domingo, 2 de setembro de 2012

A frivolidade das palavras


Na falta de opção política do lado que sempre andou para dar um voto de qualidade, colunista social da cidade resolveu sentar na cadeira de psicólogo e fazer julgamento das ações de um dos homens e religiosos mais importantes não apenas de Arcoverde, mas de Pernambuco e do Brasil. Nem Freud conseguiria fazer tamanha análise frívola.

Não temos procuração para falar em nome do padre Airton Freire, agredido veladamente pelo colunista, mas assim como os demais homens e mulheres de Arcoverde ele também é um cidadão. O mesmo cidadão que ajudou a eleger seu irmão, Jairo Freire (PSB), vereador em 2008, fazendo uma opção política e ninguém falou, nem mesmo o dito cujo colunista que fazia o guia eleitoral do então candidato do PR, adversário da chapa Zeca e Madalena. Olha Madalena ai de novo. Padre Airton é o mesmo cidadão que ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti presenciou a assinatura da ordem de serviço do Projeto Vida nova que calçou ruas, constrói praças e entregou 50 casas populares naquela comunidade, mudando a realidade de toda uma população.

Se não sabe, precisaria saber, o Pe. Airton Freire não pároco de nenhuma cidade ou paróquia. Isso, por si só, lhe permitiria falar em qualquer que fosse o guia eleitoral ou programa eletrônico. Falar em arranhar a imagem do Padre Airton Freire que nos anos 80 criou a Fundação Terra e teve como amiga e parceira a atual candidata do PTB à prefeitura do município, Madalena Britto, é macular o nome e o trabalho de quem sempre esteve ao lado dos pobres, dos mais humildes e dos mais necessitados.

O desespero a que alude o tal colunista social deve-se realmente a numerologia dos institutos de pesquisas que colocam seu candidato em situação nada confortável. Colocar um nome, uma pessoa, um sacerdote do porte e da estirpe de Padre Airton, que espontaneamente enviou sua mensagem, para falar não tem nada de desespero, mas sim uma grande honra. A honra de ouvir as palavras de um homem que pautou sua vida para olhar para os mais pobres, cuidar do social, o mesmo que sempre fez a candidata petebista Madalena.

Dizem que a grande oportunidade de demostrar sabedoria é quando nos calamos para que não possamos incorrer na mediocridade dos discursos e análises vazias, frutos de recalques políticos. Ao padre Airton a solidariedade e os parabéns pela firmeza, pelo trabalho e pela opção política. Negar ao padre Airton Freire o direito de se expressar, isso, seria sim, negar ao cidadão o direito máximo da palavra, principalmente da palavra correta, justa e acertada. Bem diferente de outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário