quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vítima de acidente de moto em Buíque morre no Hospital da Restauração por falta de UTI


           Uma espera de três dias por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR) terminou em dor e revolta para os familiares do pernambucano Vicente dos Santos Silva, 33 anos. Na tarde desta terça-feira (14), o paciente faleceu na Unidade de Traumatologia do HR. De acordo com denúncia de familiares, Vicente esperava uma vaga na UTI do hospital desde o último domingo (12), apresentando um quadro de traumatismo craniano.

No sábado à noite (11), Vicente sofreu um acidente de moto na cidade de Buíque, sendo socorrido para a Casa de Saúde Senador Antônio Farias, no município do acidente, e encaminhado em seguida para o Hospital Regional de Arcoverde para um melhor atendimento médico. Os dois hospitais não possuíam recursos para atendê-lo e a vítima de acidente de moto foi transferida para o HR, dando entrada na madrugada do último domingo (12). As informações são da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), que prestou apoio jurídico à família no caso.

Ainda segundo o órgão, chegando no HR, Vicente ficou instalado na unidade de traumatologia do local, enquanto esperava vaga na Unidade de Tratamento Intensivo. A advogada da Aduseps, Marta Lins, conta que a Aduseps chegou a enviar dois ofícios - um para a Central de Leitos e outro para o Ministério Público - solicitando a imediata transferência do paciente para uma UTI, na rede pública ou privada. "Nós temos a cópia do laudo médico de atendimento do paciente, no qual ele dá ordem imediata de remoção para UTI neurológica", explica. A Aduseps informa que já havia entrado com ação ordinária com pedido de liminar para remoção do paciente, no Juizado Especial da Fazenda Pública do Estado. Devido à morte do pernambucano, a associação também entrará com pedido de danos morais.

A assessoria de imprensa do HR informa que a gravidade do acidente causou a morte de Vicente. O órgão ainda explica que o paciente estava recebendo os mesmos cuidados na Unidade de Traumatologia que receberia na UTI, em relação à aparelhagem.

Fonte: JCOnline

Um comentário:

  1. Parece até verdade, a realidade da saúde em nosso país está a cada dia mais vergonhoso..humanos são tratados como "animais', não existe mais compaixão nem empenho mais sério e considerável por parte da maioria dos envolvidos.Lamentável...temos que torcer para não caírmos nas mãos desse sistema de saúde negligente e irresponsável.

    ResponderExcluir