A Universidade de Pernambuco (UPE) poderá ofertar, a partir de 2013, com realização do vestibular no próximo ano, o curso de medicina na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Estado. Também há a possibilidade de ser inaugurado um novo câmpus em Palmares, na Zona da Mata, neste mesmo período. Lá, entretanto, ainda não há definição de quais graduações serão oferecidas.
"Estamos dependendo da liberação de recursos federais, já assegurados no orçamento da União. Somente de 2010 aguardamos cerca de R$ 10 milhões para as unidades de Garanhuns e Arcoverde. Há ainda emendas individuais e de bancada", diz o reitor da UPE, Carlos Calado. No total, a UPE tem quase R$ 50 milhões pendentes com o Ministério da Educação. "O governador Eduardo Campos está empenhando em conseguir que esses recursos sejam liberados para a UPE", complementou o reitor.
Segundo Calado, a realização do vestibular em Serra Talhada e Palmares pode ocorrer separadamente dos demais cursos da universidade. "Acredito que será possível iniciar aulas nessas cidades em 2013", comentou. Uma das ideias da UPE é começar a oferecer cursos tecnológicos, que são de nível superior, mas realizados em tempo menor que as tradicionais graduações. Os tecnológicos duram em média dois anos.
Atualmente, a UPE mantém unidades na capital pernambucana e em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. No interior, há câmpus em Nazaré da Mata, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arcoverde e Petrolina.
fonte: jconline
Nenhum comentário:
Postar um comentário