domingo, 17 de fevereiro de 2013

Começa o ano em Arcoverde



Dizem que o Brasil só começa depois do carnaval. E ele terminou. E agora? Agora começa, como dizem os sufistas (não são os que andam de prancha) o momento da razão. Os olhos se voltam para os passos de cada um, de nossas vidas e, como não somos colunistas sociais, da vida dos políticos; suas ações e suas atitudes. O pós-carnaval começa com um fato inédito e admirável. Nesta segunda-feira a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, estará presente, ao lado de seus secretários, na sessão de abertura do ano legislativo da Casa James Pacheco. A memória as vezes me é falha, mas, pelo menos, nos últimos 30 anos, não me lembro de um prefeito ter feito isso. Ela vai levar sua mensagem, bem elaborada e bem escrita, para descrever suas ideias e a parceria com o Poder Legislativo. É a simbiose do poder. Um poder que tem, do lado de lá, na câmara, pelo menos em termos eleitorais, 7 governistas e 3 oposicionistas. Mas, como a política é dinâmica é bem provável que a ala oposicionista fique um pouco menor. À bem da verdade, Arcoverde começa, pra valer, a partir desta segunda-feira, a construir seu futuro. Por vários anos a cidade teve deputados estaduais tentando aniquilar um ao outro, e a cidade pagava o pato. Hoje temos, depois de quase uma década, um deputado filho e trabalhador pela terra. E o federal? Bom, esse será novidade na terra do cardeal, afinal de contas, há muitos anos que “nossos” federais são de outras terras. Até vereador do Recife quer ser deputado federal. Mas isso é um direito e tem que ser respeitado, mesmo que o eleitor não corresponda em votos. Finalizando, já que falei demais, hoje é segunda-feira, dia primeiro de 2013; o começo foi só pra gente lembrar que hoje começa 2013, embora que ele começou há exatos 49 dias.

TIRAS

A escolha - Informações dão conta que a eleição da nova diretoria da Amupe, dia 18, poderia ter um tempero da capital do Samba de Coco. A atual prefeita Madalena Britto (PTB), teria sido consultada para integrar a chapa municipalista na vaga indicada pelo Partido Trabalhista: a vice-presidência. Ela teria preferido abdicar do convite para se dedicar ao cuidado com a cidade que lhe deu 72% dos votos válidos. A vice ficou com Izaias Régis de Garanhuns.

Nova conta - Os municípios brasileiros terão que assumir até 2014 a responsabilidade pela administração da iluminação pública. As prefeituras terão que arcar com as despesas da rede pública de iluminação e sua eventual ampliação. A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da resolução n° 414/10. 

Nova tela – Nas próximas semanas o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, começa a aparecer nas redes sociais da rede mundial de computadores. Diferente de muitos, passou 8 anos como prefeito e nunca fez uso disso para propagar sua imagem, seja em facebook, site ou outros meios eletrônicos. Mas, agora, livre das obrigações legais, prepara-se para mostrar a cara, o que fez e o que quer fazer por toda a região. O cara é federal!

Mudanças – A Arcotrans, de vento em popa, começa a fazer modificações no tráfego de Arcoverde. Com o quadro reforçado com novos funcionários, a autarquia já fez uma modificação que visa facilitar a mobilidade das lotações do receptivo. A estreia rua que liga a Av. Zeferivno Galvão à Barbosa Lima, próximo à secretaria de Ação Social, virou mão única. Agora só sobe.

Novas cores – Quem subisse na última sexta-feira (15) o primeiro andar da prefeitura poderia até ficar assustado, ou mesmo, admirado. Não se preocupe, não foi nada feito ou desfeito pela prefeita. É que lá estava o ex-candidato a vice-prefeito da chapa encabeçada pelo ex-vereador, ex-deputado, ex-candidato derrotado em 2000 e novamente em 2012, Isael. Ah! Era Marlos. Tava de amarelo...amarelo...amarelo..

Interrogação – Basta entrar na internet e vê que “prefeito” vai ao seminário promovido por “Eduardo”, o governador, que prepara-se para ser candidato a presidente. Já conseguiu a simpatia da Veja, da Folha de São Paulo e do Estadão, resumindo: todos os veículos chamados da “direita” que não engolem Lula e muito menor sua pupila Dilma.

Repetição – Batendo na mesma tecla, o PSB já definiu, offline, que o partido terá candidatos próprios em todos os estados aonde hoje tem governadores, entre eles Pernambuco. Ou seja, Armando Monteiro, do PTB ou candidato dono do seu espaço, que é grande, ou sucumbe seu projeto para alimentar a fome de Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário