quinta-feira, 22 de março de 2012

Assembleia aprova proibição do uso de caneta laser em jogos e shows em Pernambuco

          Projeto de lei de autoria do deputado Júlio Cavalcanti (PTB) que proíbe o uso de caneta laser em todos os estádios de Pernambuco foi aprovado na tarde desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. Além de proibir o uso das canetas a laser, o projeto veda também a utilização em locais de grande aglomeração de qualquer outro objeto similar que emita feixe de luz.

O projeto segue agora para sanção do governador Eduardo Campos, que deverá fazê-lo no prazo de 15 dias. Quando a lei entrar em vigor, quem for flagrado utilizando uma “laser point” nas arenas de esportes receberá primeiro uma advertência. Em caso de reincidência, pagará uma multa que varia entre R$ 1.000 e  R$ 10.000, 00.

Vários casos do mau uso dessas canetas já foram relatados no mundo inteiro. Em 2010, segundo a assessoria do deputado, a revista “The New England Journal of Medicine” publicou um estudo sobre os danos que o laser pode acarretar à saúde.

De acordo com esse estudo, ele consegue atravessar a córnea, passa pelo cristalino até atingir a retina. Com isso causa queimadura e uma possível perda da visão central. Nesse número da Revista há o relato sobre um garoto suíço de 15 anos que, ao brincar na frente do espelho com uma canetinha com a potência de 150 mW, perdeu parte da visão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário