sexta-feira, 17 de maio de 2013

Arcoverde: Dia da luta Antimanicomial é lembrado com caminhada pelo centro da cidade

           Nessa sexta-feira, 17, o Centro de Assistência Pscicossocial Espaço Renascer realizou movimento em alusão ao dia da Luta Antimanicomial (18 de maio). A caminhada começou na Rua Mário Melo, sede do CAPS, e seguiu até a Praça da Bandeira. “O objetivo é voltar o olhar da população para a luta, que remete a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental”, declara a coordenadora do CAPS,  Cristiane Inácio.

O CAPS tipo II se propõe em funcionar com caráter substitutivo à internação psiquiátrica e inserir socialmente o portador. Por meio de uma equipe interdisciplinar, realiza atividades como: atendimentos individuais, atendimentos em grupos, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimentos à família, todas voltadas as atividade voltadas à integração do portador de transtorno psíquico à comunidade.

HISTÓRICO - O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Na origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde - (SUS); está ligado também a experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

A lei 10216/2001 foi uma conquista, desde que foi promulgada, houve alguns avanços alcançados com a criação de serviços abertos e comunitários, que possuem nos alicerces o respeito, a garantia da liberdade de direitos das pessoas em sofrimento psíquico e favorecer o convívio com a família e alertando a sociedade a rever os conceitos sobre a loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário