segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prefeitura abre licitação para instalação do Projeto Arcoverde Digital


Nesta semana, a Prefeitura de Arcoverde deve abrir o processo de licitação para a implantação do Projeto Arcoverde Digital. Convênio neste sentido foi assinado pelo prefeito Zeca Cavalcanti ( PTB ) e a Secretária de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, no último dia 29 de março, no gabinete do Prefeito, orçado em cerca de R$ 315 mil.

Com isso, a expectativa da população é de que dento de 90 dias, Arcoverde será a primeira do estado de Pernambuco a contar com internet gratuita em toda a cidade. Um pioneirismo que deverá ser ainda mais acelerado já que o projeto técnico está todo pronto, diferente de outras cidades que ainda estão na fase embrionária de elaboração do sistema a ser implantado.

O Projeto Arcoverde Digital vai garantir o acesso a internet em banda larga para a população da cidade e numa primeira etapa as localidades rurais do CEDEC, Riacho do Meio e Caraíbas. Uma torre de rádio transmitirá os sinais da internet para oito pontos de presença que vão distribuir o sinal para a cidade e zona rural. O Sistema será composto por rádios que irão operar nas freqüências de 2,4 GHz e 5 GHz, sem necessidade, portanto, de obter licença na Agência Nacional de Telecomunicações. É fácil de implementar e administrar, e abrange distâncias de até 50 quilômetros, interliga sistemas celulares e hotspots Wi-Fi. Permite cobertura sem fio contínua em toda a extensão da cidade, abrangendo áreas inatingíveis por outras soluções.

Outra grande novidade do projeto Arcoverde Digital é o aumento da arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano, já que para ter acesso auma senha para receber o sinal da internet, o morador terá que estar em dia com o IPTU da casa a onde mora. O prefeito Zeca Cavalcanti destacou que a implantação do Arcoverde Digital irá criar uma nova perspectiva de desenvolvimento para o município, ampliando negócios e abrindo oportunidades para o crescimento de Arcoverde através da tecnologia da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário