quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A transição e a nova cara do poder



Passadas as comemorações das eleições, a vida começa a voltar ao normal na cidade de Arcoverde e nas demais cidades da região que elegeram seus novos prefeitos. Agora o assunto é sobre quem vai assumir o que? Quem vai ser secretário? Quem cai? Quem fica? Poucos querem saber quais as primeiras medidas que os atuais prefeitos eleitos pretendem tomar em benefício de toda a população e o município. A conversa só gira em torno de nomes. A despeito disso, a prefeita eleita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), já disse, e não poderia ser diferente, que seu governo terá a sua cara, assim como o governo de Zeca teve a cara dele, o de Rosa a dela e os dos Guerras as deles. Com o sentimento de dever cumprido, o prefeito Zeca Cavalcanti já disse outras vezes em emissoras de rádio e mesmo em campanha de que o Governo Madalena é de Madalena e cabe exclusivamente a ela formar. Estará sim, a disposição para orientar no que a futura prefeita achar necessário. Diferente da Pedra, aonde o ex-prefeito Zeca Vaz retorna ao poder pelas mãos do povo. O mesmo povo que não o quis em 2008 por menos de 300 votos, optando por mais quatro anos para o atual prefeito Francisco Braz (PR), o recoloca novamente na prefeitura com uma diferença bem próxima a do pleito passado. Primeiras medidas é fazer uma faxina geral, tanto na cidade como nas contas públicas para saber a real situação dos cofres municipais. Dizem que a coisa não é muito boa. Já em Buíque, o prefeito reeleito Jonas Camelo (PSD), deve promover algumas mudanças na equipe a fim de atender aos novos aliados, como a ex-vice-prefeita e atual vice-eleita Miriam Briano (PSB). O objetivo é oxigenar o governo para dar mais ritmo de trabalho a máquina administrativa. Em Custódia, numa eleição que teve até atentado contra candidata, a transição via exigir paciência e tranquilidade entre os adversários das eleições. O clima lá ainda é pesado, mas o novo prefeito terá um papel fundamental de controlar os ânimos, afinal o bem comum é o que deve prevalecer. E em Sertania, aonde começou a cair o império político do deputado Ângelo Ferreira, o novo prefeito Guga Lins (PSDB), promete dar um choque de gestão na Prefeitura. A meta é fazer Sertania caminhar nos mesmos passos de desenvolvimento de Pernambuco, a exemplo de Arcoverde. A transição lá começa nos próximos dias. É só questão de dias para os detentores do poder caírem na real e aceitarem a derrota, processo normal numa democracia. A partir de janeiro de 2013 as novas caras do poder começam a mostrar seu trabalho em toda a região e no País.

CURTAS

Somando - Ainda no embalo das eleições, o prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB), tem mais duas cidades em sua contabilidade rumo à candidatura de Deputado Federal em 2014. São Tacaratu, aonde elegeu-se o candidato Gerson (PSB) e em Paranatama com Zé Teixeira, também do PSB. Com isso, o prefeito já conta hoje com 9 prefeito aliados para a corrida eleitoral para a câmara federal.

Subtraindo – Dois nomes de Arcoverde que tentaram garantir um mandato legislativo em cidades pernambucanas não se deram bem nas urnas de 7 de outubro. Em Venturosa, o companheiro radialista Sérgio Roberto, locutor da Independente FM, não consegui chegar a casa legislativa. Já no Recife, o pupilo do ex-prefeito João Paulo, o vereador Múcio Magalhães (PT), não conseguiu se reeleger. Teve suas bases tomadas pelo prefeito João da Costa, adversário dentro do próprio PT.

Opção – Empolgado com a eleição de seu candidato em Serra Talhada, Luciano Duque do PT, o prefeito Carlos Evandro, hoje no PR, já alimenta a idéia de se lançar candidato a deputado federal em 2014. Quer disputar voto com seu desafeto o permanente deputado federal Inocêncio Oliveira (PR). Sozinho, Evandro aplicou uma derrota no candidato de Inocêncio e do governador Eduardo Campos, Sebastião Oliveira (PR), que agora volta a assembléia legislativa para cumprir seu mandato.

A escolha – Eleitos os novos vereadores de Arcoverde, o tema agora na casa James Pacheco é quanto a eleição de seu novo presidente. O chefe do poder legislativo que vai comandar a câmara até final de 2014, ano das eleições de Presidente, Governador, Senador e deputados. As articulações já começaram e os candidatos são vários. Quem vai levar? Boa pergunta.

Sem comunicação – Mais um nome da área de comunicação que tentou garantir um mandato eletivo em cidade vizinha a Arcoverde não se deu bem. Trata-se do companheiro Paulo Cezar Cavalcanti, o PC do Jornal Correio da Cidade. Aliado de primeira hora do candidato derrota Arquimedes Valença, acabou sendo puxado para a derrota diante do fracasso eleitoral de seu candidato majoritário.

A força da lei - Está recolhido na cadeia de Afogados da Ingazeira um cidadão que danificou um cesto de lixo da prefeitura, segundo ele, com um chute. Foi preso e autuado por infração ao Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro. Tai uma boa ideia a ser seguida em Arcoverde com os vândalos que quebram lixeiros, luminárias e bancos de paradas de ônibus. Dizem que o exemplo é a melhor lição. Ta na hora de ter um na capital do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário