A Câmara de Vereadores de Arcoverde foi palco de mais uma edição do Projeto Sextas Feiras Culturais, ontem à noite, uma iniciativa da Casa Legislativa que conta com a parceria do Coletivo Cultural de Arcoverde – COCAR e se realiza uma vez por mês, quando, em Sessão Solene, homenageia-se um segmento da cultura arcoverdense.
Desta feita, contemplou-se as artes visuais (pintura, escultura e fotografia) e o artesanato. Na entrada da Casa James Pacheco foi montada uma pequena galeria, onde os cinquenta e um artistas homenageados puderam expor os seus trabalhos, que foram muito apreciados pelo público que compareceu ao evento.
Foram entregues troféus comemorativos do Projeto a sete artistas reconhecidos na comunidade pelo trabalho desenvolvido em sua especialidade. A primeira a receber a homenagem foi a senhora Alaíde Padilha, que durante anos passou seus conhecimentos artísticos nas salas de aula e tem atuação expressiva nos campos da pintura e da decoração.
Na sequência, foi motivo de homenagem especial o Senhor José Monteiro, artesão de 85 anos, que mantém vigorosa produção de peças em madeira, as quais impressionam pela originalidade.
A Casa do Artesão, que congrega um grupo de 17 artistas que produzem um trabalho diversificado e de ótima qualidade, também foi alvo de destaque. O segmento da fotografia foi contemplado com a entrega da homenagem à Carlos Torres, fotógrafo atualmente radicado em Recife, mas que ainda preserva um dos maiores acervos de imagens de Arcoverde. Carlos foi representado pelo seu irmão Cezar Torres.
Das mãos do Diretor do Procon em Arcoverde, Gaudêncio Vilela, o renomado artista Pedro Gilberto, recebeu seu troféu e Arnaldo Tenório, foi o sexto homenageado de destaque, tendo recebido o troféu da representante da Gerência Regional de Educação, Aline Inojosa. O último troféu do evento foi entregue a Suedson Neiva pelo Secretário Municipal de Turismo Albérico Pacheco.
Uma grande novidade foi anunciada pelo Representante do Secretário de Cultura, que agendou reunião com representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil de Arcoverde, com vistas à verificar a viabilidade da realização do Festival Pernambuco Nação Cultural no Sertão do Moxotó. Esse encontro irá ocorrer no próximo dia 18 na Secretaria Estadual de Cultura e certamente irá trazer benefícios para a cultura local.
Ao final, foi anunciado que a próxima edidção do Projeto será no dia 02 de setembro com homenagem aos músicos de Arcoverde.
Fonte: Cocar
Nenhum comentário:
Postar um comentário