sexta-feira, 18 de março de 2011

Arcoverde inaugura Vara da Justiça Federal.

Foi inaugurada no final da tarde de ontem, dia 17, a 28ª Vara da Justiça Federal em Arcoverde. Presentes ao evento o Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembarhado Luiz Alberto Gurgel Faria, a da diretora do Fórum, a Juíza Federal Joana Carolina que em sua fala citou versos do Cordel do Fogo Encantado para saldar a chegada da Justiça Federal em Arcoverde, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), a vice-prefeita Madalena Brito (DEM) e o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, além da juíza titular da 28ª Vara, Daniela Zarzar.

O Desembargador Luiz Alberto Gurgel, presidente do TRF, disse em seu discursos que a instãlação da 28ª Vara em Arcoverde concluia o processo de interiorização da Justiça Federal em Pernambuco, agora instalada em todas as microregiões do estado. Já o prefeito Zeca Cavalcanti ressatou a importância da vara funcionando em Arcoverde que irá beneficiar toda a região. Com competência de Vara Mista, tem atuação nas áreas Cível, Penal, Execução Fiscal e Juizado Especial Federal. Além de Arcoverde, a jurisdição atenderá aos municípios de Venturosa, Tupanatinga, Pedra, Manaíra, Itaíba, Inajá, Buíque, Alagoinha, Ibimirim, Sertânia, Pesqueira e Poção.

A justiça Federal funcionará provisoriamente em um antigo galpão do DNIT totalmente reformado e adaptado. Segundo o desembargador e presidente do TRF, Dr. Luiz Alberto Gurgel a previsão é de que até julho deste ano comece a ser construída a sede própria do tribunal em Arcoverde, na mesma área do DNIT.

A titular da 28ª Vara, Dra. Daniela Zarzar, mostrou-se aberta a comunidade e disse que uma de suas grandes preocupações é com a preservação ambiental e a ecologia. Além da vara da Justiça Federal outros dois órgãos federais estão prestes a se instalarem na cidade de Arcoverde. Na mesma área do DNIT vai funcionar também a Procuradoria Geral da República em um prédio a ser reformado. Outro que chegará a Capital do Sertão é a unidade da Polícia Federal que ainda busca um local para se instalar. A partir da próxima semana, o TRF em Arcoverde já começar arrealizar suas primeiras audiências e julgamentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário