sábado, 31 de agosto de 2013

PTB promove grande ato e reforça nome de Armando ao governo do Estado

              Mais de 700 pessoas lotaram a Casa de Recepções Maria José, em Caruaru, no Agreste do Estado, para participar do encontro de vereadores do PTB de Pernambuco. O evento, liderado pelo senador e presidente estadual da sigla, Armando Monteiro Neto, atraiu não apenas os legisladores municipais, mas também prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de todas as regiões do estado e de diversas legendas que compõem a Frente Popular de Pernambuco.

Presentes a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), o deputado estadual Júlio Cavalcanti e o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti e de Sanharó, Geovane Freitas. Também presentes os deputados federais petebistas José Chaves, Silvio Costa, José Augusto Maia e Jorge Corte Real.

Ao discursar para os participantes, a prefeita Madalena Britto ressaltou a garra e a força política do senador Armando Monteiro. Em sua fala, a prefeita reafirmou seu apoio a provável candidatura do senador ao governo de Pernambuco e ressaltou seu apoio a reeleição de Júlio Cavalcanti para deputado estadual, e de Zeca Cavalcanti para a câmara federal.


O PTB também anunciou a criação de novos grupos de representação setorial do partido - PTB Jovem, PTB Mulher e PTB Empreendedor. A legenda trabalhista fez uma apresentação do site que esta sendo produzido pela legenda para intensificar o diálogo com vereadores e demais filiados em todo território pernambucano.


Em seu discurso, Armando Monteiro disse que “Pernambuco avançou, mas é preciso que este processo de desenvolvimento se torne permanente”. Armando também citou como exemplos de desafios indicadores econômicos que podem ser melhorados, como o fato de o estado representar apenas 2% da economia do país, de responder por 0,5% das exportações brasileiras e de estar em 19º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país.

Cultura: O Abajur Lilás de Plínio Marcos em cartaz no SESC Arcoverde

             Quem perdeu a estréia, tem até amanhã (domingo), para ver pela primeira vez em Arcoverde peça “O Abajur Lilás”, do paulista Plínio Marcos. Ele morreu em 1999 e, dentre as obras de destaque, deixou esta, censurada pela ditadura militar (1964-1985) porque “atentava contra a moral e os bons costumes”, de acordo com o site do dramaturgo.

“O Abajur Lilás” retrata com escárnio o período da ditadura militar instaurada no Brasil, levando-a para o âmbito do meretrício. Os personagens principais são Giro, homossexual dono do pr\zostíbulo; as prostitutas Dilma, Célia e Leninha; Oswaldo, capanga de Giro que tortura as mulheres; e Claudionor, garoto de programa que faz Giro passar pelo mesmo horror da opressão. Os atritos da história começam quando o abajur lilás do dono do prostíbulo é quebrado e começa a busca pelos suspeitos.

A direção e adaptação do espetáculo é do arcoverdense José Márcio Vieira e os atores são da Associação Brincantes Cênicos Boi Estrelinha (ABCBE), também da cidade. Os ingressos estarão à venda nos dias do evento, na portaria, aos preços de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (comerciário, estudantes e idosos). A peça é classificada para maiores de 18 anos. Hoje tem espetáculo, às 20h.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cinema Rio Branco será reaberto na véspera do aniversário de Arcoverde

              Aguardado com expectativa pela população, a reabertura oficial do Cinema Rio Branco, o mais antigo em funcionamento na América Latina, já tem data e hora marcada. Ela fará parte das comemorações dos 85 anos de emancipação política de Arcoverde, agora, em setembro.

A prefeita Madalena Britto (PTB), anunciou hoje a liberação do registro da Agência Nacional do Cinema – Ancine, que autoriza o aluguel de filmes do circuito comercial para exibição na tela do quase centenário cinema. Em maio, ele completou 96 anos de existência.

Ao longo de sua história o cinema já passou por várias reformas. As mais recentes foram em 1999 (Governo Rosa Barros) e 2012 (Governo Zeca Cavalcanti). Agora, em 2013, o cinema passou por adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros e CPRH e montagem dos equipamentos de projeção. Finalmente o grande Cinema Rio Branco vai reabrir suas portas para os amantes da sétima arte.
Cinema em 1941


Toda a programação da reabertura deverá ser anunciada pela prefeita Madalena Britto nos próximos dias. Para a prefeita, o início das atividades do Cine Rio Branco é um “reencontro de Arcoverde com a sua história e o cumprimento de mais um compromisso de governo, que é garantir opções de lazer e cultura para a população”. Além das exibições comerciais, o cinema também será palco de festivais e apresentações de filmes culturais.

Criadores devem agendar vacinação contra a brucelose

         A Prefeitura de Arcoverde através da Secretaria de Agricultura convoca para vacinação contra Brucelose. Desde o início de agosto já foram vacinados 120 bezerros.

Os interessados em vacinar seus animais devem comparecer a Secretaria de Agricultura, nas dependências do Cecora, na Avenida Zeferino Galvão, 690, Centro, para agendamento. Mais informações pelo 3821.9018. A vacinação está sendo realizada todas às quintas-feiras.


Feira - A PMA comunica também que as feiras livres do Cecora e do São Miguel serão antecipadas durante o feriado da independência e da Emancipação da cidade. A do Cecora será dia 06 de setembro, na sexta-feira e a do São Miguel passa para terça-feira, dia 10.

Curso prepara líderes comunitários para mediar conflitos

             Até o próximo dia 04 de setembro, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), por meio da Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos (GPMC) e em parceria com a prefeitura de Arcoverde promove o Curso de Formação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. 

Divididas em quatro módulos: I - Direitos Humanos Fundamentais; II - Conflitos; III - Mediação e VI - Mediador e Mediadora, as aulas serão ministradas na Escola Industrial, sempre às 14h,  para agentes (lideranças e organizações comunitárias), que atuarão nos bairros como facilitadores do diálogo e promotores da paz. 

O foco são os pequenos conflitos que podem no futuro vir a ocasionar algum tipo de violência como desavenças familiares, de vizinhança, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, questão de posse de terra, dentre outros.   

Segundo a Gerente de Prevenção e Mediação de Conflitos da SEJUDH, Conceição Costa, um dos objetivos é estimular a criação de Núcleos Comunitários de Mediação de Conflitos para poder contribuir no desenvolvimento de uma cultura de paz e prevenção da violência, fortalecendo a ação nas comunidades.


A formatura dessa primeira turma está marcada para o dia 05 de setembro, às 19h, em local a ser confirmado.  Ao todo, no estado, são 10 núcleos na RMR e 03 no interior nos municípios de Petrolina, Caruaru e Goiana.

Entulhos e metralhas são um dos maiores empecilhos da limpeza urbana de Arcoverde

             A Prefeitura de Arcoverde por meio da Secretaria de Serviços Públicos divulga balanço das atividades do mês de agosto, onde  é detectado que a limpeza urbana é um dos maiores desafios diante da quantidade de lixo retirado das ruas arcoverdenses diariamente.

Na limpeza urbana, são recolhidos, por dia, mais de 10 carradas de caminhão de galhos e restos de árvores. “Nossa demanda para retirada de entulhos, ocupa toda nossa equipe locada para esse serviço. Só nesse mês, foram recolhidas 520 m³ de metralhas, equivalentes a 40 caçambas e 222 m³ de entulhos o que representa a 21 caçambas de 13 m³, totalizando 68 viagens”, esclarece o Secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente Renato Campos, que estar em busca de convênio com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea, para que possa fiscalizar com maior eficiência as construções do município.

Ainda dentro da limpeza, foram desobstruídos e reconstruídos 630 metros de galerias, atendendo 41 ruas e construídos cerca de 700 metros de galeria da Rua Joaquim Tenório Cavalcanti. “Esse trabalho de limpeza é diário, mas o apoio da população é primordial”, enfatiza Campos, que dentro do programa de conscientização para limpeza pública, realizou palestras nas associações de bairros, escolas e centros comunitários. Também estão sendo distribuídos panfletos em todas as residências, informando o horário em que o caminhão compactador passa.

Nesse mês, a segunda etapa da construção do canal do São Cristóvão foi concluída o que beneficiará a população da área nas épocas chuvosas.

Na iluminação pública, foram instalados quatro (04) postes com quatro (04) pétalas na Praça da Bandeira e três (03) postes com duas (02) pétalas na Avenida Agamenon Magalhães.

Foram instalados também os corrimãos nas escadas de acesso ao Receptivo de Lotação e as escadas na Avenida José Bonifácio, além da reposição de 550 m² de calçamento, atendendo a 35 ruas. Nessas reposições estão incluídas as dos serviços da COMPESA e mais de 150 m² de tapa buraco em asfalto nas ruas e avenidas.

Entre outras ações desenvolvidas, estão a do “Respirarcoverde”, programa de rearborização da cidade, com o qual já foram plantadas cerca de 90 mudas de árvores entre Ipê roxo, Ipê amarelo e Nim. As pessoas ligam e pedem a árvore, que gostariam de plantar na calçada. A prefeitura analisa o terreno e a espécie apropriada para o local. Diariamente, a equipe está plantando novas mudas. Quem tiver interesse, basta ligar pra 38211077 ou 3821 0776.

PTB reúne partido para fortalecer o nome de Armando ao Governo de Pernambuco


             Duzentos e dezenove vereadores do PTB de Pernambuco estarão reunidos amanhã (30), em Caruaru, no Agreste do Estado, para participar de um grande encontro com o senador Armando Monteiro, presidente estadual do partido. Na pauta, o fortalecimento da sigla, com novas filiações e a formação de chapas proporcionais de deputado federal e estadual para as eleições do próximo ano.

O objetivo do evento é integrar ainda mais os vereadores na campanha de filiações de novos militantes. Setembro é a reta final de inscrição para os interessados em disputar mandato no ano que vem - os candidatos nas próximas eleições têm que estar filiados a um partido político um ano antes e este prazo vence no dia quatro de outubro.

“O partido quer mobilizar a base municipal para este processo com vistas à uma campanha de filiações. O PTB quer filiar novas lideranças em todo o estado para, a partir daí, podermos formar chapas proporcionais expressivas. Nós queremos ter um grande número de candidatos a deputado estadual e federal e, para isto, nós precisamos fortalecer o partido. E nada melhor do que contar com o engajamento e com a participação dos nossos vereadores, que são peças muito importantes na construção dessa proposta”, ressalta o senador.

O encontro acontece das 8h às 13h, no Maria José Recepções, e deverá reunir também outras lideranças e militantes do partido, a exemplo do empresário Douglas Cintra, suplente do senador Armando Monteiro e responsável pela organização do evento.

Flamengo desencanta e goleia o líder da Série A2

           O jejum do Flamengo de Arcoverde acabou justamente diante do líder do Grupo A da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Com uma boa atuação, a equipe rubro-negra derrotou o Araripina por 4×1 nesta quarta-feira (28). À noite, o Sete de Setembro ganhou do Serrano fora de casa por 1×0, e, agora, divide a liderança com o Bode.

A vitória no estádio Sesc de Buíque, tirou o Flamengo de Arcoverde da última posição da chave, com três pontos. Mesma pontuação do Serrano, mas marcou mais gols (4×3). Já o Bode, com nove, divide a liderança com o Lobo Guará, no entanto, os sertanejos levam vantagem no número de gols marcados (8×6)

A equipe rubro-negra, que havia marcado apenas uma vez nos três primeiros jogos, encontrou o caminho dos nesta rodada e abriu o placar aos 37 do primeiro tempo, com Danielson. O Araripina empatou quatro minutos depois, com Tiago Lima.

A etapa final foi toda dos donos da casa. Aos cinco, Danielson deixou o Flamengo de Arcoverde em vantagem mais uma vez, enquanto Osíris, aos 11 ampliou. Aos 22, Jorge Luiz fechou o placar.

No Estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada, o Sete de Setembro surpreendeu os donos da casa. Com gol de Guti, aos 32 minutos do primeiro tempo, o time de Garanhuns ganhou a partida.

Os jogos da próxima rodada serão Altinho x Araripina e Flamengo x Sete de Setembro, ambos no domingo, às 15h.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Futebol: Flamengo vai a campo com reforços e 3 derrotas na bagagem

              Lanterna e líder do Grupo A se enfrentam na quinta rodada da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Nesta quarta-feira (28), o Flamengo de Arcoverde encara o Araripina, às 15h, no Sesc de Buíque.

Sem ter pontuado, a equipe rubro-negra está na última colocação da chave, enquanto o Bode do Araripe é o líder isolado, com nove pontos.

Às 20h, no estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada, o Serrano recebe o Sete de Setembro, que pode alcançar a vice-liderança da chave.

Com seis pontos, o Lobo Guará é o terceiro colocado, tem a mesma pontuação do Altinho, mas leva desvantagem no saldo de gols (4×2). A equipe altinense, porém, não entrará em campo nesta rodada.


Já o representante de Serra Talhada na Série A2 é o quarto colocado, com apenas três pontos

Surubim e Arcoverde receberão curso de escola do Tribunal de Contas

            O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), por meio da Escola de Contas Públicas, oferece turmas do curso 'Controle Interno, Fundamentos e Estruturação' no interior do estado. As cidades atendidas são Surubim, no Agreste, e Arcoverde no Sertão.

As aulas de Surubim estão programadas para ocorrer de 2 a 6 de setembro, com carga de 20 horas/aulas, na Inspetoria Regional do município. A professora será Roseane Milanez e o público-alvo é formado por servidores que trabalhem na área de controle interno. As aulas de Arcoverde só terão início em 23 de setembro e devem seguir até o dia 27, na Inspetoria Regional da cidade. Os pré-requisitos, horários e carga de aulas são os mesmos.


As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola de Contas Públicas. Instituições públicas jurisdicionadas podem inscrever servidores por R$ 322; instituições não jurisdicionadas inscrevem por R$ 477; particulares e empresas privadas, R$ 620.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Arcoverde promove encontro de turismo reunindo secretários de todo o Estado

               Arcoverde entra nesta quarta (28) no segundo dia do III Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco. Logo pela manhã, os dirigentes de turismo do estado vão definir a participação dos municípios na ABAV e a indicação do município que sediará o VI e último encontro da Astur em 2013. Em seguida, todos seguem para uma visita técnica aos atrativos religiosos de Arcoverde (Terra da Divina Misericórdia e Fundação Terra).

O encontro foi aberto oficialmente nesta terça (27) pela prefeita Madalena Britto (PTB), que ressaltou a importância do turismo para a economia local e regional, despertando nos presentes o prazer de conhecer as potencialidades turísticas e culturais de Arcoverde. Logo em seguida, foi apresentado um filme sobre Arcoverde, destacando seu calendário de eventos e sua história.

Presentes na abertura o presidente da Astur, André Quirino; Enéas Leite, controlador geral da Empetur; Rogério Beltrão, conselheiro do TCE; o prefeito de Ibimirim, Adauto Bodegão (PP); o vice-prefeito de Arcoverde, Wellington Araújo; o secretário de turismo de Arcoverde, Albérico Pacheco e representantes de mais de 30 municípios pernambucanos, do litoral ao Sertão.


Ontem à noite, os representantes do turismo estadual puderam conhecer um pouco da cultura arcoverdense. Em meio a um jantar oferecido aos participantes do encontro, os visitantes assistiram a shows do Boi Maracatu (Campeão do Carnaval de Arcoverde e do Recife), grupo de coco Trupé de Arcoverde com Ciço Gomes e o autêntico forró pé de serra.

Tupanatinga: tentativa de assalto e feridos em agência dos Correios

          De acordo com  a policia civil de Tupanatinga, por volta das 10h da manha desta terça-feira (27), três elementos armados  invadiram a agência dos Correios numa tentativa de assalto. De acordo como blog girosocial de Adauto Nilo, testemunhas informaram que houve troca de tiros com duas pessoas saindo feridas: uma cliente que estava dentro da instituição e um dos acusados de tentar praticar o assalto.

Logo após o ocorrido, a Polícia Civil promoveu diligência e capturou Milton Rosa da Silva, natural de São Paulo, e Pablo Giovanni Nascimento, de naturalidade e procedência não informada. O terceiro envolvido,  sem identificação, conseguiu  escapar. Com um dos acusados a policia encontrou uma arma de fogo com oito cartuchos intactos.


Os acusados foram encaminhados para Delegacia de Polícia. Por se tratar de um crime contra o interesse de instituição financeira vinculada a União Federal, o caso foi comunicado a Polícia Federal de Salgueiro, que assumiu as investigações.

Sertânia inicia implantação de 13 dessalinizadores na zona rural

         A Prefeitura de Sertânia, através da Secretaria municipal de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, realizaram nesta terça-feira (27) a inauguração do dessalinizador na Comunidade do Sítio Pinhões.

O equipamento entregue pela a prefeitura era uma das principais reivindicações da população daquela comunidade que agora vai poder desfrutar de um equipamento de última geração que possibilitará fornecer água potável de boa qualidade.

A medida faz parte do Promuces (Programa Municipal de Convivência com os Efeitos da Seca), um pacote de ações do governo municipal que visa amenizar os problemas ocasionados pela seca, trazendo para a população o acesso a água potável. 

A prefeitura de Sertânia já está finalizando a instalação de dessalinizadores nos sítios Riacho do Caroá. Outras regiões também serão beneficiadas com os equipamentos, como os Sítios Oitis, Piranhas, Cuxí dos Vianas, Campos de Baixo, Cerecé de Cima, Macambira, Recanto Verde, Clemência, Caroá de Baixo, Cuxí dos Cadetes e Casa Velha.

Para o prefeito Guga Lins a medida vai garantir a várias comunidades sertanienses água de qualidade e mais saúde para a população da zona rural.

Lóssio informa que via recorrer da cassação imposta pelo TRE

            O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), disse há pouco, ao blog do Magno Martins, que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que cassou o seu mandato na sessão do pleno hoje por 4 votos a 3. Houve empate de 3 a 3 no julgamento, mas o voto de minerva coube ao presidente do TRE, José Fernando Lemos.

Lóssio disse que achou estranho o resultado, ressaltando que o processo a que responde na justiça eleitoral em Pernambuco foi aberto com base numa denúncia de doações de terrenos, que não chegaram, na verdade, a ser distribuídos com as famílias que tinham direito.


"Não houve a distribuição de terrenos", garante. Principal adversário do governador Eduardo Campos, Lóssio teve seu nome lembrado, recentemente, pela direção do PMDB para disputar o Governo do Estado nas eleições do ano que vem.

IPEM vem fiscalizar táxis em Arcoverde

            Nesta quarta-feira (28) o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) estará de volta à Arcoverde para promover uma vistoria geral na frota de táxis do município. A equipe do IPEM e a Arcotrans vão estar das 08h às 14h no Aeroporto da cidade realizando aferição apenas nos táxis que foram trocados (veículos novos) e nos táxis que tiveram seus taxímetros quebrados ou trocados.


Arcoverde conta hoje com uma frota de 84 veículos que fazem este serviço na capital do Sertão. Os taxímetros que custaram cerca de R$ 340 para os proprietários de táxis completaram um ano de implantação em junho deste ano. 

Petrolina: Júlio Lóssio tem o mandato cassado pelo TRE

        Em sessão que terminou agora há pouco, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB). O processo contra o prefeito decorreu por abuso de poder econômico durante a campanha pela sua reeleição.


Lóssio é, hoje, o principal adversário do governador Eduardo Campos, e tem o nome cotado para disputar o governo do Estado, pelo PMDB.

Recentemente Júlio Lóssio esteve em Arcoverde fazendo palestra sobre o seu programa de creches em Petrolina, modelo em todo o Estado. 

Fonte: blogdomagno

Prefeito Guga Lins participa em Monteiro PB de encontro com Ministro Fernando Bezerra Coelho

         O prefeito de Sertânia Guga Lins participou no começo da tarde desta segunda-feira (26), de mais uma visita da comissão que compõe a transposição do Rio São Francisco ao canteiro de obras no Eixo Leste na cidade de Monteiro no Carirí paraibano. Acompanhado de assessores, o ministro foi recebido pela Prefeita de Monteiro Edna Henrique e pelo deputado estadual João Henrique. Logo em seguida concedeu entrevista à Rádio Monteiro FM, onde falou da importância dessa grande obra que vai tirar do sofrimento milhares de nordestinos e em especial a população de Sertânia. 

O prefeito Guga Lins foi convidado a ficar ao lado dos prefeitos, senadores e deputados que estavam no evento.  Ao fim da cerimônia conversou com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho em particular para tratarem de assuntos relacionados ao município de Sertânia.


“Foi muito proveitosa essa viagem ao Carirí paraibano. Podemos compartilhar de um momento histórico para a região que foi a assinatura da ordem de serviço que vai continuar essa obra tão desejada por todos nós nordestinos. No que diz respeito a conversa com ministro Fernando Bezerra, posso adiantar que temos projetos junto ao ministério da integração nacional que vai melhorar a qualidade de vida de todos os sertanienses”, disse Guga Lins. 

Por Moxotó Ligado

Arcoverde recebe lançamento do livro do Proupe

           O livro “Proupe – Uma experiência pernambucana de sucesso” foi lançado nessa segunda (26), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa pelo secretário de Ciência Tecnologia do Estado, Marcelino Granja.

O PROUPE foi criado pelo Governo do Estado de Pernambuco com vistas a elevar o patamar do ensino nas Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado, ligadas à Associação de Ensino Superior de Pernambuco ASSIESPE.

O programa distribui bolsas que induz o aperfeiçoamento do ensino nas licenciaturas de Matemática, Física e Química. Em Arcoverde, a parceria com Aesa, beneficia cerca de 1200 alunos com bolsas parciais e integrais. As demais licenciaturas e bacharelados também são contemplados com bolsas, em quantidades definidas na Lei 14.430 de 30 de setembro de 2011.

O livro faz um mapeamento das 13 autarquias municipais, que são atendidas com 34 cursos, além dos relatórios das visitas técnicas, onde os alunos são ouvidos e das atividades de contrapartida social como hortas comunitárias, atividade de reforço escolar, biblioteca comunitárias, entre outras.

Em seu discurso, o secretário destacou a importância do programa para viabilizar as autarquias que por muitos anos foram esquecidas pelo poder público estadual. Disse que são injetados cerca de R$ 17 milhões no Proupe, o que garante a viabilidade econômica para as autarquias e garante uma educação superior mais próximo dos jovens.

A prefeita Madalena Britto agradeceu a sensibilidade do governador Eduardo Campos para a questão do ensino superior do interior, particularmente para a questão das autarquias de ensino, a exemplo da AESA que hoje conta com cerca de 1.200 alunos beneficiados e deverá ampliar este número agora em 2014.

Madalena é destaque da Revista Total em Pernambuco

           Após 8 meses de Governo, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB) já pode comemorar o sucesso de seu governo. Seu jeito de governar e suas ações nestes primeiros meses de administração foram destaque da última edição da Revista Total, que destaca sua avaliação positiva de 78% de aprovação popular. 

A prefeita da cidade mais importante do Sertão do Moxotó, também ganhou o status de política com grande influência na região, com grande capacidade de articulação, o que já rendeu para o município a captação de recursos que possibilitaram a construção de grandes obras no município, como a liberação de R$ 40 milhões, para a construção da tão sonhada Adutora do Agreste. Uma obra que vai contribuir muito para o fim do racionamento d’água na Capital do Sertão.

Com tantas conquistas, em um curtíssimo período de tempo, Madalena é destaque em 12 páginas, aonde a revista conta os 16 anos de vida pública da prefeita e a sua trajetória até conquistar o direito de sentar na cadeira mais cobiçada do município, depois de uma vitória esmagadora e incontestável. 


A reportagem destaca o sucesso dos eventos realizados no governo de Madalena, como o Baile Municipal o Carnaval Folia dos Bois e o São João. Este último, considerado o mais seguro e o melhor do Nordeste. Em 2013 foram investidos R$ 2,5 milhões, que geraram um incremento na economia local de R$ 30 milhões, além de gerar 3.500 empregos diretos e indiretos. Cultura, arte, turismo, negócios e geração de renda foram as marcas do São João de Arcoverde.


Na educação, pasta escolhida pela prefeita como prioridade do seu governo, a revista destaca a entrega do material didático para as crianças da Educação Infantil e do Fundamental I; a implantação do método de ensino do Instituto Alfa e Beto - IAB, que prega que se deve aprender brincando e brincar aprendendo, objetivando seduzir os estudantes à leitura, por meio de música, jogos, poemas e leituras circulares no chão, além da garantia do piso nacional para os professores e a garantia de merenda de qualidade, com o auxílio de uma nutricionista, aos alunos da rede municipal de ensino.


Na saúde, a prefeita comemora a entrega da nova Unidade Básica de Saúde Costa Leitão, no bairro do Tamboril; a liberação por parte do Governo do Estado de R$ 22 milhões para construção do novo sistema de esgotamento sanitário do município. O projeto vai levar a rede de esgoto para 18 mil moradores. As obras incluem a construção de uma estação de tratamento de esgoto, quatro estações elevatórias e o assentamento de 33 quilômetros de rede coletora.

A revista ainda destaca a implantação do projeto de ciclismo, o combate a seca e diversas ações da secretaria de agricultura, o sucesso da Arcotrans e a implantação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na cidade, contendo uma unidade permanente de sete policiais bombeiros, um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância de pronto atendimento, instalados no 3° BPM. 
A revista ainda trás várias outras conquistas que justificam o sucesso do governo Madalena Britto.

   

Fonte: PC Cavalcanti

Arcoverde abre hoje encontro dos secretários de turismo de Pernambuco

             Os Dirigentes de Turismo das Secretarias Municipais associadas à ASTUR-PE (Associação das Secretarias de Turismo de PE), juntamente com os órgãos e entidades representativas do turismo no Estado: SETUR-PE, EMPETUR, CTI-NE, SEBRAE, SESC, ABAV e trade turístico em geral, estarão reunidos hoje e amanhã (28) em Arcoverde.

Será o III Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco, que acontece nas dependências do Hotel Cruzeiro. Na abertura, estarão o secretário de turismo de Arcoverde, Albérico Pacheco; a prefeita Madalena Britto (PTB); e o presidente da Astur, André Quirino.

Em pauta, as ações e políticas públicas de turismo, principalmente, no que tange aos programas que visam à interiorização, cada vez maior, do turismo e suas conseqüências positivas no desenvolvimento econômico e social dos municípios. 

Nesta terça (27) acontece a primeira palestra do evento com a coordenadora de fomento da Empetur, Jéssica Menezes, que falará sobre as exigências e Aplicabilidade da Lei Estadual nº 14.104/2010 (Política de Fomento) para os Municípios.

A outra palestra será a apresentação de case de sucesso “Prêmio Mestre Salustiano: Turismo um grande negócio”, pelo técnico do TCE-PE e Ex-Secretário de Turismo de Bezerros, Rogério Beltrão.


O evento de Arcoverde será oficialmente aberto no dia 27/08 pela Prefeita Madalena Britto, e segue com várias atividades até o final da manhã do dia 28, inclusive, com a visita às instalações do Cedec, nas Serras das Varas, e da FundaçãoTerra, na Malhada. “O turismo religioso da nossa cidade está crescendo a cada dia. Essa é a oportunidade dos dirigentes de Turismos conhecer de perto esses equipamentos, que recebem milhares de pessoas por ano”, explica, Pacheco.

Arcoverde: Madalena empossa novos secretários e diretor da DIRT

            Após receber uma carta do então Secretário de Saúde, Adilson Valgueiro, que entregou o cargo afirmando falta de disponibilidade de tempo para atuar na pasta como ela mesma exige, a Prefeita Madalena Britto (PTB) mexeu no secretariado, pela primeira vez, em oito meses de governo.

“Foram seis anos e oito meses, tentando fazer o melhor pelo município. Agradeço a confiança e me coloco a disposição, qualquer dia da semana, para ajudar a nova gestora no que for preciso”, declarou o ex-secretário de saúde Adilson Valgueiro, durante a solenidade de posse dos novos secretários municipais, no gabinete da prefeita, nessa segunda-feira (26).

Andreia Britto foi remanejada da pasta de Assistência Social para a de Saúde. Quem ficou no lugar da mesma, foi Patrícia Cursino Padilha, conhecida pelos oito anos de trabalho desenvolvido na Gerencia da Escola de Referencia do Ensino Médio de Arcoverde- Erema. Na Diretoria de Rendas de Tributos - Dirt, quem assumiu foi Wanderson Luís Lira da Silva, Fiscal Tributário no Município de Arcoverde desde 2004, no lugar de Adeilde Guedes.


“Fomos eleitos para trabalhar para o povo e não fazer de conta. Temos um longo caminho pela frente, mas confio em nossa equipe, que além de competente é determinada”, enfatizou a prefeita, que contou no evento com a presença de todo corpo do governo, autoridades locais e familiares dos empossados.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Arcoverde: Livro do Proupe é lançado nessa segunda-feira (26) na Aesa

            O livro “Proupe – Uma experiência pernambucana de sucesso” será lançado nessa segunda-feira, às 19h, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa pelo secretário de Ciência Tecnologia, Marcelino Granja.

O PROUPE foi criado pelo Governo do Estado de Pernambuco com vistas a elevar o patamar do ensino nas Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado, ligadas à Associação de Ensino Superior de Pernambuco ASSIESPE.

O programa distribui bolsas que induz o aperfeiçoamento do ensino nas licenciaturas de Matemática, Física e Química. Em Arcoverde, a parceria com Aesa, beneficia cerca de 1200 alunos com bolsas parciais e integrais. As demais licenciaturas e bacharelados também são contemplados com bolsas, em quantidades definidas na Lei 14.430 de 30 de setembro de 2011.

O livro faz um mapeamento das 13 autarquias municipais, que são atendidas com 34 cursos, além dos relatórios das visitas técnicas, onde os alunos são ouvidos e das atividades de contrapartida social como hortas comunitárias, atividade de reforço escolar, biblioteca comunitárias, entre outras.

“Trata-se de um grande esforço do Estado de Pernambuco estar investindo no aluno de hoje, professor da rede pública de amanhã”, declara o secretário de  Ciência e Tecnologia Marcelino Granja.


Para o lançamento estarão presentes autoridades como a gerente geral de Políticas de Ensino Superior e Pesquisa do estado Aronita Rosenblatt, a analista em Gestão Educacional, Josefa Siqueira Alves, a prefeita Madalena Britto e o presidente da Aesa, Eduardo Lefosse.

Madalena empossa novos secretários nesta segunda (26)

Andréia Britto assume a Saúde
             Logo mais, às 11h, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB) promove a solenidade de posse dos novos secretários municipais. As mudanças ocorreram nas secretarias de Saúde e de Assistência Social e na Diretoria de Rendas de Tributos.

Na Saúde, saiu o Dr. Adilson Valgueiro, que vai se dedicar agora a sua vida profissional e a Unimed aonde é diretor-presidente. Em seu lugar assume a atual secretária de Assistência Social, Andréia Britto. Para o lugar de Andréia, assume a atual gestora da Escola de Referência de Ensino Médio de Arcoverde, Patrícia Padilha. Na DIRT, o servidor Wanderson Luiz Lira da Silva assume no lugar de Adeilde Guedes.

A solenidade de posse acontece no Gabinete da Prefeita Madalena Britto, quando serão assinadas as portarias de nomeação dos novos assessores municipais. Nesta segunda (26) mesmo, os novos gestores se dirigem as suas pastas para assumirem suas funções.


Flamengo de Arcoverde é goleado por Altinho no pernambucano da Série A2

            O Flamengo de Arcoverde coroou sua participação no Grupo A do Campeonato Pernambucano da Série A2 com uma goleada. Uma goleada desfavorável. Foi massacrado pelo time de Altinho por 4 a 0 no estádio Olívio Lemos. Os gols da equipe altinense foram assinalados por Lalá, duas vezes, Baiano e Altemar.

Com seis pontos, o Altinho possui a mesma pontuação do Sete de Setembro, mas leva vantagem no saldo de gols (4×2) e assume a vice-liderança da competição.

Na próxima rodada, o Flamengo de Arcoverde enfrenta o Araripina no Sesc de Buíque, às 15h, na quarta-feira (28). No mesmo dia, o Serrano encara o Sete de Setembro, no estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada, às 20h.

Também pelo Grupo A, com três vitórias em três jogos, o Araripina é o líder isolado do Grupo A da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Neste domingo (25), no estádio Chapadão do Araripe, o Bode goleou o Serrano por 3×0.

Os gols do Araripina, que soma nove pontos, foram marcados por Mizael, Augusto e Paulinho. O Serrano, que tem três, permanece na quarta colocação da chave.

domingo, 25 de agosto de 2013

Buíque: Jonas tenta recuperar popularidade com retorno de obras esquecidas

            Depois de passar grande parte do tempo de seu governo, o primeiro e o início do segundo, de braços cruzados, o prefeito de Buíque, Jonas Camelo, depois de alçado a condição de pré-candidato a deputado estadual pelo PSD, resolveu arregaçar as mangas e trabalhar. Criticado pela não realização de grandes eventos do município, como o Carnaval e o São Pedro, ele se volta para o campo das obras.

Um bom exemplo a retomada da obra do Pórtico, na entrada da cidade, ainda na PE 270, que foi iniciado pelo ex-prefeito Arquimedes Valença (PTB) no final de seu mandato e esquecido pelo prefeito nos últimos 4 anos. A obra segue em ritmo acelerado e a expectativa é que seja entregue até o dia 7 de setembro. Com ele, também deverá ser entregue um Receptivo Turístico, a cerca de 50 metros do pórtico.


Além de retomar obras abandonadas no seu primeiro governo, Jonas anuncia para o mês da independência várias inaugurações, entre elas a de duas quadras poliesportivas cobertas , uma na vila Frei Damião, e outra no Bairro de São José. E para não dizer que não falou-se das festas, resolveu promover a tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, na vila do Carneiro,  que será transformada para receber Nairê e Forró dos Ballas.

Caruaru: grupo perde mais de R$ 600 mil na BBom e sonha em ter o dinheiro de volta

         No maior prejuízo com as supostas pirâmides financeiras revelado até agora em todo o País, um pequeno grupo de pessoas do interior de Pernambuco tenta reaver R$ 622 mil que investiu em conjunto na BBom. A empresa foi suspensa pela Justiça há mais de um mês a pedido do Ministério Público, sob a acusação de ser uma pirâmide. 

Seis pessoas de Caruaru, a 120 quilômetros do Recife, juntaram seu dinheiro para investir na BBom e colocaram no negócio até uma entidade de ensino, a União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural (Uniderc). O “pacote de investimento” foi pago em três depósitos, tudo pela promessa de retorno de 300% em um ano. Mas a empresa foi paralisada e os investidores não receberam nada.

O grupo entrou na Justiça para reaver o dinheiro. Na ação, alega haver “vastas evidências” de que a BBom é uma pirâmide. O judiciário negou o primeiro pedido, de bloquear dinheiro nas contas da empresa a favor do grupo, mas o pedido de devolução ainda será julgado. As informações sobre o processo são públicas e podem ser acessadas por qualquer um no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Armando Monteiro é o mais novo cidadão de Petrolândia

            Neste sábado (24) a Câmara Municipal de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, concedeu Título de Cidadão Petrolandense ao Senador Armando Monteiro (PTB-PE), em Sessão Solene realizada no Plenário Pedro Cavalcante da Silva. As informação são do blog de Assis Ramalho, de Petrolândia.

Armando foi acompanhado pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB); pelo prefeito de Sertânia, Guga Lins; o ex-prefeito Zeca Cavalcanti  e o vereador de Arcoverde, Luciano Pacheco.

Sempre defendendo ações que desconcentrem a economia de Pernambuco e promovam a interiorização do desenvolvimento, o senador Armando Monteiro propôs às lideranças do Sertão de Itaparica uma série de reuniões com a bancada do Estado no Congresso Nacional, nos próximos dias, para garantir recursos de emendas parlamentares que viabilizem a implantação de um extensão da Universidade do São Francisco (Univasf) na região.

O novo campus da Univasf é uma reivindicação antiga que, na opinião de Armando, deveria fazer parte de uma agenda de desenvolvimento dos municípios do Sertão de Itaparica, garantindo qualificação, formação profissional e empregos por meio da implantação de projetos industriais.

Foto Alexandre Albuquerque
O senador Armando Monteiro esteve na região, neste sábado (24), para receber o título de cidadão de Petrolândia e para prestigiar a primeira feira de tilápia do município de Jatobá. O título foi proposto pelo vereador Carlos Alberto de Araújo Correia e entregue numa solenidade dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Jaques Marques.


Armando chegou a Jatobá na noite de sexta-feira. Durante a viagem, o senador esteve com os prefeitos Robson Leandro (PT-Jatobá), Lourival Simões (PR- Petrolândia) e Gerson Silva (PSB-Tacaratu), além de manter contato com o deputado estadual Rodrigo Novaes e o ex-prefeito Amadeu de Souza Lima (PSB-Petrolândia).

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Custódia vai receber médicos cubanos

          Em seu programa semanal de rádio, o prefeito Luiz Carlos Gaudêncio de Queiroz (PT) comunicou a população a vinda de dois médicos cubanos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde para Custódia. 


Em Pernambuco, 114 municípios tiveram prioridade para receber profissionais do programa. Em todo o país, 1.557 cidades tiveram prioridade para receber servidores pelo Mais Médicos, 1.042 delas na região Nordeste.