Nos
dias 15 e 16 de agosto, a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa
sediou o 3º Seminário de Promoção das Ações Interventivas Pedagógicas do Pibid
( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
Nesse
seminário, que acontece de quatro em quatro meses, tem-se a idéia de
transformar as licenciaturas e práticas pedagógicas através de novas ações
interventivas. Na ocasião, 150 bolsistas, entre 120 alunos e 30 professores,
expuseram os trabalhos no “hall” da Autarquia, socializando o que vem sendo
desenvolvido.
“Esse
encontro surpreendeu pela quantidade de trabalhos e, sem sombra de dúvidas,
pela qualidade. O desenvolvimento das ações tem sido marcantes e contundentes”,
enfatizou a coordenadora Institucional do Pibid, Socorro de Assis.
O
Pibid é um projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior – Capes, e tem como iniciativa o aperfeiçoamento e a valorização da
formação de professores para a educação básica, além de promover a inserção dos
estudantes (bolsitas) no contexto das escolas públicas, para que desenvolvam
atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e
de um professor da escola.
De
acordo com Assis, a intenção é triplicar o número de bolsistas na Aesa, de 120
alunos para 360 alunos e transformar o Pibid num programa permanente.
Atualmente, trabalha- se com seis licenciaturas (Matemática, Física, Química,
Geografia, Letras e Pedagogia) e no próximo edital existe a previsão da entrada
da licenciatura de Educação Física.
“Sabemos
que a estrutura ainda não é a ideal, mas já vale a disposição da Aesa na
parceria, juntamente com as secretarias de educação municipal e estadual. Isso
é muito importante para Arcoverde, que está no 6º lugar no rank de melhor PIBID
da região nordeste”, finaliza Socorro de Assis.
Fonte/fotos: teresa padilha
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