terça-feira, 30 de abril de 2013

Arcotrans adia lançamento dos Projetos Viver Mais e Pedala Arcoverde para atrair novos parceiros


             A Arcotrans adiou o lançamento do Projeto “Viver Mais” e “Pedala Arcoverde”, que pretende levar para as ruas centrais da cidade a prática esportiva aliadas ao lazer. A informação é do presidente da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti, que pretende também integrar a Diretoria Municipal de Esportes ao projeto.

Segundo ele, o adiamento visa garantir a participação de novos parceiros na condução do programa, como a AESA, a ESSA e o SESC Arcoverde que solicitaram mais alguns dias para se integrarem a ação. A expectativa é que o programa comece no final de semana seguinte.

O projeto prevê que todos os domingos, a Avenida Cel. Antonio Japiassu terá a parte superior interditada para a prática de ciclismo, skates e patinetes. Será um espaço de 1 Km que estará interditado das 08h às 13h, exclusivamente para os esportistas e as famílias. Ainda de acordo com Vlademir Cavalcanti, “os novos parceiros já planejam novas propostas de ocupação do espaço com alternativas nas áreas de esportes, lazer e saúde”. A programação do primeiro “Viver Mais” sai nos próximos dias.

Espelhando-se em projetos semelhantes de outras cidades da região metropolitana do estado, Arcoverde é pioneira no Sertão. “Queremos estimular também uma vida saudável e que o esporte não seja apenas um lazer de final de semana”, enfatiza a prefeita Madalena, que estuda um espaço, no qual essas práticas possam se tornar permanentes na cidade, como pistas de Bicicross e rampas de skates.

Arcoverde termina abril com quase 100 mm de chuvas e várias cidades saem do colapso


                Apesar de terem iniciado tarde, as chuvas de abril renasceram as esperanças do homem do campo e deixaram uma marca de 98.5mm pluviométrico registrado no município de Arcoverde. Em comparação com o mesmo período do ano passado (42.0mm), o número é 134.5% maior. Na GERE Arcoverde, o índice pluviométrico de abril de 2013 (1.061.7mm) comparando com abril de 2012 (259.2mm) teve uma elevação de 309,6%.

Em conversa com a imprensa, o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado, José Almir Cirilo, fez um balanço do impacto das chuvas ocorridas em Pernambuco para o abastecimento de água.

De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima, as precipitações têm sido muito positivas em alguns locais com os índices de precipitação ficando acima do esperado para o período. Em cerca de 11 municípios houve chuva acima da média no mês de abril. 

No interior do estado, as chuvas também já trouxeram impactos positivos. “Nosso otimismo está crescendo. Até em cidades como Arcoverde onde a estiagem estava trazendo muitos problemas tem chovido razoavelmente”, lembrou o secretário.

De acordo com o diretor regional da Compesa, Leonardo Selva, responsável pela região agreste e matas, cidades como Águas Belas, Camocim de São Félix, Angelim, Palmerina, São Benedito do Sul, Lajedo, Gravatá e Pombos saíram do colapso no abastecimento, devido à ocorrência das chuvas.


QUADRO COMPARATIVO DAS CHUVAS (ABRIL 2012/2013 E TOTAL 2013)

MUNICÍPIO
ABRIL 2012
TOTAL DO MÊS
TOTAL DO ANO
Alagoinha
8.0
132.0
152.0
Arcoverde
42.0
98.5
116.0
Buíque
40.0
125.0
200.0
Ibimirim
0.0
49.7
121.2
Inajá
23.0
44.0
109.0
Manari
12.0
75.0
135.0
Pedra
64.0
158.0
215.0
Pesqueira
6.5
101.8
141.3
Poção
18.0
96.0
129.0
Sertânia
3.7
64.7
136.0
Tupanatinga
30.0
62.0
153.0
Venturosa
12.0
55.0
99.0
TOTAL DA GERE
259.2
1.061.7
1.706.5

 Fonte: IPA

Arcoverde: Prefeita Madalena prepara ordem de serviços e inauguração de obras

Perspectiva da nova creche do Jardim da Serra

            Nos próximos dias, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), deve assinar novas ordens de serviços e inaugurar obras no município. Na lista estão desde pavimentação à construção de uma nova creche numa das áreas mais carentes de Arcoverde, o bairro Jardim da Serra.

A nova creche, orçada em mais de R$ 1,8 milhão, será construída seguindo os padrões do FNDE, com salas de aula, fraldário, biblioteca, sala de leitura, sala de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria, entre outros itens. Será um dos primeiros grandes equipamentos públicos a ser construído naquela comunidade que, em breve, também deverá ganhar uma ponte de acesso ao Conjunto Novo Arcoverde, através de emenda do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB).

A prefeita Madalena também prepara para o mês de maio a inauguração do novo Posto de Saúde da Família Costa Leitão, localizado no bairro do Tamboril. A nova unidade já está em fase final de construção e deverá ser entregue até o final desta semana. A solenidade de inauguração deve ser anunciada pelo gabinete da prefeita no início da próxima semana. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ibimirim: Adutora da Agrovila 4 será entregue dentro de 15 dias


            Dentro de 15 dias, o prefeito de Ibimirim, Adauto Bodegão (PP), concretiza um dos grandes sonhos dos moradores da Agrovila 4, zona rural do município. Trata-se da inauguração da adutora que levará água para as mais de 600 famílias que vivem naquela comunidade.

Depois da última reunião que o prefeito teve com os representantes da Celpe, e diante de seu apelo ao Senador Armando Monteiro, funcionários da empresa Avançar começaram os trabalhos para instalar o transformador que irá distribuir energia elétrica para o poço artesiano que irá beneficiar as famílias que vivem na localidade.

De acordo com a população a realização desta obra é um sonho realizado, uma vez que a mais de 20 anos eles esperavam por essa iniciativa, passaram-se  varias gestões municipais e as promessas ficaram apenas nos papeis. De acordo com Adauto do Bodegão essa obra não foi promessa de campanha, mas era um benefício que a população aguardava imensamente. 

Unimed lança campanha Dia das Mães 2013


             A Campanha Dia das Mães 2013 da Unimed Pernambuco Central traz imagens e um conceito que remetem à homenagem inconsciente do filho à mãe. 

O tema “Valores de mãe são para a vida toda!” evidencia momentos que foram marcantes no ensinamento das mães aos filhos, sobre tudo aquilo que realmente importa e que deve ser considerado nos dias de hoje e no futuro: respeito, união, cuidado, educação, sabedoria, entre outros valores.

Existe uma grande responsabilidade da figura materna em ser a pessoa que o filho se espelha. Por isso, ensiná-lo sobre valores por meio de atitudes simples do dia a dia, mais do que influenciar o presente, proporcionarão um futuro com mais consciência do que ele deseja para si mesmo e para as pessoas e o ambiente ao seu redor. Além de material impresso, a campanha também conta com spot de rádio.

Fonte: Foco Comunicação

Chuvas de abril somam quase o dobro de 2012 em Arcoverde

Foto de Glaucio Rezende - Facebook

            O penúltimo dia de abril (29) registrou um índice pluviométrico de 15.0 mm no município de Arcoverde. Os dados são do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA. Até hoje choveu 80.0 mm durante todo este mês. O índice é quase 100% maior que o ano passado, quando choveu apenas 42.0 mm.

Para esta terça-feira (30), último dia do mês, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva. Muitas nuvens com curtos períodos de sol com pequena chance (inferior a 30%) de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura mínima prevista é de 21ºC e a máxima é de 26ºC. 

Já no município da Pedra, a onde está localizado o reservatório do Riacho do Pau que abastece Arcoverde, somente nesta segunda-feira (29) choveu 38.0 mm. No mês, o índice já chega a 126.0 mm. No ano passado (2012) choveu apenas 64.0 mm no mês de abril.

Madalena adere ao programa Prefeito Amigo da Criança em reunião na AMUPE



         A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) promoveu na manhã desta segunda-feira (29) uma reunião extraordinária, no seu auditório, no Recife, para discutir dois assuntos sérios: o flagelo da seca e as constantes quedas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A diretoria da Celpe também foi convidada para explicar como se dará a transferência dos serviços de manutenção de energia para os municípios, assunto que vem preocupando muito os prefeitos pernambucanos.

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB) foi uma das participantes do encontro e falou sobre os problemas que o município enfrenta com os efeitos da seca e as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios, que agora, em abril de 2013 está menor que abril de 2012.


Em abril, as cotas do dia 10 e do dia 20 foram menores que no mesmo período do ano passado, num percentual de mais de 20%.

Amigos da Criança – Durante o encontro de prefeitos na Amupe, a prefeita Madalena Britto também aderiu ao programa Prefeito Amigo da Criança "gestão 2013-2016". Representantes da Fundação Abrinq, que coordena o programa “Prefeito Amigo da Criança”, estiverem presentes ao encontro para formalizar a adesão dos prefeitos.

“Pedala Arcoverde” e “Viver Mais” começam nesse domingo


            A Prefeitura de Arcoverde e Autarquia de Transito de Arcoverde – Arcotrans cria um espaço dedicado à prática do esporte e do lazer com segurança e sinalização. A partir desse domingo (05), a Avenida Antonio Japiassu terá a parte superior interditada para o projeto Pedala Arcoverde e Viver Mais.

Das 8 às 13h, as famílias arcoverdenses poderão desfrutar de um espaço com cerca de 1km para as bicicletas, skates e patinetes. “É uma oportunidade de socializarmos o esporte e confraternizamos o lazer”, explica o presidente da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti.

Espelhando-se em projetos semelhantes de outras cidades da região metropolitana do estado, Arcoverde é pioneira no Sertão. “Queremos estimular também uma vida saudável e que o esporte não seja apenas um lazer de final de semana”, enfatiza a prefeita Madalena, que estuda um espaço, no qual essas práticas possam se tornar permanentes na cidade, como pistas de Bicicross e rampas de skates.

Ministério do Turismo cobra mais de R$ 316 mil da ex-prefeita de Sertânia


          Um montante de R$ 316.427,60. Esse é o valor que o Ministério do Turismo está cobrando da ex-prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira (PSB), esposa do deputado estadual Ângelo Ferreira, também do PSB.

O Ministério do Turismo havia reprovado a sua prestação de contas, do convênio nº CV-0437/2010 SIAFI/SICONV nº 734939 e determinou que a ex-prefeita devolva ao Ministério o valor corrigido referente às irregularidades encontradas na aplicação dos recursos do referido convênio.

O convênio era para a realização do FESTIVAL DA CULTURA ESTUDANTIL de 2010 e, segundo o Ministério, há ausência de comprovação da existência de alguns itens que constam como despesas realizadas, o que deixa a entender que a prefeita apresentou as notas das despesas, mas não comprovou, na forma da lei, que realmente recebeu o serviço ou produto pelo qual efetuou o pagamento. O prazo dado pelo Ministério é de 15 dias para que a ex-prefeita efetue o ressarcimento aos cofres públicos.

Com essa irregularidade cometida pela ex-gestora, o Município se encontra no CAUC – CADASTRO ÚNICO DE CONVÊNIOS, o que impede de receber transferências voluntárias do Governo Federal. Quanto a isso, já estão sendo tomadas todas as providências legais, para a retirada dessa restrição. Mais uma herança “maldita” do governo socialista na cidade de Sertânia que deixou, segundo a assessoria do prefeito Guga Lins, mais de R$ 2 milhões em débitos.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arcoverde sinaliza adesão ao Sistema Nacional de Cultura


            O município de Arcoverde já sinalizou a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com a presença da gestora de Fomento e Formação da Fundarpe, Teca Carlos,  na cidade, durante o Festival Nação Cultural, a documentação foi entregue em mãos ao Diretor de Cultura do município, Gustavo Azevedo.

A coordenadora fez a ponte com o Ministério de Cultura e conversou também com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo e o representante do Coletivo Cultura de Arcoverde-Cocar, Draiton Moraes sobre a necessidade da cidade fazer parte do SNC. “Aderir ao sistema significa, a princípio, adquirir o CPF da cultura, ou seja, formar um Conselho de Política Cultural, elaborar Plano de Cultura e um sistema de financiamento (fundos de cultura)”, explicou a gestora da Fundarpe,Teca Carlos.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as  políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

“Arcoverde avança e dá o ponto pé inicial, ao lado da comunidade artística, para a formulação, acompanhamento e aplicação de políticas públicas de cultura permanentes”, enfatiza a prefeita Madalena Britto.

Chuvas confirmam previsões: abril com precipitações abaixo da média em Arcoverde e região


             Passados quase 4 meses do ano, 2013 demonstra que realmente será um ano de pouca chuva em Arcoverde e região. Levantamento feito pelo Blog Arcoverde de Todos comprova que até esta quinta-feira (25), o índice de chuva em Arcoverde é apenas 28,5% maior que 2011 que registrou um índice 382% menor que 2009, quando choveu 202,5 milímetros nos quatro primeiros meses do ano, um pouco menos que o melhor dos últimos anos de chuva (2010) quando a precipitação pluviométrica foi de 210.0 mm.

Nos dois últimos dias de chuva de abril (24 e 25 ) choveu 24.0ml em Arcoverde. Durante todo o mês até o momento caíram 54.0 ml de chuvas na capital do Sertão contra 42.0mm de 2012, 202.5 ml de 2011, 210.0 ml de 2010 e 127.5mm de 2009.

O dia que mais choveu neste mês de abril em Arcoverde foi dia 7, quando foram registrados 17.0mm. No comparativo dos últimos anos, em 2013 choveu nestes 4 meses, até agora, 71.5mm contra 502.5mm de 2010 no mesmo período.

No município da Pedra, a onde está localizado o reservatório do Riacho do Pau que abastece a cidade de Arcoverde já choveu em abril 83.0mm e nos 4 meses de 2013 o índice chega a 140.0mm. Comparando com 2010, um dos últimos anos mais chuvosos na região, os números registram uma queda de 215,6% e 271,5%, respectivamente.

Abaixo um quadro comparativo dos índices de chuvas registradas no mês de abril de 2013 até agora (25) com o mês de abril de 2010 e o total dos primeiros 4 meses nos respectivos anos na Gerência Regional de Arcoverde.

                 2013                                                  2010
MUNICÍPIOS
TOTAL MÊS
TOTAL ANO
TOTAL MÊS
TOTAL ANO
ALAGOINHA
79.0
99.0
207.0
452.0
ARCOVERDE
54.0
71.5
210.0
502.5
BUÍQUE
35.0
110.0
236.0
416.0
IBIMIRIM
10.3
81.8
180.0
456.8
INAJÁ
22.0
87.0
79.0
208.0
MANARI
39.0
99.0
114.0
280.0
PEDRA
83.0
140.0
262.0
520.0
PESQUEIRA
65.8
105.3
329.5
583.2
POÇÃO
58.0
91.0
143.0
503.0
SERTÂNIA
34.4
105.7
207.0
376.2
TUPANATINGA
43.0
134.0
153.0
311.0
VENTUROSA
11.0
55.0
131.0
385.2
TOTAIS DA GERE
534.5
1.179.3
2.251.5
4.993.9
                       Fonte: IPA