segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Arcoverde mantém ritmo de crescimento segundo a Firjan. Saúde entre as melhores.


                          Os últimos números do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal confirma um constante e gradativo crescimento do município de Arcoverde. O município ocupa hoje a 19ª posição em Pernambuco com um índice de 0,6678, números referentes a 2009. Um dos pontos fortes foi sem dúvida a saúde, quando o município alcançou a classificação de alto desenvolvimento, com um índice de 0,8417, bem superior ao do Estado de Pernambuco que é de 0,7661. Em 2005, primeiro ano do Governo Zeca Cavalcanti ( 1º mandato ), o índice da saúde era de 0,7219. Um crescimento de 16,5% somente no tópico saúde. No total consolidado ( saúde, empregos e educação ) Arcoverde cresceu nos últimos 5 anos ( 2005/2009 ), mais de 14%. O grande diferencial de Arcoverde para outras cidades da região, é que o município vem mantendo sempre um ritmo permanente de crescimento que a cada ano se consolida e cria raízes. Diferente de algumas cidades que vivem alguns “booms” de empregos temporários devido às grandes obras federais. Obras essas que já estão chegando por aqui, como é o caso da Transnordestina.

Na saúde, além dos investimentos privados, com o surgimento de clínicas e outros equipamentos, o setor do município também foi amplamente reforçado com a implantação de 7 novos PSFs, redução da mortalidade infantil, implantação dos centros de especialidades médicas e odontológicas, abertura da Policlínica Dr. Paulo Rabello na Boa Esperança, contratação de médicos, ampliação do PACS, forte combate a dengue e implantação do NASF, além de outros equipamentos como o Caps, Laboratório de Análises Médicas e o Centro de Saúde da Mulher. Investimentos que segundo o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) serão ampliados nestes próximos dois anos com a implantação da 2ª Policlínica no Bairro do São Cristóvão e a recente inauguração do Centro de Fisioterapia Dr. Luiz Coelho Filho. Na lista ainda a instalação de uma UPA no bairro da Boa Vista/Cohab I. Neste setor de saúde, Arcoverde faz parte dos 13% dos municípios brasileiros considerados de alto desenvolvimento, ocupando o 5º lugar em Pernambuco, atrás apenas de Moreno, Camaragibe, Itapetim e Fernando de Noronha. Recife vem em 8º, Caruaru em 10º, Garanhuns em 60º, Sertania em 158º, Serra Talhada em 159º .

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário