Pelo menos 200 produtores de queijo e de leite e Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque e região estiveram reunidos hoje, 18, no clube Polimático da Pedra, participando de audiência pública que debateu os problemas deste segmento da economia regional. Presente ao encontro, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, ressaltou que já era hora do Estado tomar à frente do problema que afeta milhares de criadores e produtores desta região. As recentes apreensões de queijos pela Adagro e Polícia Rodoviária Federal foram um dos fatores que motivaram esse encontro, lembrou o deputado que foi majoritário nesta região.
Estavam presentes ao encontro o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, a presidente da Adagro, Erivânia Camelo, além de outras autoridades e parlamentares de outras cidades. Após debates e sugestões, ficaram definidos alguns eixos de ação com o objetivo de minimizar os problemas dos queijeiros. O Deputado Júlio Cavalcanti ressalta a decisão que a audiência tomou sob três primas: a questão da fiscalização, o controle de qualidade e o transporte dos produtos. No tocante ao controle de qualidade, ficou acertado que a Secretaria de Agricultura, juntamente com o ITEP, irá disponibilizar um laboratório móvel para fazer a análise da água e do queijo produzido na região. Foi ainda definido que os 100 primeiros produtores que fizerem a fiscalização pelo ITEP terão isenção das taxas. Em relação distribuição das mercadorias, o governo do estado deve promover um estudo para a implantação de caixas isotérmicas para o transporte do queijo. Outra decisão tomada durante a audiência foi a instalação de um escritório da Adagro na cidade de Arcoverde, aproximando ainda mais os produtores dos órgãos de fiscalização. Aina não há dta definida de quando isso vai acontecer.
Para o deputado estadual Júlio Cavalcanti, a audiência foi de suma importância para garantir o emprego e a renda de milhares de pessoas que vivem do leite e da produção do queijo em toda essa região. Procuramos o governo do estado, a secretaria de Agricultura veio ouvir os produtores e começamos a dar encaminhamento às soluções dos problemas porque passam hoje todo este segmento econômico, disse o parlamentar petebista. Para Júlio Cavalcanti, garantir o trabalho desses pequenos agricultores e fortalecer a economia leiteira do interior pernambucano é fortalecer o grande projeto de interiorização do desenvolvimento. Precisamos começar pelo que temos hoje, e a produção de leite e queijos é de suma importância para Pernambuco e seu desenvolvimento, portanto é preciso cuidar para que ela seja forte e qualificada para o mercado local e regional, concluiu o deputado Júlio Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário