sábado, 30 de julho de 2011



1. Uma primeira leitura que se faz da pesquisa Múltipla, divulgada neste sábado, 30, pela Rádio Independente FM, em Arcoverde, é que o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), à despeita dos ciúmes alheios, está mais do que credenciado para escolher e fazer seu candidato à sucessão com tranquilidade. Seus prováveis postulantes somam uma rejeição de apenas 24% contra 64% de rejeição dos candidatos da Oposição. Traduzindo para os que não precisaram pintar os cabelos, o prefeito só não faz o sucessor se não quiser. Some-se a isso os índices dos que dizem que votam no candidato do prefeito seja quem for ( 39% )e os que dependem do candidato ( 36% ),isso, no mínimo dá, de saída, sem campanha e sem o prefeito pedir voto, pelo menos 50% de intenções de voto para o candidato indicado por Zeca Cavalcanti. Alguns podem querer dizer que o prefeito é dono dos votos em Arcoverde. Não! Graças a Deus o povo é independente, mas reconhece quem trabalha por ele e por sua cidade. E nesse item o atual prefeito dá de goleada.

2. Outra constatação que se faz, embora alguns tentem se misturar com analistas políticos, salvaguardando a competência do realizador da pesquisa, é que o famoso “mito” Julião não empolga mais a população de Arcoverde. Tem em seus números um recall de 2 eleições, vale salientar, derrotado em ambas, uma delas para o atual prefeito, mas que não se traduzem em consistência para uma eleição tranqüila. Basta ver os números dele com, por exemplo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo ( 38% a 24% ). Em nenhum dos casos, mesmo diante do Secretário de Finanças, Geovane Freitas, que a oposição diz ser fácil vencer, o “mito” não decola e chega a perder para os indecisos, brancos e nulos ( 41% a 48% ). Salientando, ainda, que na disputa com o vereador Luciano Pacheco, que tem uma das maiores rejeições entre os candidatos governistas (apenas 14%), ele fica no empate técnico ( 35% a 33% ). Finalmente, vale salientar, ele demonstrou ser a liderança, mas no item rejeição, com 26%, quase a metade de toda a rejeição da oposição. Demonstra ter musculatura de saída, mas não parece ter de chegada.

3. Já a vice-prefeita Madalena Brito faz valer seu recall de quase 16 anos de poder ( 8 como secretária de Assistência Social e 7 como vice-prefeita ) para liderar todos os cenários da pesquisa. Começa enterrando o “mito” com todo mundo na disputa ( 32% a 14% ) e depois o massacra num duelo entre os dois ( 60% a 24% ). Seja disputando somente contra um ou mesmo contra outros nomes, a vice-prefeita lidera tranqüila. Mas, apesar disso, nem tudo é tão simples e direto como números de pesquisas. Apesar da vantagem, Madalena tem no atual prefeito, Zeca Cavalcanti, seu grande cabo eleitoral. Sem ele, o quadro pode ficar mais complicado para uma candidatura alternativa. A tranqüilidade hoje das pesquisas não pode dar a certeza da candidatura já que uma análise mais fria dos números dá conta que em caso de rejeição o prefeito Zeca está tranqüilo quanto aos seus candidatos. Madalena, sem dúvida, seria a ponte mais tranqüila para a vitória das forças governistas. Não é a toa que a vice-prefeita já sentenciou: só sai com o apoio do prefeito.

4. Pra finalizar, a Rádio Itapuama FM promoveu uma enquete e comprovou o que se esperava: a população só quer saber de eleição em 2012. O que a maioria, mais de 90%, quer hoje é que os prefeitos trabalhem em prol de seus municípios e deixem a campanha para a hora da campanha. No mais, apenas tempero para debates e ilações de rodas políticas de uma pequena minoria em contraponto da maioria da população que quer ver trabalho e obras em seu bairro e sua cidade. Como dizem os políticos: pesquisa é o retrato do momento; cabe apenas pregar na parede e trabalhar porque a população quer é mais trabalho e não blá-blá-blá.

Um comentário:

  1. SEM SOMBRA DE DÚVIDA, MADALENA É UMA EXCELENTE CANDIDATA. TEM O APOIO MACIÇO DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, TAMBÉM É A PREFERIDA DOS CORRELIGIONÁRIOS DA EX-PREFEITA ROSA BARROS, BEM COMO CONTA COM A SIMPATIA DO PREFEITO ZECA E DO IRMÃO JÚLIO CAVALCANTI.

    AGORA É BOM LEMBRAR QUE OS DEMAIS POSTULANTES, COMO LUCIANO PACHECO, WELLINGTON ARAÚJO E GIOVANI FREITAS SÃO PESSOAS BASTANTE COMPETENTES E QUALQUER UM DELES, SENDO CANDIDATO APOIADO POR ZECA GANHA A ELEIÇÃO. O PRESTIGIO DO PREFEITO ZECA É TÃO GRANDE EM ARCOVERDE, QUE NINGUEM DA SITUAÇÃO OUSARIA ENFRENTÁ-LO, POR QUE SERIA DERROTADO NAS URNAS, TAL COMO ACONTECEU COM A EX-PREFEITA ROSA BARROS, QUE TEVE O DESPRAZER DE SER ABANDONADA POR SEUS EX-CORRELIGIONÁRIOS, E PRINCIPALMENTE, ELEITORES, IMPONDO DERROTAS TERRIVEIS EM CIMA DE CAETANO NETO E ZÉ MARCOS.
    ZECA, REALMENTE É O MAIOR E MELHOR PREFEITO DE TODA A HISTÓRIA DE ARCOVERDE. PARABÉNS...PREFEITO.

    ResponderExcluir