quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Arcoverde lança o Arcoverde Participativo para formulação do PPA 2014-2017

       Com o auditório da AESA completamente lotado com empresários, políticos, lideranças comunitárias e dirigentes de entidades partidárias e empresariais, a prefeita Madalena Britto (PTB) lançou na noite desta quarta-feira o Programa Arcoverde Participativo – A Prefeitura nas Comunidades, que tem por objetivo convocar a participação popular para a formulação do Plano Plurianual 2014-2017.

Presentes o professor José Arlindo Soares, do Centro Josué de Castro, que coordena o plano; os vereadores Paulinho, Luciano Pacheco, Cleriane Medeiros, Célia Cardoso e Eduíno Britto. O deputado estadual Júlio Cavalcanti e o economista Sérgio Buarque, que fez uma apresentação sobre os dados econômicos e sociais de Arcoverde segundo resultado dos censos do IBGE entre 1991 e 2010.

Para a prefeita Madalena, o programa é a oportunidade da população participar diretamente da formulação dos projetos e ações que vão nortear o governo municipal ao longo dos próximos 4 anos.

O programa Arcoverde Participativo ainda prevê um novo encontro com os diversos conselhos municipais nesta sexta-feira (2) e a participação direta da população. Os moradores dos diversos bairros e comunidades vão receber cartilhas de orientação sobre o que é o programa e o PPA. Nelas, o cidadão poderá destacar várias cédulas, uma cor para cada área (educação, saúde, assistência social, infraestrutura, etc), e anotar suas idéias, sugestões e propostas que deverão ser depositadas em urnas espalhadas pelos equipamentos públicos em cada bairro (escolas, postos de saúde, unidades do Cras e Creas e dos programas sociais). Uma urna ficará também na Agência do Trabalho, em plena Av. Cel. Antonio Japiassu.

A partir da próxima semana, os agentes comunitários de saúde começam a distribuir pelos bairros as cartilhas contendo as cédulas para a população opinar e colocar suas sugestões para a formulação do PPA. Ao todo 107 urnas estarão espalhadas pela cidade e zona rural para que a população participe efetivamente do plano.


A partir das sugestões da população e dos debates realizados com a sociedade civil organizada, a Prefeitura vai sistematizar o Plano Plurianual que será enviado para a Câmara de Vereadores para apreciação, emendas e aprovação. Em seguida ele volta ao Poder Executivo para sanção da prefeita Madalena Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário