sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jogos Estudantis marcam luta contra o crack em Arcoverde.

Cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, professores, pais de alunos e gestores públicos de Arcoverde estarão participando da abertura dos Jogos Estudantis, às 14h desta sexta-feira (22), na Praça da Bandeira, centro da cidade. O evento marcará a continuidade da campanha "Arcoverde contra o Crack", lançada no mês passado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Prefeitura e Câmara municipais, educadores, conselheiros tutelares, Sesc, Pastoral da Infância, igrejas evangélicas e ONGs.

Para o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, "esta campanha, que faz parte do projeto Ministério Público nas Ruas , reforça o programa Pacto pela Vida , fortalece a lei estadual do perímetro de segurança escolar e traduz o slogan de nossa gestão, que é Cidadania em ação". Em seguida, frisou que "ao sentir a sociedade arcoverdense mobilizada nesta campanha e as instituições unidas em torno do mesmo propósito, tenho a certeza de que não perderemos esta guerra contra o tráfico, até porque o mal não pode jamais vencer o bem".

A abertura dos jogos está sendo organizada conjuntamente pelo MPPE, Gerência Regional de Educação de Arcoverde, Polícia Militar e Autarquia Municipal de Trânsito. Neste evento, as escolas públicas e privadas do município foram mobilizadas em torno da luta contra o crack e outras drogas e estarão participando do desfile de abertura dos Jogos Estudantis, além de apresentação de grupos folclóricos, musicais e de dança, e mostra de artes plásticas.

Na abertura do evento, o promotor de Justiça da Cidadania, Infância e Juventude de Arcoverde, Carlos Eduardo Domingos Seabra, que idealizou a campanha, expedirá Recomendação às autoridades locais, dispondo sobre a execução e fiscalização do Perímetro de Segurança Escolar, uma das principais metas da gestão do procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon.

De acordo com Carlos Eduardo, os Jogos Estudantis de Arcoverde se desenvolvem com o objetivo de conscientizar jovens e adultos contra a problemática das drogas no município, representando o primeiro grande momento da campanha, após seu lançamento, em junho passado. O cronograma de atividades da campanha prevê outros eventos do mesmo porte, que serão desencadeados nos bairros do São Geraldo, São Cristóvão e Boa Esperança, cujo mapeamento feito pelo 3º Batalhão da Polícia Militar em Arcoverde apontou como "zonas vermelhas", para o consumo e tráfico de entorpecentes.

Levantamento feito pela Promotoria de Justiça de Cidadania, Infância e Juventude de Arcoverde revela números preocupantes em torno da questão do tráfico e consumo de crack e outras drogas em Arcoverde e cidades vizinhas. De acordo com Carlos Eduardo, Arcoverde poderia receber um Centro Regional para tratamento e recuperação de usuários de drogas, que ficaria encarregado de definir ações preventivas de modo permanente nos oito municípios da região, que reúnem cerca de 300 mil habitantes - Arcoverde, Alagoinha, Buíque, Venturosa, Itaíba, Pedra, Pesqueira, Tupanatinga e Venturosa.

O levantamento da Promotoria também revela que na Funase de Arcoverde, cuja capacidade é de 30 internos, há hoje 48 adolescentes internados. Desses, apenas 19 são de Arcoverde. "O mais importante é que 40% de todos os menores internados na Funase de Arcoverde tiveram envolvimento com substâncias entorpecentes ou praticaram atos infracionais sob efeito de algum tipo de droga", observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário