domingo, 13 de novembro de 2011

Arcoverde prepara plano de contingência de combate a Dengue

                   A prefeitura de Arcoverde entrega até o dia 5 de dezembro um plano de contingência ao Ministério da Saúde para poder receber um repasse, como garantia de que vai melhorar ações de combate e controle ao mosquito da dengue no município. A portaria autorizando a liberação do repasse foi anunciada na semana passada pelo Ministério e publicada no Diário Oficial da União em 31 de outubro. Ao todo, o Ministério da Saúde ampliou em R$ 5,3 milhões o repasse para o combate a dengue no Estado.

O município de Arcoverde será contemplado com R$47.584,45 para combater a Dengue na cidade. A cidade tem um baixo risco para uma epidemia de dengue. A comprovação é do Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela secretaria de Saúde do município e VI GERES.

De acordo com a pesquisa – a última deste ano – o índice geral de infestação ficou em 75 notificações, e destes, apenas 11 foram confirmados, considerado baixo risco de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde. Em cima dos dados que foram coletados, a prefeitura terá condições de reformular ou intensificar ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Os dados revelaram 438 notificações com 108 casos confirmados de dengue clássica em todos os 13 municípios que compõem a Regional de Saúde de Arcoverde, com o município de Sertânia ocupado o primeiro lugar com 109 notificações e 36 casos confirmados.

Agentes de combate a endemias intensificarão as visitas domiciliares em busca de criadouros do mosquito, farão tratamento de focos com larvicida e distribuirão material informativo para a população.

Fonte: xisclub

Nenhum comentário:

Postar um comentário