O Carnaval
de Pernambuco conquistou uma marca histórica. Neste ano, a receita turística em
12 polos e no Festival de Jazz de Garanhuns foi de R$ 1 bilhão, um
crescimento de 30% em relação ao ano passado, quando R$ 773 milhões
foram injetados na economia do Estado. O fluxo de visitantes, que engloba
o número de turistas e excursionistas (visitantes que não pernoitam nem
residem no entorno do local visitado), também registrou crescimento. Mais
de 1.200.000 pessoas curtiram a Folia de Momo em Pernambuco, o que representa
um aumento de 7% comparado a 2012, quando foram registrados 1.140.000
visitantes.
A ocupação
hoteleira ficou em torno de 84% com destaque para a Região Metropolitana
do Recife - RMR (91%) e para os municípios de Bezerros, Tamandaré,
Surubim e Vitória de Santo Antão que tiveram 100% de ocupação. O gasto
médio individual diário foi de R$ 169,96, 9% a mais do que no ano passado,
quando foi de R$ 155,79. "Esses números ratificam que o Carnaval, mais
do que uma festa, é um grande negócio que gera emprego e renda para os pernambucanos",
comemora o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
Os dados
são resultados da pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur)
que revelou ainda o perfil do turista da RMR. Cerca de 90% dos turistas
eram brasileiros e 10% estrangeiros. Os estados do Nordeste corresponderam
a 48% dos turistas para o Pernambuco, principalmente a Bahia (9,99%) e o
Ceará (9,31%). Individualmente, o maior emissor foi São Paulo (18%). No
mercado internacional, os principais emissores foram Alemanha (12,79%),
Argentina (9,88%), Portugal (9,88%), França (9,30%) e Inglaterra (8,72%).
A pesquisa
do Carnaval 2013 foi realizada pela Setur-PE, através da Unidade de
Gestão da Informação da Empetur, que realizou uma pesquisa entre os dias
08 e 17 de fevereiro, entrevistando mais de 204 mil foliões no Aeroporto do
Recife, Terminal Integrado de Passageiros, BR 101, BR 232, PE 60, nos polos
do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Olinda, Bezerros, Nazaré da
Mata, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro,
além de Garanhuns em virtude do Festival de Jazz. Além da pesquisa
presencial, a Empetur também fez um levantamento em toda rede hoteleira
pelo telefone. A metodologia utilizada é aceita pela Organização Mundial
do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.
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