quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aesa abre inscrições para o vestibular 2011-2.

Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2011 - 2º semestre da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA. Estão sendo oferecidas 450 vagas nos cursos de Letras, Matemática, Geografia, História, Biologia, Enfermagem, Educação Física e Pedagogia.

Os interessados podem fazer sua inscrição pela internet através do site www.aesa-cesa.br até o próximo dia 20 de julho. Quem preferir pode se inscrever na própria tesouraria da AESA até o dia 21, das 08h às 21h. A inscrição custa R$ 80. As provas acontecem nos dias 24 e 25 de julho e terão duração de 4h, entre as 13h e as 17h

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Arcoverde encerra festa junina com um dos maiores São Pedro de sua história.

Arcoverde encerrou na manhã de hoje um dos seus melhores São João. Foram 12 dias de muita festa, alegria e uma verdadeira invasão de turistas que descobriram porque Arcoverde tem o melhor São João do Nordeste.

Ontem à noite, véspera de São Pedro, Zé Ramalho fez um show imperdível, cantando seus grandes sucessos e, pela primeira vez, voltando ao palco para cantar as últimas canções após o encerramento do show. A despeito da chatice de não querer receber a imprensa local, faltando até com respeito aos seus fãs que ouviam pela rádio e pela internet o show, a apresentação foi perfeita.

Logo após Zé Ramalho, subiu ao palco o grupo Falamansa que fez uma apresetação que encantou o público que lotava a Praça da Bandeira. Fechando a noite foi a vez da banda Campeões do Forró decretar o fim do São João 2011 de Arcoverde em meio a uma praça ainda lotada com gosto de quero mais.

Na sexta-feira, as Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico fazem um balanço do São João dos Sertões e seu impacto para a economia da cidade.

terça-feira, 28 de junho de 2011

AESA vai receber bolsas do Projeto Universidade para Todos.

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, juntamente com o CESA ( Centro de Ensino Superior de Arcoverde ) participam hoje da solenidade de lançamento do Projeto Universidade para Todos, que será feito no Palácio do Campo das Princesas, pelo governador Eduardo Campos. Representando a AESA está o presidente da autarquia, Prof. Jonas Costa.

O projeto pretende a partir do segundo semestre deste ano, contemplar alunos das 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado com bolsas de estudo integrais e parciais para licenciaturas e cursos de graduação dessas instituições. As bolsas integrais e parciais serão concedidas em quantitativos a serem definidos semestralmente por decreto do governador e repassados às autarquias por cada aluno bolsista.

O estudante não receberá o valor da bolsa em dinheiro, e sim terá seu curso 100%, 50% ou 25% custeado. Poderá ser beneficiado o estudante matriculado na respectiva autarquia e que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; o estudante portador de necessidade especial devidamente matriculado na instituição e o professor não licenciado da rede pública de ensino, no exercício da docência, que opte por uma das licenciaturas da autarquia.

Haverão bolsas para todos os cursos, no entanto, serão priorizadas as licenciaturas em Matemática, Física ou Química, tendo em vista o déficit de professores nessas áreas no Estado. Para concessão das bolsas, serão observados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando for o caso, as notas dos vestibulares das instituições e o desempenho escolar do aluno durante o curso

Quarta-feira de portas fechadas em Arcoverde.

Comércio, bancos e repartições públicas fecham amanhã em Arcoverde devido às comemorações do São Pedro na capital do Samba de Coco. O feriado foi decretado na semana passada pelo Prefeito Zeca Cavalcanti a pedido do comércio local.

Lojistas e empresários trocaram o feriado da última quinta-feira, dedicado a Corpus Christi, pelo de São Pedro. O objetivo era manter as lojas abertas para atender a grande demanda de turistas que estavam na cidade para as comemorações do São João dos Sertões.

Na 5ª feira a vida volta novamente ao normal, com comércio, bancos e repartições de portas abertas para o público.

Arcoverde encerra hoje o São João dos Sertões com grandes shows na noite de São Pedro.

Depois de longos onze dias de muitos shows, apresentações culturais e turistas de bambão, Arcoverde encerra hoje a noite o melhor São João do Nordeste com dois grandes shows.

Ontem, depois de Cavaleiros do Forró fazer seu espetáculo e lotar a Praça da Bandeira na penúltima noite da festa, a cidade já começava a respirar as últimas horas da festa que se consolidou no calendário junino de todo o Nordeste e do Brasil.

Logo mais, a partir das 11 horas da noite, sobe ao palco para comemorar as véspera de São Pedro em Arcoverde um dos maiores cantores da Música Popular Brasileira, o paraibano Zé Ramalho. Logo após, a madrugada segue em festa com a banda de forró universitário Falamansa e os Campeões do Forró.

Ainda hoje tem festa também no polo do forró pé de serra com shows de Cição, Forró e Banda. No polo Gospel quem encerra a noite de São Pedro em Arcoverde é o grupo IABV de Arcoverde a partir das 21h. No polo multimusical, os festejos juninos da Capital do Samba de Coco se despedem ao som de Torment e Fetus de Arcoverde. E encerrando os festejos juninos no polo das artes acontece a última apresentação do espetáculo teatral "Beco do Buíque, uma feira, uma vida, uma história", a partir das 22h. Logo em seguida se apresentam o Projeto Facheiro e Tenório,Baião e Viola.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nando Cordel faz a festa antecipando a chegada de São Pedro em Arcoverde.

Uma noite de forró, romantismo e magia. Apesar de não contar com a presença de um grande público como nos dias anteriores, a noite de domingo, a 10ª do São João dos Sertões foi marcada pelas canções e a música de Nando Cordel. Um show que fez o público cantar suas antigas canções numa grande interatividade com o artista.

Músicas como "Amor Imenso", "Mel e Aveloz", "É tão bom te amar", "Minha fraqueza é você" e outras encantaram o público em 1h20 de show. Logo após Nando Cordel dá o seu recado foi a vez da forrozeira Eliane relembrar seus velhos sucessos no palco central do São João os Sertões.

Hoje Arcoverde entra na 11ª noite do São João antecipando a chegada de São Pedro com shows de Cavaleiros do Forró, as 22h; Valdinho Paes, a 01h e Arreio de Ouro, a partir das 02h. A festa ainda continua no polo pé de Serra com Forró de Alan Maia e Igrejas evangélicas no polo Gospel. No polo das artes a festa fica por conta do Coco da Malhada, Noé Lira e Leandro Vaz.

domingo, 26 de junho de 2011

Arcoverde perde o cantor Jorge Luiz.


Faleceu na manhã de hoje o cantor e forrozeiro arcoverdense Jorge Luiz. Funcionário público, Jorge se destacou por muitos anos como cantor da Orquestra Super OARA. Depois de sair a orquestra do Maestro Beto se dedicou um bom tempo a carreira solo, cantando forró e chegou a gravar um disco.

Atualmente ele estava a disposição da Câmara Municipal de Vereadores. Há alguns meses foi diagnósticado um câncer que levou a vida do artista arcoverdense.

Seu corpo está sendo velado na Casa James Pacheco, aonde exercia a função de assessoria da Presidência. O enterro está marcado para as 10h, saindo o féretro da Câmara Municipal de Vereadores.












Arcotrans faz balanço positivo do Dia sem Carro.

Apesar da torcida contrária de segmentos que fazem do "prazer" de ser oposição, o dia sem carro promovido pela Arcotrans funcionou a contento apesar de ser uma experiência pioneira na cidade. Segundo informações do Vlademir Souza, presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde, o dia 25, ontem, foi um pouco diferente de outros anos.


Quem circulava pela área central da cidade o que mais via eram carros de outras cidades estacionados em áreas como a Av. Cel. Antonio Japiassu e outras. O objetivo inicial de facilitar a vida para turistas e consumidores de outras cidades na área comercial da cidade foi atingida segundo avaliação da presidência da Arcotrans. Na avaliação da Arcotrans, a maioria dos comerciantes e empresários que normalmente estacionam seus carros na área central da cidade fizeram a opção pela campanha do Dia sem Carro.


O que não se conseguiu evitar foi o constante congestinamento em área localizadas da cidade devido ao grande número de carros na cidade. Um bom sinal de que muitos turistas escolheram este ano Arcoverde como seu destino para brincar o São João.

Arcoverde abre a festa de São Pedro com show belíssimo de Renato Teixeira.

Encerradas as festividades de São João, Arcoverde abriu as portas para as comemorações do São Pedro de 2011. Para marcar o início das festividades um show que encantou arcoverdenses e turistas: Renato Teixeira, subiu ao palco as 11h30 e trilhou a madrugada de São Pedro através de grandes sucessos do cancioneiro popular. Cantador e público misturavam vozes em meio a vibração de canções como "Romaria", "Amanheceu, peguei a viola", "Amizade Sincera", "Tocando em frente" e outras que estavam na boca do povo.


Logo após Renato Teixeira foi a vez de Josildo Sá tocar o samba de latada misturado ao autêntico forró pé de serra. A primeira noite do São Pedro terminou ao som da banda Gatinha Manhosa. Hoje a folia continua, começando logo cedo, no Alto do Cruzeiro, a partir das 15h, com Forró Tempero Nordestino, samba de coco das irmãs Lopes, Edy Carlos e Larris e Flor de Mandacaru. As 16h, também, na Budega da Poesia, acontece os shows de Juninho Saigon, Declamadores de poesia e quebra coco aliança.

A noite, a festa do São Pedro de Arcoverde começa com Wagner Carvalho, seguido de Nando Cordel e Eliane, a partir das 22h. Ainda tem teatro "Beco do Buíque", grupo Afro Kijani e Larrisa no Polo das Artes; Maciel Cigano e Forró da Carolina no Pé de Serra; Machine Zero, Diphusa e Isotopia no polo Multimusical. Até dia 28, o São Pedro de Arcoverde promete ainda muita festa com nomes como Cavaleiros do Forró, Arreio de Ouro, Falamansa e Zé Ramalho.



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de São João com muito forró e folia em Arcoverde.

Arcoverde esquenta hoje à noite de São João com muita fogueira e alegria.Ontem a chuva insistente que caiu durante todo o dia e a noite impediu a população de acender a tradicional fogueira de São João, o que deve acontecer hoje, sexta-feira, dia 24. Além do calor das fogueiras, Arcoverde prometehoje muita festa para quem quer curtir a alegria da capital do samba de coco.


Logo mais, as 15h, no polo da Budega da Poesia, se apresentam Maciel Curé, poetas repentistas e Românticos do Forró. No alto do Cruzeiro, o turista vai poder aproveitar o forró pé de serra de Paulinho do Forró, coco Trupé de Arcoverde e banda Ki-Xote. Depois de isso tudo, a alegria se volta para a praça da Bandeira e Winston Siqueira. Alí, no polo das artes se apresentam hoje Coco das Irmãs Lopes, Grupo Poesia de Cabeça, banda Ki-Xote e o espetáculo Beco do Buíque, a partir das 22h.


Já no palco principal a atração da noite será o cantor Vicente Nery e Forró Cheiro de Menina. Abrindo a noite tem o aroverdense Mazinho de Arcoverde e encerrando o Forró 3 Desejos.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Véspera de São João com gosto de Cordel e muito forró em Arcoverde.

A véspera de São João, nesta 5ª feira, dia 23, promete uma diversidade cultural pra ninguém botar defeito em Arcoverde, a 256 Km da capital pernambucana. A grande novidade da noite das fogueiras juninas será, sem dúvida, a apresentação de Clayton Barros e a banda Sertão no pólo Multicultural. Integrante da ex-banda Cordel do Fogo Encantado, Clayton apresenta pela primeira sua banda após o desmonte do grupo a cerca de um ano.

Além do ex-Cordel, sobem ao palco central da festa na Praça da Bandeira, o samba de coco Trupé de Arcoverde com Cícero Gomes, remanescente do Coco Raízes de Arcoverde, seguido de Helton Moura e o Cambaio. A grande atração da noite será o cantor Geraldo Azevedo que promete encantar turistas e visitantes com seus grandes sucessos. Fechando a noite, já na hora do sol raiar se apresenta a banda de forró vaneirão Vilões do Forró.

Além do pólo multicultural, o São João dos Sertões de Arcoverde promete muita animação nos demais pólos da festa. Já a partir das 15h o Polo da Budega da Poesia, no bairro do São Cristóvão, agita a véspera de São João com apresentações de Paulinho do Forró, Declamadores Populares e Forró Arte Nordestina com Pé de Gréia. Também no mesmo horário começa a folia junina no Polo do Alto Cruzeiro com o Grupo Afro Kijani, seguido de Juninho Saingon no Forró, Samba de Coco do Mestre Goitá e Quebra Coco Aliança.

A noite a festa volta para a área central da cidade, com animação no pólo Gospel com Silvio Rogério e Banda de Monteiro da Paraíba. No pólo das artes a noite será animada pelo coco das Irmãs Lopes, Grupo Poesia na Cabeça e Banda Ki-Xote. Antes acontece a apresentação do espetáculo teatral “Beco do Buíque, uma Feira, uma Vida...Uma história”. Os amantes da música alternativa e do rock vão poder conferir a apresentação dos grupos Sistema de Protesto e Balão Popular de Arcoverde no pólo Multimusical. Já os adoradores do verdadeiro arrasta pé vão poder dançar a noite toda no Polo do Forré Pé de Serra ao som de Românticos do Forró e Zezito Santos a Alegria do Forró.

A expectativa da Secretaria de Turismo é que mais de 50 mil pessoas circulem pela cidade nesta véspera de São João. Toda a rede hoteleira está com 100% de seus leitos ocupados e mais de 300 casas foram alugadas pelos amantes do São João multicultural que Arcoverde oferece. No tocante a segurança, o Major Marcos Campos, comandante do 3º BPM garantiu que o policiamento estará ainda mais atento com fiscalização permanente de veículos e populares suspeitos. Nos pólos juninos a Prefeitura e a Polícia prometem reforçar a barreira para impedir a entrada de bebidas em litros de vidros. Todos identificados com estes tipos de vasilhames deverão colocar a bebida em garrafas pet, distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Quem também vai estar atuando, mas já no final da festa, é a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arcoverde. Pelo menos 20 pessoas vão estar coletando latas e materiais recicláveis com 5 carroças padronizadas cedidas pela Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Arcoverde enfim, está pronta para realizar o melhor São João do Nordeste. A prefeitura já trabalha este ano com a expectativa de superar as marcas dos outros anos, com mais geração de empregos e a injeção de mais de R$ 13 milhões na economia local. Pensando nisso, a Prefeitura transferiu o feriado de Corpus Christi deste dia 23 para o dia 29, dia de São Pedro.





Cantora e poeta fazem a festa na Budega da Poesia.

A Budega da Poesia e o COCAR traz a cidade de Arcoverde a presença de dois nomes consagrados do cenário musical pernambucano. O objetivo é incrementar os festejos juninos da Capital do Sertão. Os eventos ocorrerão no Polo da Budega da Poesia no São Cristóvão no próximo dia 25, a partir das 20h.

Vão se apresentar o poeta e cantor Antenor Cazuza, nascido e residente no Município da Prata, Carriri Paraibano, filho do aclamado poeta Zé de Cazuza. O Artista lança seu segundo CD, intitulado "Léguas do Forró". Na apresentação mescla canções recentes com clássicos do autêntico forró de pé-de-serra.

A outra atração é a cantora e compositora Bia Marinho. Maria Beatriz Marinho Patriota, nasceu em São José do Egito, filha do repentista Louro do Pajeú. Bia é considerada uma das mais talentosas intérpretes do cancioneiro popular nordestino e tem vários trabalhos com reconhecimento de público e crítica.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arcoverde promove Dia sem Carro.



No próximo dia 25 a cidade de Arcoverde está programada para realizar o primeiro Dia sem Carro. A campanha desenvolvida pela Arcotrans – Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde tem por objetivo facilitar o tráfego de veículos no centro da cidade, diminuir os índices de poluição e garantir mais tranqüilidade e espaço para turistas e consumidores que lotam a cidade neste período de São João.

Panfletos e artes educadores estão desde o início da semana convocando motoristas da cidade para aderirem a campanha que espera deixar em casa pelo menos cerca de 500 veículos que, diariamente, circulam pelas ruas centrais da cidade. Nos pólos juninos os locutores oficiais também alertam a população para participarem do Dia sem Carro e da importância de receber bem o turista.

Arcoverde transfere feriado de Corpus Christi

Os comerciários de Arcoverde vão poder brincar o São Pedro sem a preocupação de chegar cedo ao trabalho. Acordo feito entre a Associação Comercial, CDL e Prefeitura de Arcoverde transferiu o feriado de Corpus Christi previsto para este dia 23, véspera de São João, para 29 de junho, dia de São Pedro.

No decreto assinado pelo Prefeito Zeca Cavalcanti ele considera o elevando fluxo de pessoas que visitam Arcoverde neste período junino elevando as vendas do comércio e garantindo mais oferta de empregos e renda para a população. O acordo foi feito com a anuência do Sindicato dos Comerciários.

Magníficos encanta na 5ª noite do São João dos Sertões.

Se antes parecia que ninguém tinha saído de casa, bastou a banda Magníficos começar a tocar para a Praça da Bandeira lotar. Uma multidão de fãs da banda mais romântica do forró vibrou ao som das antigas e novas canções da banda paraibana.

Antes quem abriu a festa foi a banda Pinga Fogo do colunista político Inaldo Sampaio, seguida do poeta cantador Maciel Melo.

Hoje a noite começa com a irreverência da banda Faringes da Paixão, um mesclado de Mamonas Assassinas com brega tecno pop. Logo em seguida sobre ao palco da Praça da Bandeira o cantador Santana e encerrando a noite a banda Santropê.

Hoje, também, o turista já pode conferir a volta do Polo da Budega da Poesia e do Alto do Cruzeiro, a partir das 16 horas. No primeiro se apresentam os declamadores de poesia da Budega e o Forró Arte Nordestina com Pé de Gréia. Já no Cruzeiro as atrações são Paulinho do Forró, Coco Trupé de Arcoverde com Cícero Gomes e banda Ki-Xote.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Calcinha Preta leva multidão ao delírio na quarta noite do São João dos Sertões.

A Praça da Bandeira ficou pequena para a multidão que foi conferir de perto o show da banda Calcinha Preta. Diferente da última vez em que estiveram aqui, a banda começou pontualmente à meia-noite como constava da programação da prefeitura.

Cantando velhos e novos sucessos, a banda se redimiu do show de 2005 quando fez o público esperar por mais de três horas pela banda. A festa continua hoje à noite no palco central com as bandas Pinga Fogo, Maciel Melo e Magníficos, a partir das 22 horas.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Arcoverde lança IPTU 2011 com direito a internet de graça.

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Arcoverde já está entregando a população do município os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU 2011. Quem pagar a cota única do IPTU até o dia 11 de julho terá um desconto de 25%. O contribuinte ainda terá descontos de até 60% sobre juros e multas sobre dívidas antigas junto ao município.

O pagamento do IPTU 2011 ainda poderá ser feito em 2 parcelas( 11/07 e 11/08 ) em qualquer agência bancária do município e nas casas lotéricas. A grande novidade deste ano é que quem pagar seu imposto em dia e estiver quite com o tesouro municipal terá direito a internet de graça em casa, através do Projeto Arcoverde Digital.

Para isso, o contribuinte terá que se cadastrar na Diretoria de Rendas e Tributos – DIRT, a partir do dia 12 de julho para ter uma senha e acessar a internet em casa de graça.

Multidão lota a prala da Bandeira para ouvir Garota Safada.

Logo mais, as 22 horas, a cidade de Arcoverde entra na quarta noite do São João dos Sertões. Ontem uma multidão superlotou a praça da bandeira para ver o show da banda Garota Safada. Ela foi antecedida pelos cantores Arnaldo Farias e Geraldinho Lins.

A meia-noite, quem sobe ao palco na praça da Bandeira é a banda Calcinha Preta. Ela vem se redimir do show de 2005, quando chegou quase três horas atrasada. Antes dela se apresenta às dez da noite a banda Arrocha Morena. A noite termina com a Banda Oásis.



A animação ainda se espalha pelos pólos do forró pé de serra, gospel e das artes. No polo gospel tem apresentação da Banda Xote Pentecostal. No Pé de Serra a festa fica por conta do Forró Água de Coco. No polo das Artes, a noite de hoje será animada por Quebra Coco Aliança e Orquestra Sertão com o Maestro Lula Moreira.
























domingo, 19 de junho de 2011

Petrúcio e Saia Rodada fizeram a festa na 2ª noite do São João dos Sertões.

Uma noite e madrugada repleta de muito forró, alegria e uma multidão que tomou de conta da Praça da Bandeira marcou a 2ª noite do São João dos Sertões ao som do mestre forrozeiro Petrúcio Amorim. O cantor subiu ao palco logo após o show da banda Sabor de Café que apresentou nova produção e novo repertório.

Por volta das 00h30, Petrúcio Amrim subiu ao palco para cantar os grandes sucessos que marcaram sua carreira. Logo após o forrozeiro, quem se apresentou foi a conhecidíssima banda Saia Rodada. Um dos grandes momentos da apresentação da banda foi quando o cantor Raí subiu ao camarote do prefeito Zeca Cavalcanti e cantou duas canções empolgando a multidão.

No polo do forró Pé de Serra o sanfoneiro Fernando Mamede e a banda Cintura de Pilão lotou a palhoção com um arrata pé até altas horas. Quem também atraiu multidão ontem foi o polo alternativo do Alto do Cruzeiro. A juventude lotou o polo e dançou ao som de Paizinha e Mourinha do Forró. Hoje, a festa ficou por conta de Jó Silva e Beto Dantas.

Neste domingo, a festa começa a partir das 22h no polo multicultural da Praça da Bandeira com Arnaldo Farias e seu tributo a Gnzagão. Logo depois vem o cantor Geraldinho Lins sgeuido da grande atração da noite, a banda Garota Safada. Hoje também, as 22h, no polo das Artes, tem o espetáculo "Beco do Buíque, uma feira, uma vida....Uma história".

sábado, 18 de junho de 2011

Arcoverde vacina contra a pólio e o sarampo.

Arcoverdes realiza hoje a 32ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil para crianças menores de 5 anos. E este ano a campanha tem uma novidade. Além de tomar as duas gotinhas da vacina contra a pólio as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral que previne contra a rubéola, o sarampo e a caxumba, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas. E na oportunidade os Enfermeiros farão uma triagem do esquema vacinal das crianças e atualizarão os cartões de vacina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a população a ser vacinada neste sábado é de 7.000 crianças para tomar a dose contra o sarampo e 6.000 crianças para tomar a vacina contra a pólio. Mais de 100 funcionários e voluntários estão trabalhando nos postos de saúde do município e postos de vacinação avançados. A vacinação acontece desde as 08h e se estende até as 17h.

ATENÇÃO PARA OBRIGATÓRIAS PARA ESTE SÁBADO 18 DE JUNHO:

2ª dose da vacina contra a gripe para crianças de 6M a menores de 2 anos;
1ª dose de campanha contra a Poliomielite para crianças de 0 a 4 anos;
1 dose contra o sarampo para crianças de 1 a 6 anos.

Saia Rodada e Petrúcio Amorim comandam segunda noite do São João de Arcoverde.

A banda Saia Rodada e o Cantor Petrúcio Amorim comanda a segunda noite do São João dos Sertões em Arcoverde, logo mais, a partir das dez da noite. Na abertura se apresenta a banda Sabor de Café.

Ontem, milhares de pessoas enfrentaram a chuva para ver a apresentação do cantor Dominguinhos. Ele abriu oficialmente os festejos juninos da capital do samba de coco ao som de muito forró e baião. Antes do show, o prefeito Zeca Cavalcanti prestou uma homenagem ao forrozeiro com a entrega de um troféu em alusão aos seus 70 anos completados agora em 2011 e os 50 anos de carreira. Na forma singela e humilde de sempre, Dominguinhos agradeceu a retribui a homenagem cantando seus grandes sucessos que, mesmo debaixo de chuva, encataram o público presente à Praça da Bandeira.

Hoje também, acontece a abertura do pólo do alto do Cruzeiro, com shows de Grupo de Coco Malhada, Forró de Maria da Paz e Mourinha do Forró. A partir das 22h, os polos Gospel, Forró Pé de Serra, Artes, Vila Olho Dágua e Multimusical também entram em ebulição na 2ª noite do São João dos Sertões. Amanhã a grande atração da noite na praça da Bandeira será a banda Garota Safada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dominguinhos abre o São João dos Sertões em Arcoverde.

Já está quase tudo pronto para a abertura oficial do São João dos Sertões, nesta sexta-feira, dia 17, as 22h. Para dar a largada do Melhor São João do Nordeste uma grande homenagem e show do cantor Dominguinhos. Logo depois da apresentação do grupo Os Pariceiros com uma homenagem ao tema dos festejos juninos, Dominguinhos recebe homenagem do prefeito Zeca Cavalcanti e depois bota a sanfona pra tocar. A noite será encerrada com a banda Forró da Curtição.

Este ano a Prefeitura e patrocinadores estão investindo R$ 2,5 milhões para a realização da festa que conta com 10 polos de animação. Serão mais de 150 atrações artísticas e culturais que prometem encantar turistas e visitantes entre os dias 17 e 28 de junho.

Amanhã ainda tem show nos pólos do forró pé de serra com Giovani do Acordeom (22h), Gospel com a banda IABV Arcoverde; no pólo das artes sobem ao palco os grupos Coco da Malhada e Rogério e os Cabra; No pólo Multimusical é a vez das bandas Kumina Roots, Suprema Corte (Recife) e SOS Brasil (Arcoverde) abrirem o palco alternativo da festa. Na Budega da Poesia a festa começa mais cedo, as 16h com a banda Forró Tempero Nordestino, seguido de repentistas Lídio Vaz e Manoel de Lima e do forrozeiro Cícero do Acordeom.

Até dia 28 vão se apresentar no Polo Multicultural da Praça da Bandeira os cantores Nando Cordel, Santana, Renato Teixeira, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Mazinho de Arcoverde, Geraldo Azevedo, Falamansa, Zé Ramalho e Clayton Barros integrante do Cordel do Fogo Encantado que estréia seu novo grupo no dia 23 de junho.

Segurança – Este ano mais de 140 policiais militares vão estar nas ruas de Arcoverde para garantir a segurança de turistas, visitantes e da população. Além deles a polícia civil, bombeiros, conselho tutelar e a delegacia do turista vão estar todas unificadas num Centro de Operação que funcionará no pátio da festa. Câmeras vão monitorar a todo momento os pólos juninos e as principais entradas da festa e da cidade. O lema do prefeito Zeca Cavalcanti é festa total com segurança total. Quem também vai estar atuando para garantir a segurança e o tráfego de veículos é a Arcotrans ( Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde ). Toda a cidade foi sinalizada para facilitar a vida de turistas, motoristas e pedestres.

Confira as atrações de todos os polos do São João dos Sertões



















Arcoverde sedia Congresso de vereadores

Entre os dias 17 e 18 de junho, mais de 300 vereadores de todo o Estado estão sendo esperados em Arcoverde. Eles vão participar do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais de Pernambuco. O evento começa já a partir de hoje com o processo de inscrição.

A abertura do Congresso está prevista para esta 6ª feira, as 09h30 no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, com a presença do presidente da UVP, vereador Severino Farias; Everaldo Lira (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde; Prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) e o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB).

Idealizado pelo ex-presidente da Câmara de Arcoverde, vereador Luciano Pacheco, o Congresso terá já amanhã de manhã a palestra “O Vereador e as Eleições de 2012: Elegibilidade, fixação do número de vereadores, fidelidade, filiações. À tarde serão abordados temas como “fiscalização dos recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente” e “Recomposição dos repassas para as câmaras”.

Ainda na sexta-feira, as 21h, os participantes conferem de perto a abertura do São João dos Sertões de Arcoverde, com o show do cantor Dominguinhos. O evento se encerra no sábado abordando o tema da gestão das câmaras municipais e seus limites constitucionais.

Interiorização do Turismo é tema de pronunciamento‏ na Alepe.

Com o objetivo de interiorizar a atividade turística, o Programa Revelando Pernambuco, coordenado pela Secretaria estadual de Turismo e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), permitirá estruturar 14 rotas, a fim de melhor explorar os atrativos de cada região. O deputado Júlio Cavalcanti (PTB) anunciou a medida e parabenizou o Governo, ontem, no Plenário.

“A ação orientará a comunidade a fortalecer as peculiaridades das áreas envolvidas”, explicou. A primeira fase teve início com seminários em sete destinos: Ipojuca, Nazaré da Mata, Gravatá, Serra Talhada, Belém do São Francisco, Petrolina e Fernando de Noronha. O ápice do cronograma será a divulgação da Copa Mundial de 2014.

A Empetur deve investir R$ 7 milhões, provenientes do Governo Federal, na divulgação das rotas. Entre os atrativos, cultura, lazer, religião, ecoturismo e enoturismo. “Em Arcoverde, por exemplo, o turista poderá conhecer diversas manifestações populares”, pontuou.

Outra iniciativa citada pelo parlamentar trata do lançamento, na próxima quinta-feira, do Projeto Rota 232. A medida também será desenvolvida pela Secretaria de Turismo. Serão listados 52 pontos comerciais, na BR-232, onde estão distribuídos hotéis, agências de turismo e restaurantes.

São João – Na ocasião, o parlamentar ainda falou sobre os festejos juninos de Arcoverde, município que, na opinião dele, deve integrar o “Roteiro da Fé”, uma vez que sedia o Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário (Cedec) e a Casa de Retiros da Sagrada Família da Fundação da Terra. As unidades são coordenadas pelos padres Adilson Simões e Airton Freire, respectivamente.

Na próxima sexta-feira, haverá a abertura oficial do São João, com a presença do cantor Dominguinhos. A festa contará com mais de 130 atrações, distribuídas em dez polos, e seguirá até o dia 28.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Prefeito inaugura Autarquia de trânsito em Arcoverde.

A partir desta 5ª feira, a municipalização do trânsito começa a ser pra valer em Arcoverde. Logo mais, as cinco da tarde, o prefeito do município, Zeca Cavalcanti , inaugura a sede que vai abrigar a Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde, a Arcotrans.

Localizada na Rua José Lins de Siqueira Brito, próximo a praça Winston Siqueira, a Arcotrans vai coordenar todo o trânsito e tráfego de veículos no perímetro urbano do município. Numa primeira etapa este trabalho será feito em parceria com o BPTran.

Apesar de ser oficializada somente agora, a Arcotrans já vem trabalhando desde o mês de maio. Nas últimas semanas 10 novos semáforos foram implantados na cor preta, com lampadas led, controladores de alta tecnologia, gerando economia, durabilidade. Os novos semáforos economizam até 90% de energia. Também foi promovida a sinalização de toda a cidade com a participação do Detran com a colocação de placas de regulamentação na duplicação dos dois sentidos, e as mudanças de transito para o São João. Nos próximos dias, 23 placas de orientação de destino serão colocadas em toda a cidade.

A Arcotrans ainda destaca a adesivação e padronização dos taxista, promovendo um aumento na prestação de serviços destes profissionais. Os mototaxistas (200) também estarão padronizados a partir desta 5ª feira, 16, e um veiculo padronizado já está fazendo a fiscalização na cidade.

Arcoverde oferece cursos de qualificação na área têxtil.

Em parceria com o governo do estado de Pernambuco, através do programa PE no batente, a Secretaria de Ação Social e Cidadania oferecerá cursos de qualificação a 200 famílias beneficiárias do Bolsa Família no muncípio.

O curso é de 550 Horas/aula no total, divididas em 100 horas do módulo básico, 350 horas do módulo técnico e 100 horas do módulo de comercialização dos produtos.

O curso é para formar técnicos na área textil, que passarão por treinamentos de instalação e manutenção de equipamentos, design, costura industrial, modelagem e customização.

As inscrições acontecem no Cras de São Cristovão e São Geraldo e no Centro de Inclusão Produtiva, ou Centro da Cidadania na Av. José Bonifácio. Os cursos acontecerão no centro de inclusão produtiva, com turmas pela manhã, tarde e noite.

Prefeito assina ordem de serviços para obras na Boa Esperança.


Um dos grandes sonhos da população de Arcoverde começou a virar realidade a partir de ontem. É que o prefeito Zeca Cavalcanti assinou a Ordem de serviço para início das obras de construção do canal da Boa Esperança.

O evento ocorreria no bairro, mas por questões técnicas a ordem de serviço teve que ser antecipada. Para o prefeito, o mais importante é que, com a autorização das obras, a Prefeitura vai começar a acabar com o drama das enchentes para aquela população.

Além do canal, o projeto ainda prevê obras de pavimentação em 08 ruas da Boa Esperança e JK. Totalmente subterrâneo, o canal será um conjunto de tubos que cortará todo o bairro garantindo o fluxo das águas que, em período de inverno, chegam a invadir casas.

Postos de informações turísticas são instalados em Arcoverde, Caruaru e Garvatá.

Os municípios de Arcoverde, Caruaru e Gravatá que promovem as festas mais famosas do Interior do Estado, ganharam postos temporários de informações para atender aos turistas que escolheram os municípios para brincar o São João.

Os postos, instalados pela Empetur, funcionarão com atendentes bilíngües, oferecendo opções de roteiros, informações sobre a cidade, além dos atrativos turísticos, programação dos eventos, hospedagem e gastronomia.



Em Arcoverde ele funcionará na Praça da Bandeira, entre os dias 17 e 28 de junho, durante a realização do São João dos Sertões.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tráfego de veículos sofre alteração no centro de Arcoverde.

A partir de hoje quem chegar a Arcoverde vai encontrar o trânsito alterado na parte central da cidade. A Arcotrans promoveu ontem as modificações no tráfego de veículos devido os preparativos do São João dos Sertões.

Todo o trecho da Praça da Bandeira e do largo treze de maio está interditado. A avenida Severiano José Freire passou a ter sentido duplo a partir da linha férrea, permitindo o acesso à Rua Alcides Cursino no sentido inverso.

A partir do dia 17, a avenida terá um único sentido após a linha férrea entre as 20h e às 4 horas, permitindo o desembarque das bandas por trás do palco central da festa.

Prefeito assina ordem de serviço na Boa Esperança.

Um dos grandes sonhos da população da Boa Eseprança, JK e Cidade Jardim começa a virar realidade a partir de amanhã. Nesta terça-feira, o prefeito Zeca Cavalcanti assina a Ordem de serviço para início das obras de construção do canal da Boa Esperança.

Totalmente subterrâneo, o canal será um conjunto de tubos que cortará todo o bairro da Boa Esperança e JK, garantindo o fluxo das água em que período de inverno chegam a invadir casas. Além do canal, também serão anunciadas várias obras de calçamento naquelas comunidades. A solenidade acontece as cinco da tarde na área da irgeja da Boa Esperança.

Arcoverde terá I Caminhada do Forró.

Mais uma novidade esse ano é reservada no São João de Arcoverde. Numa articulação entre o COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde e a Prefeitura Municipal será realizada no dia 25 de junho a I Caminhada do Forró.

Sintonizado com o tema da festa de 2011 – Arcoverde te espera hoje é feira – o evento terá a concentração no Centro Comercial – CECORA (onde funciona a principal feira da cidade), às 10:00h, e seguirá para o Polo Alternativo do Alto do Cruzeiro, onde estarão ocorrendo apresentações musicais a partir das 16:00h.

O cortejo contará com a participação de vários trios de forró da cidade, de quadrilhas matutas, de artistas e da população em geral e tem como objetivo a valorização dos músicos arcoverdenses ligados às tradições juninas.

A festa irá coincidir com a realização do VI Forró na Feira, evento já consolidado no São João de Arcoverde e que é organizado pelo sanfoneiro Lacerda , que a cada ano consegue reunir mais pessoas no Bar do Heleno que funciona no CECORA, onde é servida uma deliciosa buchada de bode. Esse evento funciona como uma roda de forró, onde a tônica é a animação e os autênticos ritmos regionais. Assim, o Forró na Feira será o grande ponto de concentração da Caminhada do Forró.

Certamente o CECORA se transformará nesse dia em um grande arraial junino, para onde convergirão as pessoas que durante o dia se ressentem da falta de atividades festivas na cidade. Registre-se que, no Ponto de Cultura Orquestra Sertão, que funciona naquele espaço, irá ocorrer, no mesmo dia, um animado “rala-bucho” com grupos musicais de Arcoverde.

Não tenham dúvida que a I Caminhada do Forró irá se constituir em mais um diferencial para o São João de Arcoverde, que a cada ano se firma com uma dos pólos festivos mais concorridos do interior nordestino.

Serviço:

O que: VI Forró na Feira e I Caminhada do Forró

Onde: CECORA – Arcoverde (PE), Bar do Heleno

Quando: 25/06/2001, a partir das 10:00h

Destino: Polo do Alto do Cruzeiro

sábado, 11 de junho de 2011

Prefeitura dá início a projeto Arcoverde Acessível

A partir deste mês a cidade de Arcoverde vai passar a dar mais acessibilidade às pessoas com necessidades especiais. Começou neste sábado a implantação do Projeto Arcoverde Acessível, que garantirá mais qualidade de vida a quem precisa se locomover pela Capital do Samba de Coco.

Lançado pelo prefeito Zeca Cavalcanti, o projeto irá garantir a instalação de rampas de acesso nas principais vias e praças da cidade. O projeto piloto está sendo feito na Praça da Bandeira, a onde serão instaladas 05 rampas de acesso, todas sinalizadas e dentro das especificações técnicas exigidas.

Até a próxima segunda-feira quem circular pela área da Praça da Bandeira poderá ver as novas rampas.

Arcoverde já está no clima de São João.

Apesar de hoje ser a véspera de Santo Antonio, o santo casamenteiro, a cidade de Arcoverde começa a ganhar a cara definitiva do São João dos Sertões que começa na próxima sexta-feira.

As ruas centrais da cidade e entradas já estão ganhando bandeirolas, balões e a decoração que tem como tema “Arcoverde te espera, hoje é feira”. Na praça Winston Siqueira, local da vila cenográfica Olho D’Água dos Bredos, as casas de barro e as palhoças do forró pé de serra e das artes já ganham formas e cenários.

A partir deste final de semana a Prefeitura anuncia o fechamento de todo o trânsito de veículos pela praça da Bandeira, Largo 13 de Maio e a mudanças no sentido do tráfego da avenida Severiano José Freire.

Acidente na BR 232 envolve ônibus com estudantes de escola afogadense.

Um acidente envolveu um ônibus de estudantes da Escola Monteiro Lobato, da rede particular de ensino, na BR 232, nas proximidades da Serra de Mimoso, entre Pesqueira e Arcoverde.

O ônibus, que vinha de Caruaru, chocou-se com uma Pickup Montana que vinha em sentido contrário e invadiu a faixa contrária. Mais três carros se envolveram no acidente.

As primeiras informações dão conta de que duas pessoas que estavam na pickup estão em estado grave por conta do impacto. Não há feridos entre as crianças nem acompanhantes que seguiam no ônibus.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Deputado diz que candidatos em Arcoverde só em 2012.


Em entrevista ao Programa Notícias Populares, na Rádio Itapuama FM, hoje de manhã, o deputado estadual Júlio Cavalcanti jogou um balde de água fria para quem desejava antecipar o processo eleitoral já este ano. Questionado pelo repórter João Ferreira ele falou sobre suas ações nestes primeiros meses de mandato e finalizou tratanto de eleições municipais.

Sobre a definição de quem será o candidato a prefeito apoiado por ele e pelo Prefeito Zeca Cavalcanti, Júlio foi enfático: disse que este tema só será tratado a partir de março de 2012, após o Carnaval. Elogiou os nomes que estão na disputa pela indicação do Grupo do Prefeito Zeca ( Geovane Freitas, Madalena Brito, Wellington Araújo, Luciano Pacheco e Zé Ivan ), dizendo que todos tem os prerequisitos para representar o grupo e concorrer à prefeitura, mas que, agora, neste momento, nenhum deles é o candidato do prefeito Zeca e dele à Prefeitura de Arcoverde.

Júlio ressaltou que apesar de fazerem parte do grupo e terem as credenciais para serem o candidato, todos os que falarem em qualquer reunião ou evento que é o candidato do Prefeito Zeca vai estar faltando com a verdade. Segundo o deputado Júlio Cavalcanti, a grande preocupação do prefeito neste momento é trabalhar para trazer mais obras, melhorias e mais qualidade de vida para a população de Arcoverde. Eleições? Só em ano de eleições, concluiu o deputado.

Transnordestina começa a selecionar trabalhadores.

Uma multidão de trabalhadores se aglomeram hoje de manhã em frente a Agência do Trabalho. É que a empresa Odebrecht, responsável pela construção da Transnordestina, deu início ao processo de seleção de pessoal para as frentes de trabalho que começam já este mês.

Estão selecionando pedreiros, carpiteiros, operadores de máquinas e outras funções. Nesta manhã, os funcionários da Odebrecht estavam fazendo a triagem dos trabalhadores já cadastrados e selecionando os primeiros funcionários para fazerem os exames necessários para iniciar o trabalho.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Unimed Pernambuco Central sedia reunião do Conselho das Unimeds do Estado.

Arcoverde sedia amanhã, a partir das 13h, a Reunião do Conselho de Administração da Federação Pernambucana das Unimeds. A anfitriã, a Unimed Pernambuco Central, já está com tudo preparado para receber os conselheiros das unidades de Caruaru, Petrolina e Recife.

Na pauta, o repasse das informações das informações do Sistema Unimed Regional, Estadual e Nacional que será feito pela Dra. Maria de Lourdes C. Araújo, presidente do Conselho.Além de atualizações e da definição do calendário de 2011, o encontro também contará com uma palestra sobre O Cooperativismo no Cenário Nacional e Internacional, com o Dr. Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente da OCB-PE

Arcoverde é destaque no Diário do Nordeste no CE.

Arcoverde rompe de vez as divisas do Brasil e garante espaço na mídia nacional e do Nordeste, com a realização do São João dos Sertões - Arcoverde te espera hoje é feira. No final de maio, dia 30, os festejos juninos da Capital do Samba de Coco foram destaques, ao lado do de Caruaru, em caderno especial do jornal O Estado de São Paulo. Agora foi a vez do Diário do Nordeste, no Ceará, destacar o São João dos Sertões.

Na edição desta 5ª feira, dia 09, o Diário do Nordeste destaca em seu caderno de turismo toda a multiculturalidade do São Joao de Arcoverde. A matéria que ocupa cerca de 1/2 página do caderno, dividindo espaço com matéria sobre Caruaru, destaca o diferencial dos festejos juninos na capital do Samba de Coco, além de abrir espaço para a programação da festa.

Para conferir, basta acessar o link:

http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=17&CodigoEd=