terça-feira, 28 de maio de 2013

Pesquisa interna com pacientes traça avaliação do Hospital Regional de Arcoverde

             Pela primeira vez os pacientes do Hospital Regional Dr. Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, puderam expressar sua opinião sobre o atendimento feito por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e atendentes daquela unidade de saúde. A pesquisa foi realiza nos dias 23 e 24 de maio deste ano.

Segundo o Diretor Administrativo do Hospital, José Joaquim dos Santos, através de um formulário padronizado e sem identificação, cada pessoa pôde fazer sua avaliação em cinco itens: atendimento dos recepcionistas, atendimento do seu médico, atendimento nas enfermarias, higiene e instalações. A classificação ia de ótimo à ruim. Em outro campo do formulário foi solicitado também as sugestões dos pacientes pesquisados.

O resultado geral da pesquisa apresentou um resultado satisfatório para aquela unidade de saúde. Entre ótimo e bom os recepcionistas tiveram uma aprovação de 93,33%, contra 4,44% de regular e 2,22% de ruim. Já os médicos foram avaliados positivamente por 93,34% dos pacientes pesquisados, contra 6,67% de regular. As enfermeiras tiveram uma avaliação positiva (ótimo e bom) de 97,78%. No item higiene a aprovação foi de 68,89%, contra 26,67% que consideram regular e 4,44% ruim. Já a parte de instalações do Hospital Regional de Arcoverde foi a que teve menor avaliação positiva, com 62,23% de aprovação. Para 24,44% dos pesquisados as instalações do HRA são regulares e 13,33% consideraram ruins.

A pesquisa fez um levantamento na Maternidade, na Clínica Pediátrica, nas Clínicas Masculina e Feminina e na média geral o Hospital Regional ficou com uma avaliação positiva de 83,11% contra 12,89% de regular e 4% de ruim. No quadro de sugestões, uma das principais reivindicações dos pacientes em todas as áreas é quanto a melhoria do atendimento dos médicos e da emergência.


Hospital – O Hospital Regional de Arcoverde atende hoje a cerca de 5.500 ( cinco mil e quinhentos ) pacientes por mês, sendo que destes 60% são de Arcoverde. Os demais são dos outros 13 municípios que compõem a VI Geres e de outros 7 municípios, incluindo pacientes de cidades paraibanas como Monteiro, Zabelê, São João do Tigre e outras. De acordo com o Dr. José Ivan Vidal, Diretor Geral do Hospital, pelo menos 70% do pessoal que hoje é atendido naquela unidade deveria ser atendido nas unidades básicas de saúde dos municípios, já que o HRA é uma unidade de Urgência e Emergência. Para ele, a avaliação positiva dada pelos pacientes é um estímulo a ser trabalhar ainda mais para melhor atender a população. Ele anunciou que nos próximos dias começa um projeto de humanização do atendimento em todas as áreas do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário