quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cine Holliudy reabre Rio Branco nesse dia 11 de setembro

              Será no dia do aniversário da cidade (11/09), que o  Cinema Rio Branco, o mais antigo em funcionamento na América Latina, reabrirá oficialmente às portas para a população com o filme "Cine Holliúdy", às 19h30.

De acordo com a crítica o Cine Holliúdy do diretor cearense Halder Gomes é um filme brega, assumidamente. A cafonice é voluntária e está explícita no visual (figurinos, cabelos), nos diálogos (expressões cearenses legendadas em português), nos nomes dos personagens (Francisgleydisson, Valdisnei, Whelbaneyde) e na trilha sonora (Odair José, Márcio Greyck, Fernando Mendes). 

Mesmo assim, o filme consegue impor respeito e pode ser visto como uma bonita homenagem à arte do cinema, o que reflete um pouco do sentimento nessa reabertura do Cine Rio Branco, que em Maio fez 96 anos

Para a prefeita, o início das atividades do Cine Rio Branco é um “reencontro de Arcoverde com a sua história e o cumprimento de mais um compromisso de governo, que é garantir opções de lazer e cultura para a população”. Além das exibições comerciais, o cinema também será palco de festivais e apresentações de filmes culturais.

  Os ingressos serão a preços populares: inteira - R$ 10,00 e meia-entrada - R$ 5,00. Nas semanas seguintes, já existe programação previstas. A partir do dia 20/09 - "Guerra Mundial Z", com Brad Pitt e no dia 27/09  é a vez do "Meu Malvado Favorito 2".

Avant Premier - No dia 10, a Prefeita Madalena Britto fará uma pré -estréia do Cine Holliúdy, às 19h30 só para convidados, inclusive, com a presença do diretor do filme Halder Gomes.

O filme cearense nas primeiras semanas bateu outro grande sucesso: o Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha.  No último dia 30 de agosto, o filme foi lançado em 50 salas de cinema no norte e nordeste. "Depois, o Brasil inteiro", afirma Halder Gomes. 

Sobre o lançamento no sul e sudeste do País, o diretor não teme que a realidade local das regiões atrapalhe na identificação com o filme. "Já testei o filme em Bangock, e os tailandeses se amarraram. O filme também foi exibido na Mostra Internacional de São paulo, que é o público mais crítico do Brasil, e as sessões ficaram lotadas e o povo morreu de rir", argumenta. "Não é só um filme regional, é uma obra que fala para qualquer plateia e qualquer cultura", finaliza.

Um comentário: