristina falou sobre a importância da alimentação e de uma vida saudável para se evitar e para se conviver com a diabetes.

Para marcar o primeiro aniversário do Programa Qualivida, a direção da Unimed Pernambuco Central, formada pelos Drs. Adilson Valgueiro, José Ivan e Gildo Nery promoveram um sorteio de brindes com os participantes e um lanche natural à base de muita frutas, verduras e sucos. Também estavam presentes ao encontro os Drs. Lula Coelho, Dr. Paulo Valença. Dr. Augusto Amorim e Dra. Tereza Gondim, além de colaboradores da Unimed Pernambuco Central.

Alguns momentos do evento:































Júlio acompanha prefeito Zeca em Brasília.

Recém eleito deputado estadual pelo PTB, o ex-secretário de Governo e Articulação, Júlio Cavalcanti, está estreando no corredores da Capital Federal. Ao lado do irmão e prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, ele leva propostas para emendas no Orçamento Geraldo da União que deverão beneficiar o município e região.

No próximo dia 17 de dezembro, Júlio Cavalcanti será diplomado como o mais novo deputado estadual de Arcoverde e região. Ele teve 41.810 votos e foi votado em mais de 140 municípios do estado.

Unimed promove hoje dia do diabetes.

A Unimed Pernambuco Central, com sede em Arcoverde, comemora hoje, dia 17, o Dia do Diabetes e também um ano da regulamentação do Programa Qualivida. Tendo á frente o Dr. Adilson Valgueiro (presidente ), Dr. José Ivan Vidal (secretário) e Dr. Gildo Nery (tesoureiro), a Unimed promete brindar as conquistas com cooperados e usuários.

O evento será no Democrático, a partir das 19h, com a presença dos usuários Unimed que fazem parte do Qualivida e de grupos de idosos convidados, como os do Colégio Cardeal, do SESC e do Centro do Idoso. Durante o evento acontecem as palestras sobre diabetes com o Dr. Luciano Henrique e sobre a diabete e a visão com a Dra. Luciana Novaes. A festa ainda promete sorteio de brindes, lanches e diversão para os participantes.

Criado a 1 ano e 3 meses o Programa Qualivida foi reconhecido oficialmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) há exatos 12 meses. Iniciado com pouco mais de 13 pessoas, em sua maioria usuários acometidos de males como a diabetes, hipertensão e obesidade, o Qualivida conta hoje com 47 pessoas cadastradas e que são acompanhadas pelo Programa. Um sucesso que vem melhorando a qualidade de vida dos usuários da Unimed Pernambuco Central.

Rock Lane lança hoje livro sobre o Cine Bandeirante.

Nesta quarta-feira (17), o município de Arcoverde, no Sertão, fará um resgate de uma parte importante de sua história, com o lançamento do livro "História do Cinema Bandeirante", de autoria de José Leite Duarte, conhecido por Rocky Lane.

O lançamento e noite de autógrafos será na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa), a partir das 19h. A segunda noite de autógrafos será no Coreto da Praça da Bandeira, no dia 9 de dezembro, integrando a Semana Cultural Olho D'água dos Bredos, promovida pelo SESC Arcoverde.

A obra, como o título já indica, apresenta toda a trajetória do Gigante da Praça da Bandeira, desde a compra do terreno até o final melancólico daquela sala de exibição. Na sua narrativa de forte conteúdo emotivo, Rocky Lane evidencia os momentos inesquecíveis vividos pela sociedade de Arcoverde no entorno e nas poltronas do Cine Bandeirante, onde a história se confunde com a vida do próprio autor.

O livro foi resultado dos esforços do Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) e da ONG Casa Jonas Moraes, além da colaboração de pessoas que fazem parte do Movimento Cultural de Arcoverde.

Arcoverde tem final de Concurso de beleza estudantil.

Arcoverde promove hoje, o 18º Concurso Gato e Gata Estudante, com a participação de 12 casais representando escolas e colégios da cidade. O concurso é produzido pela Senso Produções e Pesquisas.

O evento, que será realizado no Buffet Arte de Fazer, pretende reunir cerca de 400 convidados que irão conferir desfiles de meninos e meninas com idade entre 13 e 20 anos.

O casal vencedor terá sua foto estampadas em todos os jornais da cidade, além de ganhar um Kit VIP no valor de R$ 200 do Reveillom, Kit VIP para o Festival de Verão também no valor de R$ 200 e um ensaio fotográfico com 40 fotografias profissionais.

Prefeito de Arcoverde chega à Brasília em busca de mais recursos.

Desde a tarde de ontem, 3ª feira, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, encontra-se na Capital Federal. Com projetos e ações embaixo do braço foi em busca de novos recursos para obras no município.

Em pauta, a liberação de recursos que ainda estão emperrados e a colocação de novas emendas ao Orçamento Geral da União para o ano de 2011. Como cada deputado federal pode apresentar emendas no valor de até R$ 13 milhões, a lista de pedido do prefeito promete ser grande.

Entre suas metas estão o calçamento de 100% do São Geraldo, Boa Vista, Cohab I, a construção do receptivo na Estação Ferroviária e o novo Cine-Teatro Rio Branco, que já tem R$ 750 mil garantidos para as reformas.

Duplicação da BR 232 até Arcoverde fora do OGU.

A bancada federal de Pernambuco fechou a proposta do Estado ao Orçamento da União para 2011. Os valores, inicialmente, estão estimados em R$ 475 milhões, que podem aumentar ou reduzir até o próximo dia 23, quando se encerra o prazo para encaminhamento ao relator-geral do Oorçamento.

Aos coordenadores da bancada, os deputados Pedro Eugênio (PT) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC), o governador Eduardo Campos orientou as quatro prioridades de emendas de bancada.

São, pela ordem: Suape, com R$ 190 milhões; Porto do Recife em torno de R$ 100 milhões; o Parque Jiquiá com, aproximadamente, R$ 100 milhões; e a duplicação da BR-423, no trecho que liga São Caetano a Garanhuns, no valor de R$ 360 milhões.

Segundo o blog de Magno Martins, "A proposta de duplicação da BR-232 no trecho de São Caetano até Arcoverde não está inclusa no Orçamento Federal de 2011. “O projeto não é promessa do governador, mas da oposição que ele derrotou”, justifica Ana Arraes".

Para quem não sabe, a deputada Ana Arraes, mãe do governador, teve mais de 3.500 votos em Arcoverde, sendo a 2ª mais votada, mas ao que parece, além de esquecer da Terra do Cardeal, esqueceu também das cidades de Tacaimbó, Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó, Pesqueira e mais de 500 mil pernambucanos que seriam beneficiados com a duplicação São Caetano/Arcoverde.

Um "grande exemplo" de agradecimento pelos votos conquistados. Resumindo: é mais importante acoçar a oposição, lembrando do óbvio, a derrota, do que pensar no desenvolvimento de toda esta região.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Começa a aparecer nomes para a sucessão em Arcoverde.

Deu na coluna do Inaldo Sampaio desta semana que o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), de Arcoverde, considera seu secretário de finanças, Giovani Freitas, um “bom nome” para se candidatar a sua sucessão, mas diz que só vai tratar deste assunto a partir de março do próximo ano, reunindo o grupo para definir o candidato.

Em entrevista à Rádio Itapuama, logo após a eleição de Júlio Cavalcanti como deputado estadual, Zeca garantiu que só trata de sucessão municipal em 2012, no ano da eleição e não a partir do ano que vem.

À coluna de Inaldo, Zeca Cavalcanti afirma também que além de Giovani Freitas outras pessoas do seu grupo terão os seus nomes analisados: mais quatro secretários municipais e o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pacheco (PTB), que sonha dia e noite com esta candidatura.

Na lista ainda estão o secretário de saúde, Dr. Adilson Valgueiro; o Secretário de Desenvolvimento, Wellington Araújo e a vice-prefeita Madalena Brito. Este 4° secretário ainda é mistério. Chegaram a lançar o nome do recém criado secretário de Infrestrutura e Projetos Especiais, Eduardo Figueiredo, mas tem contra ele o fato de ser desconhecido e de fora de Arcoverde.

No meio de tudo isso, cogita-se um novo nome, que pode vir de fora do Governo Zeca para ser seu sucessor ou sucessora. Esse mistério, pelo jeito, somente poderá ser desvendado pelo prefeito em 2012, como ele anunciou. Até lá, quem quiser que apareça mais.

Hemope vai homenagear doadores de sangue em Arcoverde.

Se doar sangue é um ato de grandeza e humanidade, nada mais justo do que homenagear quem doa seu sangue para salvar vidas todos os anos. É o que a Fundação Hemope, com sede em Arcoverde, pretende fazer no próximo dia 23 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue.


Neste dia, a partir das 19h, o Hemope vai comemorar o Dia do Doador homenageando doadores fidelizados e colaboradores que ao longo dos anos vem ajudando a salvar vidas em Arcoverde. A solenidade será no Democrático sob a coordenação do Dr. José Ivan, responsável pelo Hemope na cidade.


Júlio agradece votos em outdoor.

A exemplo de Eduardo Campos, João Paulo, Bruno Araújo, Wôlney Queiroz, Guilherme Uchoa e Ricardo Costa, o deputado estadual eleito, Júlio Cavalcanti (PTB), irmão do prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcani, também espalhou outdoors pela rodovia BR-232 agradecendo os 41.810 votos recebidos nas últimas eleições.

Com a eleição de Júlio Cavalcanti, Arcoverde voltará a ter um representante na Assembleia Legislativa do Estado. Os últimos foram Rosa Barros (PR) e Israel Guerra.

O petebista foi majoritário não apenas na sua cidade, mas também em Ibimirim e Buíque, apesar de não ter tido o apoio do prefeito Jonas Camelo (PSDB) nem do ex Arquimedes Valença (PTB). Júlio também foi majoritário em Alagoinha e Pedra. Em todas essas cidades tem pelo menos um autdoor do novo deputado agradecendo aos eleitores pela votação.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rio Ipojuca será revitalizado.

Considerado um dos cinco rios mais poluídos do Brasil, o Ipojuca que nasce em Arcoverde, agora tem um instrumento que pode ajudar a mudar essa situação. É o Plano Hidroambiental, estudo que levou um ano e meio e faz um diagnóstico da situação da bacia, apontando alternativas para revitalização e desenvolvimento sustentável.

O documento, aprovado na semana passada, em reunião do comitê da bacia com entidades governamentais e não governamentais, prevê investimentos de R$ 171,8 milhões nos próximos 15 anos. Os recursos seriam investidos nas áreas socioambiental, infraestrutura hídrica e na gestão dos recursos hídrico.

O Rio Ipojuca nasce na Serra do Pau D’Arco, em Arcoverde, e tem 323 quilômetros de extensão até a foz, na cidade de Ipojuca.

domingo, 14 de novembro de 2010

Arcoverde classifica-se na Copa TV Asa Branca de Futsal.

Duss partidas garantiram a permanência de Arcoverde na Copa TV Asa Branca de Futsal. Com a quadra do SESC local totalmente lotada, as equipes de futsal Aldeia Velha e Arcoverde classificaram para a próxima fase da competição ao derrotarem Sertania e Ibimirim, respectivamente.

Na primeira partida, a seleção de Aldeia Velha não teve trabalho para despachar a seleção de Sertania, aplicando uma goleada de 7 a 1. A equipe de Aldeia Velha classificou-se com um saldo possitivo de 13 gols, pois fez 14 gols e só levou um nesta fase da competição.

Já a seleção de Arcoverde, comandada pelo Grupo LW, não teve muita moleza contra a seleção de Ibimirim. Numa partida muita disputada, o time de Arcoverde derrotou a seleção adversária por 3 a 1. Os dois times agora aguardam a tabela da próxima fase para saber quem serão seus adversários.

A história do Cine Bandeirante contada em livro.

No próximo dia 17 de novembro, Arcoverde vai fazer o resgate de uma parte importante de sua história. Acontece neste dia o lançamento do livro "História do Cinema Bandeirante", de autoria de José Leite Duarte, o conhecido Rocky Lane. O lançamento e noite de autografos acontece na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, a partir das 19h. Uma outra noite de autografos já está confirmada.

A segunda noite de autógrafos será no Coreto da Praça da Bandeira, no dia 09/12 (quinta-feira), às 19:00h, evento esse que integrará a Semana Cultural Olho Dágua dos Bredos, promovida pelo SESC Arcoverde.

A obra, como o título já indica, apresenta toda a tragetória do Gigante da Praça da Bandeira, desde a compra do terreno até o final melancólico daquela sala de exibição. Na sua narrativa de forte conteúdo emotivo, Rocky Lane evidencia os momentos inesquecíveis vividos pela sociedade arcoverdense no entorno e nas poltronas do Cine Bandeirante, cuja história se confunde com a vida do próprio autor.


O livro foi fruto dos esforços do Coletivo Culrural de Arcoverde - COCAR e da ONG Casa Jonas Moraes, além da colaboração de pessoas que fazem parte do Movimento Cultural de Arcoverde.

sábado, 13 de novembro de 2010

COCAR comemora um ano com programação cultural

Na próxima semana o COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde comemora um ano de fundação com uma vasta programação. As festividades vão homenagear o Mestre Ivo Lopes, grande incentivador do Samba de Coco, que tão bem nos representou com a sua Caravana nossa música e noss arte

Vejam a programação:

VISITAS 16/11 a 19/11

Museu do Samba de Coco Irmãs Lopes (COHAB I)
Exposição e Documentário Musical Pedra da Memória - Ponto de Cultura Orquestra Sertão (CECORA – manhã e tarde)

PALESTRA 16/11
O empenho do MP para implementação da Lei n. 10.639/03 (Ensino da Cultura Afro-Brasileira nas escolas)
Dra. Maria Bernadete Azevedo e outros membros do Ministério Público PE
Auditório da AESA – 19:00H

ENCONTRO - 18/11
Relato de Experiências do Ensino da Cultura e História Afro-Brasileira nas Escolas Estaduais
Gerência Regional de Educação – GRE
09:00 às 12:00h e de 14:00 às 17:00h

Dia da Consciência Negra - 20/11
Manhã
1.ª Marcha Zumbi dos Palmares
Concentração na Praça Presidente Kennedy – 07:00h com Chegada Largo do CECORA
Tarde e Noite - Praça da Bandeira
Momento das Escolas - 16:30h
Apresentações Artísticas com Alunos das Escolas Estaduais
Aniversário do COCAR - 19:30h

Homenagem a Ivo Lopes
Apresentação do Samba de Coco das Irmãs Lopes

Aniversário da Associação Urucungo - 20:30h

Apresentação da Orquestra Sertão

Participações

Maracatu Sinhá e Samba de Coco da Fundação Terra
Leandro Vaz e a Esfinge
Coco Trupé - Cícero Gomes
Outros Artistas e a população

Começa hoje 1ª Copa Femina de Futsal de Arcoverde.

A cidade de Arcoverde vai se render ao encanto e a beleza feminina nas quadras esportivas a partir de hoje. É que vai estar acontecendo a 1ª Copa Arcoverde de Futebol Feminino nas dependências do ginásio de esportes Áureo Bradley, no SESC local.

A abertura da competição acontece logo mais, às 16h. Os jogos acontecem a partir das 18h no dia da abertura e a partir das 08h nos dias 14 e 15 de novembro, sempre na quadra do SESC. Vão participar seleções de várias cidades pernambucanas. Ao todo, 12 equipes vão estar disputando o primeiro título de campeão da Copa Arcoverde de Futsal Feminino.

O evento é uma realização da Liga desportiva de Arcoverde, N8 Produções e Assessoria Desportiva e conta com o apoio do SESC Arcoverde, Colégio Cardeal Arcoverde, Escola de Referência Senador Vitorino Freire e Prefeitura de Arcoverde.

Polícia apreende adolescente com pasta de cocaína escondida em partes íntimas.

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida pela polícia com 65 gramas de pasta base de cocaína escondidos em suas partes íntimas no município de Arcoverde, Sertão do Estado. Os agentes informaram que ela entregaria o material a um detendo de um presídio da cidade.

Os policiais chegaram até a menina depois de receber informações de que ela entraria no presídio após receber a droga de Jane Barbosa de Oliveira, de 40 anos, esposa de José Carlos de Almeida Silva, um detento que cumpre pena na unidade por tráfico de drogas.

Jane foi presa e autuada em flagrante pelo tráfico de drogas e levada para a Colônia Penal Feminina de Buíque. A adolescente foi apresentada ao promotor da cidade.

Fonte. Pe360graus.

Homem é preso em Arcoverde com pedras de crack

Homem é preso em Arcoverde com pedras de crackFlávio da Silva Queiroz foi preso na última quinta-feira com cerca de 300 pedras de crack no município de Arcoverde, no Sertão. O material estava em sua casa, que, segunda a polícia, era um ponto de venda de drogas.

Lá também foram encontrados mais de R$ 2 mil, 100 projéteis para fuzil, 28 munições calibre 38, uma balança de precisão e vários aparelhos eletrodomésticos. A polícia acredita que esse material é resultado de furto de viciados que o utilizava para trocar pela droga. Flávio foi levado para o Presídio Advogado Brito Alves

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Unimed comemora 1 ano do Programa Qualivida.

A Unimed Pernambuco Central, com sede em Arcoverde, prepara-se para comemorar no próximo dia 17 de novembro o Dia do Diabetes e também um ano da regulamentação do Programa Qualivida. Tendo á frente o Dr. Adilson Valgueiro (presidente ), Dr. José Ivan Vidal (secretário) e Dr. Gildo Nery (tesoureiro), a Unimed promete brindar as conquistas com cooperados e usuários.

O evento será no Democrático, a partir das 19h, com a presença dos usuários Unimed que fazem parte do Qualivida e de grupos de idosos convidados, como os do Colégio Cardeal, do SESC e do Centro do Idoso. Durante o evento acontecem as palestras sobre diabetes com o Dr. Luciano Henrique e sobre a diabete e a visão com a Dra. Luciana Novaes. O evento ainda promete sorteio de brindes, lanches e diversão para os participantes.

Criado a 1 ano e 3 meses o Programa Qualivida foi reconhecido oficialmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) há exatos 12 meses. Iniciado com pouco mais de 13 pessoas, em sua maioria usuários acometidos de males como a diabetes, hipertensão e obesidade, o Qualivida conta hoje com 47 pessoas cadastradas e que são acompanhadas pelo Programa. Um sucesso que vem melhorando a qualidade de vida dos usuários da Unimed Pernambuco Central.

Fundação Pestalozzi inaugura sede em Arcoverde.

No próximo dia 03 de dezembro, Arcoverde vai ganhar uma unidade da Fundação Pestalozzi. Ela vai funcionar no antigo prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Dr. de Ruy de Barros Correia, 169.

Entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, de âmbito nacional, a Pestalossi tem por finalidade promover o estudo, assistência, educação e integração social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais (P.P.N.E.), preparo e aperfeiçoamento do pessoal especializado nessa área, bem como promover o intercâmbio entre associações e fundações congêneres, estimulando a fundação e o desenvolvimento de outras associações com os mesmos objetivos.

Em Arcoverde ela conta com o apoio da Prefeitura Municipal e tem à frente o vereador Dr. Iran. A ianuguração vai acontecer com a presença do Prefeito do Município, Zeca Cavalcanti e do deputado estadual eleito Júlio Cavalcanti (PTB).

Arcoverde vai implantar nota fiscal eletrônica.

Dentro em breve, as empresas com sede jurídicas em Arcoverde terão que emitir as já conhecidas Notas Fiscais eletrônicas. A medida que deve ser regulamentada em breve, substitui os velhos talões de nota e visa garantir uma melhor fiscalização por parte da Diretoria de Rendas e Tributos no tocante ao pagamento dos impostos.
A medida já vem sendo exigida pelo Governo do estado. Com a aplicação da Nota Fiscal Eletrônica, as empresas que forem alvo da medida deverão ter descontos no pagamento do IPTU. O tema está em análise no governo municipal. É esperar para ver.

Catadores debatem o futuro em Arcoverde.

Começou hoje á tarde segue até o sábado, dia 13, o III Congresso Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pernambuco. O objetivo é articular os catadores organizados e não organizados na ruas e lixões para estimular o processo de mobilização, organização, capacitação e estruturação do Movimento Nacional dos Catadores no Estado.

O Congresso acontece no Espaço Cultural João Suassuna, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, e pretende também construir uma agenda pública com os seguintes tópicos: a) estimular o fortalecimento da organizações de catadores no estado para realizar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos municípios; b) Lutar a favor da remuneração da atividade de coleta e tratamento de materiais recicláveis no Estado de Pernambuco.

A abertura oficial do Congresso de Catadores foi hoje à tarde, seguida de uma palestra sobre a situação atual e perspectivas paramobilização dos catadores em Pernambuco.

Teatro vai invadir as ruas de Arcoverde

O feriadão da Proclamação da República vai ser repleto de atrações em Arcoverde. Para os esportistas tem a Copa de Futsal Feminino no SESC. Já para os amantes da arte, a opção fica por conta do espetáculo "Revolta no País dos Retalhos", do Grupo Teatro de Retalhos do SESC Arcoverde, que será apresentado nas ruas da cidade.

As primeiras apresentações acontecem nos dias 13, 14 e 15, sempre as 16h. Na sexta-feira, amanhã, o espetáculo será apresentando na Praça Winston Siqueira ( Virgínia Guerra ). No sábado o grupo leva a peça para a Praça da Cohab I, em frente a Escola Lyons. Encerrando aturnê local, o espetáculo chega a praça do São Miguel, ao lado do Clube dos Subtenentes.

Arcoverde realiza Congresso de Catadores.

De hoje até sábado, 13, a cidade de Arcoverde, 256Km do Recife, será palco do III Congresso Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pernambuco. O evento tem por objetivo articular os catadores organizados e não organizados na ruas e lixões para estimular o processo de mobilização, organização, capacitação e estruturação do Movimento Nacional dos Catadores no Estado e conta com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

O Congresso acontecerá nas dependências da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, e pretende também construir uma agenda pública com os seguintes tópicos: a) estimular o fortalecimento da organizações de catadores no estado para realizar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos municípios; b) Lutar a favor da remuneração da atividade de coleta e tratamento de materiais recicláveis no Estado de Pernambuco.

A abertura oficial do Congresso de Catadores será logo mais, às 14h, seguida de uma palestra sobre a situação atual e perspectivas para mobilização dos catadores em Pernambuco. São esperados mais de 150 representantes das cidades de todo o Estado.

Vem aí o II Arcoverde Jazz Fest.

Enquanto outros eventos se desestruturam por falta de organização e planejamento em Arcvoerde, a exemplo do Festival Lula Calixto que este ano não vai sair do papel, os amantes do jazz já estão com quase tudo preparado para mais uma edição do Arcoverde Jazz Fest, ano 2.

O evento que acontecerá no final deste mês de novembro na Praça da Bandeira, coração da cidade, reunirá bandas e grupos de jazz de Arcoverde, Recife, Garanhuns, entre outras cidades. O 2º Festival de Jazz acontece durante dois dias e as apresentações são sempre no antigo coreto da Praça da Bandeira. A Programação sai nos próximos dias.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Baile municipal deve acontecer no final de janeiro.


Uma das já tradicionais e mais importantes festas do calendário de eventos de Arcoverde está com data praticamente definida. O 5º Baile Municipal promovido pela Secretaria de Ação Social e Cidadania e a Secretaria de Turismo e Eventos deverá acontecer no dia 29 de janeiro de 2011, antecipando as comemorações do Carnaval Folia dos Bois. A data ainda será confirmada pelo prefeito do município, Zeca, e a 1ª dama, Nerianny Cavalcanti.

Nos últimos anos, o Baile tem sempre homenageado uma personalidade. As duas últimas foram um de seus criadores, o saudoso Roberto Moraes; e no ano passado o eterno folião Dão Novaes. A expectativa é saber quem será o homenageado do proximo ano.


Desde 2008 toda a arrecadação do Baile Municipal vem sendo revertida para as famílias e crianças carentes de Arcoverde. Em 2008 a Secretaria de Ação Social e Cidadania distribuiu 500 colchões com as famílias carentes. Este ano, a renda do Baile Municipal será revertida para o Natal das crianças carentes com a compra e distribuição de brinquedos, além de uma grande festa natalina para a gurizada na Praça Winston Siqueira, no dia 23 de dezembro.

Dia 16 começa a Campanha Arcoverde dá Sorte.

A partir da próxima terça-feira, dia 16, os consumidores que comprarem no comércio de Arcoverde podem terminar o ano de carro novo. É que de 16 de novembro a 30 de dezembro estará acontecendo mais uma edição da campanha Arcoverde dá Sorte que irá sortear 26 prêmios, entre eles um Celta zerinho. O objetivo da Associação Comercial e da CDL é estimular as vendas de final de ano atraindo mais consumidores para o comércio local.

Quem comprar durante este período nas lojas credenciadas pela campanha, vai concorrer a um Celta 02 portas zero Km, 05 TVs de 22" LCD, 05 refrigeradores, 05 tanquinhos, 05 fogões 4 bocas e 5 parabólicas. O consumidor tem direito a um cupom a cada R$ 30 em compras nas lojas participantes. A expectativa é de que mais de 100 lojas participem da promoção.

Mulheres invadem quadras em Arcoverde.

Neste próximo final de semana a cidade de Arcoverde vai se render ao encanto e a beleza feminina nas quadras esportivas. É que vai estar acontecendo a 1ª Copa Arcoverde de Futebol Feminino nas dependências do ginásio de esportes Áureo Bradley, no SESC local.

A abertura da competição será neste sábado, dia 13, as 16h. Os jogos acontecem a partir das 18h no dia da abertura e a partir das 08h nos dias 14 e 15 de novembro, sempre na quadra do SESC. Vão participar seleções de várias cidades pernambucanas. Ao todo, 12 equipes vão estar disputando o primeiro título de campeão da Copa Arcoverde de Futsal Feminino.

Um bom programa para curtir no feriadão que aproxima em comemoração a Proclamação da República, dia 15 de novembro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Prefeitura de Arcoverde vai lançar campanha da Dívida Ativa

Nos próximos dias a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Arcoverde vai lançar uma campanha de cobrança da Dívida Ativa do Município. O objetivo é receber impostos e taxas atrasadas, como IPTU, ISS, Alvará e outros dos contribuintes inadimplentes.

Informações preliminares dão conta que um decreto municipal deverá ser editado concendo descontos especiais que vão de 40% a 60% sobre os débitos dos contribuintes nos últimos cinco anos. Os detalhes e 0 esboço da campanha da Dívida Ativa de Arcoverde devem sair ainda esta semana. Uma ótima oportunidade para quem quer começar o ano de 2011 livre de dívidas e débitos com o município.

ACA define festa do comércio e Arcoverde dá Sorte


Durante cerca de uma hora diretores da Associação Comercial de Arcoverde, liderados pela sua presidente, Jussara Pereira, estiveram reunidos nesta terça-feira, 09, com o prefeito do município, Zeca Cavalcanti(PTB). Em pauta a realização da tradicional Festa do Comércio.

Durante o encontro, a Associação solicitou o apoio estrutural da Prefeitura para a realização do evento que acontece entre os dias 18 e 31 de dezembro, no pátio externo do CECORA. Mais uma vez a ACA e CDL vão promover um evento basicamente cultural e com atrações da terra, além de corais de Arcoverde e região. Por outro lado, a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania, já iniciou a montagem da nova iluminação da Praça Winston Siqueira que deverá ser inaugurada no início de dezembro.


Paralelo a Festa do Comércio, também vai ocorrer mais uma edição do Arcoverde dá Sorte. Os prêmios deste ano serão um Celta 02 portas zero Km, 05 TVs de 22" LCD, 05 refrigeradores, 05 tanquinhos, 05 fogões 4 bocas e 5 parabólicas. A promoção vai de 16/11 a 30/12 e o consumidor tem direito a um cupom a cada R$ 30 em compras nas lojas participantes da promoção. Vale salientar que algumas lojas fazem suas promoções individuais, como se o comércio de Arcoverde fosse só elas. Esquecem do coletivo e, em pleno Natal, praticam o individualismo. Mas o Natal tá chegando e vamos festejar.

Arcoverde recebe congresso estadual de catadores.

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a cidade de Arcoverde, 256Km do Recife, será palco do III Congresso Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pernambuco. O evento tem por objetivo articular os catadores organizados e não organizados na ruas e lixões para estimular o processo de mobilização, organização, capacitação e estruturação do Movimento Nacional dos Catadores no Estado.


O Congresso acontecerá nas dependências da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, e pretende também construir uma agenda pública com os seguintes tópicos: a) estimular o fortalecimento da organizações de catadores no estado para realizar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos municípios; b) Lutar a favor da remuneração da atividade de coleta e tratamento de materiais recicláveis no Estado de Pernambuco.


A abertura oficial do Congresso de Catadores será no dia 11, as 14h, seguida de uma palestra sobre a situação atual e perspectivas paramobilização dos catadores em Pernambuco. São esperados mais de 150 representantes das cidades de todo o Estado.

Associação Comercial reúne-se com prefeito hoje pela manhã.

A Diretoria da Associação Comercial, comandada pela empresária Jussara Pereira, reúne ainda hoje de manahã com o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, em seu gabinete. Em pauta vários temas de interesse da classe empresarial, como a fortalecimento do comércio e as festividades de final de ano.

Um dos assuntos a serem abordado é o da realização da tradicional Festa do Comércio, que todos os anos vem ocorrendo no pátio externo do CECORA. A Associação quer o apoio financeiro e logístico da prefeitura para a realização do evento.

Nos últimos anos a falta de recursos tem invialibilizado o evento, levando alguns segmentos a proporem a redução de dias de realização. Uma das propostas visa concentrar as festividades no período natalino, entre os dias 22 e 26 de dezembro, já que no final do ano a festa concorre diretamente com o Reveillon que traz grandes atrações em cima dos famigerados trios elétricos. Por outro lado, a Prefeitura entra em seu período crítico financeiramente devido ao pagamento do 13º salário, inviabilizando qualquer investimento mais substancial no evento.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Arcoverdense lança livro na Capital.

A escritora Verônica Brayner faz o lançamento do seu livro Acácia-rubra, neste dia 20de novembro, no Recife. A autora é arcoverdense radicada na capital do Estado. O lançamento será as 17h no Jet Club do Recife.

A expectativa é de que em breve ela marque o lançamento de seu livro aqui, em Arcvoerde. Verônica foi uma das autoras do livro que trata da vida de Roberto Moraes, lançado há cerca de dois anos em Arcoverde e no Recife.

sábado, 6 de novembro de 2010

Natal sem fome vai distribuir R$ 17 mil em brinquedos.

A Secretaria de Ação Social decidiu inovar este ano e vai aplicar a arrecadação do Baile Municipal realizado no primeiro semestres nas comemorações do Natal das crianças em Arcoverde.

Foram arrecadados R$ 17 mil e, segundo a Secretária Nerianny Cavalcanti, os recursos irão complementar a campanha Natal sem Fome e dos Sonhos que começa já a partir desta segunda-feira, dia 08. O objetivo é comprar brinquedos e presentar milhares de crianças em uma grande festa natalina na Praça Winston Siqueira, no próximo dia 23 de dezembro.

Além dos presentes, a gurizada ainda deverá ser premiada com palhaços, brincadeiras e parque de diversões. No ano passado os recursos arrecadados com o Baile Municipal foram aplicados na distribuição de 500 colchões as famílias carentes de Arcoverde. A expectativa da Secretaria de Ação Social é que este ano a campanha Natal sem Fome alcance a marca de duas toneladas, o dobro do que foi distribuído no ano passado.

Provas do Enem começam aos meio-dia em Arcoverde.

Faltam poucas horas para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, em Arcoverde. Devido ao horário de verão as provas aqui começam uma hora mais cedo do que no resto do Brasil. Em Arcoverde, cerca de 2.300 alunos de várias cidades da região vão fazer as provas.

Os exames acontecem nos prédio da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, a onde 1.646 estudantes fazem suas provas, e no Centro de Ensino de Jovens e Adultos - CEJA, a onde cerca de 600 alunos se submeterão as provas em 16 salas daquela unidade de ensino. Os portões da AESA e do CEJa serão abertos a partir das 11:00h e fecham as 11:55h.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Saúde lança força tarefa contra a dengue.

A chegada do verão e a proximidade das chuvas do período, levou a Secretaria de Saúde de Arcoverde, através da Vigilância Epidemiológica, a intensificar seu trabalho de combate ao mosquito da dengue. Desde o início desta semana, uma força tarefa de agentes de endemias está atuando no período da tarde em toda a cidade.

Segundo o Diretor de Epidemiologia, Izac Alysson, diariamente 28 agentes estão visitando as casas e imóveis em busca de focos do Aedes Aegipty, bem como orientando moradores e proprietários de como evitar a proliferação das larvas do mosquito. Para reforçar este trabalho, uma força tarefa de 12 agentes vem realizando o mesmo trabalho no período da tarde, intensifcando a identificação dos focos e orientando a população.

Em 2010 Arcoverde teve 572 casos de Dengue notificados, sendo pouco mais de 100 confirmados. Hoje, segundo a Secretaria de Saúde, o índice de infestação da doença é de 3,4%, ou seja, em cada 100 casas existem 3,4 com focos do mosquito. O trabalho desta força tarefa é justamente reduzir este número antes da chegada das chuvas de verão, quando é normal aumentar o número de casos da doença. Este trabalho mais intenso vai se esteder de novembro até março de 2011.

12 pessoas são presas acusadas de homicídios e assaltos no Sertão

Uma operação da Polícia Civil prendeu na noite dessa quinta-feira (4), 12 pessoas acusadas de praticar assaltos na cidade de Arcoverde e homicídios em Buíque, as duas cidades ficam no Sertão de Pernambuco.

Nove dos presos são acusados de estarem envolvidos em um mesmo crime que aconteceu em junho deste ano em Buíque, no Agreste, quando uma criança de 10 anos foi estuprada e esfaqueada por dois homens.

Segundo a polícia, a mãe e outros quatro familiares da vítima teriam identificado os assassinos da criança e teriam contratado quatro pistoleiros para matar os acusados do homicídio da menina.

Concluindo a Operação, foram presos três homens acusados de praticar assaltos em Arcoverde. A polícia ainda não divulgou o nome dos presos, todos foram levados para a Delegacia de Arcoverde. O delegado Rômulo César está à frente do caso.

Fonte: JC Online

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Feras preparam-se para provas do ENEM em Arcoverde

Cerca de 2.000 alunos de toda a região participam neste final de semana das provas do ENEM aqui, em Arcoverde. Os exames acontecem no prédio da AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde e do Supletivo, na Rua Gumercindo Cavalcanti, no São Cristóvão. Ao todo, mais de 100 pessoas estarão trabalhando na fiscalização dos feras que sonham com a Universidade a partir da nota do ENEM.

O exame, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (6), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

É bom lembrar a quem mora em Arcoverde e região que as provas começam as 13:00h horário de Brasília, portanto, 12:00h aqui. Os portões da AESA serão abertos a partir das 11:00h e as 11:55h serão fechados.