domingo, 28 de outubro de 2012

Um novo cenário no Brasil



Fechadas as urnas de 2012, partidos, políticos e futuros candidatos as eleições majoritárias de 2014 começam a fazer as contas em busca de seus projetos politico-eleitorais. Se no primeiro turno o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) saíram como vitoriosos elegendo em 1º turno seus candidatos nas capitais de seus estados, o 2º turno reservou para o PT e o ex-presidente Lula a grande vitória em São Paulo, com o que ele mesmo denominou de seu segundo “poste”, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, abatendo um dos símbolos do tucanato, o ex-ministro José Serra. A vitória petista em Sampa fez brilhar novamente a estrela de Lula em num momento em que novos nomes começam a se articular visando as eleições presidenciais de 2014, Eduardo e Aécio. A vitória paulista reforça a reeleição da presidente Dilma, que vestiu a camisa de vários candidatos neste segundo turno, inclusive a de Haddad. Eduardo, por sua vez, comemorou a vitória em seis das sete cidades que seu partido (PSB) disputou no segundo turno. A legenda chega em 2012 a mais de 440 prefeituras no Brasil, mais fortalecido e com um pé em 2014. Em 2008 tinha 308 prefeituras. Na liderança das prefeituras ainda segue o PMDB, com pouco mais de 1.000 prefeituras, seguido do PSDB em torno de 700 e do PT com pouco mais de 630 prefeituras País afora. O PSD, partido neófito em eleições começam 2013 com 500 prefeituras em sua carteira política. Se confirmar a possível fusão com o PP que conquistou este ano 467 prefeituras, a sigla pessedista ficaria atrás apenas do PMDB. O partido mais derrotado em termos numéricos foi mesmo o DEM. Saiu de 495 prefeituras em 2008 para apenas 276 este ano. No contrário da onda e de que as questões municipais prevalecem aos debates nacionais, em Manaus o PSDB trouxe de volta a cena política o tucano Arthur Virgílio, que venceu a candidata apoiada por Lula e ACM Neto em Salvador, também derrotando um candidato lulista. Como todo ser político, o brasileiro agora se volta para o peru de Natal, ou para a seca que começa a deixar sem água dezenas de cidades pernambucanas em meio a enxurradas de votos que os candidatos tiveram do dia 7 de outubro para cá. Mas com certeza, os olhos, ouvidos e coração dos políticos já estão batendo e vendo o outubro de 2014, quando mais uma vez o brasileiro vai as urnas para eleger um presidente, um governador, um senador, deputados estaduais e deputados federais. A política segue em frente e a vida também.

CURTAS

Análise - Ao comentar a vitória de seu partido (PSB) em mais de 440 cidades brasileiras, o governador Eduardo Campos disse que “Isso aumenta a nossa responsabilidade. Não queremos simplesmente ganhar eleições. Queremos que as cidades que elegeram nossos candidatos sejam as verdadeiras vencedoras. Já somos o partido cujos candidatos tiveram mais êxitos ao tentar a reeleição. E vamos trabalhar duro para continuar assim”.

Trânsito – Começa nesta segunda-feira (29), pra valer, a regras de utilização da Zona Azul em Arcoverde. São mais de 400 vagas rotativas aonde os motoristas só poderão ficar por no máximo 2h. Cada hora vai custar R$ 1,20, mas os motoristas também poderão fracionar sua parada a partir de 30 minutos. Os parquímetros além do cartão, também receberá moedas.

Festa – O Deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) tirou o domingo para visitar suas bases e comemorar a eleição de prefeitos aliados no Sertão do Moxotó e Agreste. A primeira comemoração aconteceu no Distrito de Santo Antônio, no município da Pedra, aonde foi parabenizar o prefeito eleito Zeca Vaz (PTB). No final da tarde, a festa foi em Albuquerque Né, ao lado do prefeito eleito Guga Lins (PSDB).

Fora do ar – Já com a diplomação marcada para o próximo dia 17 de dezembro, o prefeito reeleito de Buíque, Jonas Camelo (PSD), ainda não parou das comemorações da vitória sobre seu adversário Arquimedes Valença com mais de 3 mil votos de diferença. Quem vem puxando o barco na cidade é a vice-prefeita eleita Miriam Briano (PSB).

ABC do futebol – É como vão ficar os times pernambucanos no campeonato Brasileiro de 2013. Santa Cruz perdeu ontem e permanece na 3ª divisão. O Sport que alimenta uma esperança que nem o torcedor tem mais, está de malas prontas para voltar a segundona. E o Náutico permanece, apesar de uma campanha sofrível, na série A do Brasileirão. A sopinha de letras permanece.

Eleições 2014 – Computados vitoriosos e derrotados nas eleições de 2012 em Arcoverde e região, o pensamento se volta para o pleito de 2014. Nomes começam a serem ventilados e a Terra do Cardeal pode ter vários “filhos da terra” candidatos a deputado estadual no próximo pleito. Além do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) que vai para a reeleição com apoio da prefeita eleita Madalena e de seu irmão, Zeca, que será candidato a deputado federal, cogita-se os nomes de Israel Guerra (PCdoB) e Werner Britto (PSDB). Lembra? “O homem é bom, é espetacular....”

Consenso – Em Ibimirim, a bancada governista de vereadores eleita ao lado do prefeito eleito Adauto Bodegão (PP), já está entrando em consenso quanto a eleição da presidência da Câmara de Vereadores. Com apoio do prefeito eleito, a vereadora estreante Rozanea Rodrigues Bezerra, mais conhecida como Fofa (PTB), que teve 511 votos no pleito do dia 7 de outubro, deve ser a escolhida para comandar o legislativo no biênio 2013/2014.

Bombeiros – Deverá ser dada a largada esta semana ao processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela construção da unidade do grupamento do Corpo de Bombeiros de Arcoverde. Quinta passada, o comandante do CB de Serra Talhada, Ten. Cel. Martins recebeu das mãos da Prefeitura a escritura definitiva do terreno. A obra deve começar no início de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário