terça-feira, 25 de junho de 2013

Movimento entrega Carta Aberta de Reivindicações a prefeita de Arcoverde

          Na última quinta-feira (20), o movimento independente “O Sertão Acordou” foi às ruas de Arcoverde no ritmo dos protestos que ocorreram em todo o País. Na pauta, muitas reivindicações, que foram parar em frente ao camarote da Prefeitura na abertura do São João da cidade.

Na ocasião, a gestora se em receber o grupo para nessa terça-feira (25), às 11h, na sede da Prefeitura de Arcoverde. E assim foi realizada. “Parabenizo pela iniciativa. Devemos sempre lutar pelos nossos direitos, por isso estamos aqui para ouvir e fazer um governo participativo”, cumprimentou a prefeita.

O grupo estava composto por 10 jovens e entregou uma Carta Aberta de Reivindicações. Foram cerca de três horas de debate baseados em seis temas, dos quais saíram demandas de metas para possíveis soluções.

Entre os temas estiveram saúde, implantação do Portal da Transparência, realização de concurso público (reforma administrativa), instalação de uma política habitacional, melhorias para o transporte público e para o âmbito cultural da cidade.

Na saúde, a Prefeita se prontificou em apurar, quanto as questões do atendimento e falta de médicos e garantiu, que cobrará providências para sanar quaisquer problema na Políclinica e nos Postos de Saúde da Família do município.

Em relação ao Hospital Regional Ruy de Barros Correia, Madalena explicou que dentro da instância da prefeitura não tem autonomia para intervir, a não ser, tentar solicitar melhor atendimento e resoluções enquanto prefeita ao Estado. A unidade de saúde está instalada na cidade, mas atende não só as pessoas de Arcoverde, mas principalmente da região.

Quanto ao Portal da Transparência, a controladora do Município, Luciana Bezerra esclareceu, ao assumir o cargo, a prefeita solicitou rapidez na implantação da atividade. Em processo de finalização de digitalização de documentos, a empresa responsável deve regularizar os serviços até setembro.

“Toda nossa movimentação financeira, assim como da Aesa e da Arcotrans está sendo atualizada pelo portal do município,onde qualquer pessoa pode ter acesso pela internet”, explicou o secretário de finanças Luciano Britto, que acrescentou dizendo que o link logo estará disponível no site institucional da prefeitura. “Essas questões técnicas já estão sendo providenciadas”, falou.

O projeto de lei para o concurso público já foi elaborado. Em breve, será encaminhado para a Câmara dos Vereadores, onde espera ser aprovado, para que se possam realizar as provas no segundo semestre de 2013. Serão cerca de 1.000 vagas em todas as áreas.

Com a elaboração do Plano Plurianual (PPA), previsto para agosto, muitas sugestões e propostas dessa reunião serão encaminhadas para que possam ser contempladas no mesmo. Como foi o caso, das melhorias do transporte público, que já vem sendo debatidas com os proprietários das empresas de ônibus, mas também, viabilizar um transporte para as viagens dos jovens que estudam fora da cidade. “podemos também pensar na possibilidade do passe livre para os estudantes”, declarou a prefeita.

Na cultura, para Madalena, o governo já deu o primeiro passo com a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e agora caminha para realização da Conferência Municipal de Cultura, em Agosto. A partir daí, se criar um conselho e juntos pensar no fomento de políticas públicas de cultura para Arcoverde.

“O saldo da reunião foi positivo, agradecemos a oportunidade e esperamos que às portas continuem abertas, por que de agora em diante sempre estaremos por perto”, ponderou uma das líderes do grupo. Para a prefeita, o caminho é esse, o diálogo. “Estamos juntos de vocês, queremos fazer nossa parte quem ganha com tudo isso é a população como todo”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário