quarta-feira, 12 de setembro de 2012

IPEC: Madalena lidera com folga em Arcoverde e 81% da população diz que a cidade cresce

                   O feriado de Emancipação Política em Arcoverde, quando o município comemorou 84 anos, a grande novidade foi a mais nova pesquisa de opinião sobre as eleições municipais, feita pelo Instituto de Pesquisa Científicas de Pernambuco - IPEC, em parceria com a rádio Itapuama FM e o Jornal Portal do Sertão. Mais uma vez, a candidata governistas, Madalena Britto (PTB), lidera com folga a corrida sucessória.

Pelos números divulgados pelo IPEC, Madalena vem na frente com 77% das intenções de voto contra 18% de Israel Guerra (PCdoB), na pesquisa estimulada. Brancos e nulos somaram 3%. Não soube ou não quis responde 2%. Na pesquisa espontânea, Madalena soma 74% das intenções de voto contra 14% de Israel. A pesquisa do IPEC foi realizada nos dias 5 e 6 deste mês. Foram ouvidos 256 eleitores. A pesquisa com o nº PE- 00100/2012 foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE no dia 04/09.

Além das intenções de votos dos dois candidatos que disputam a eleição em Arcoverde (Madalena e Israel Guerra), o IPEC também colocou outros temas na pesquisa. Entre as perguntas está se o eleitor votaria hoje se o voto não fosse obrigatório no Brasil: 53% disse que votaria mesmo não sendo obrigado pela lei, contra 47% que não participaria das eleições. Já sobre se é a favor ou contra o voto obrigatório, 45% é a favor e 49% contra. Outros 9% disseram serem indiferentes ao tema.

O IPEC também quis saber dos entrevistados se Arcoverde está progredindo, parado ou regredindo. Para 82% dos entrevistados, a cidade está progredindo. Outros 17% acha que a cidade está parada e apenas 1% que está regredindo.

Além das perguntas para prefeito (espontânea e estimulada), o instituto também fez levantamento sobre a expectativa de vitória dos candidatos majoritários. Para 92% do eleitorado arcoverdense, Madalena (PTB) vence as eleições. Apenas 15% acredita na vitória do candidato comunista.

No tópico de rejeição, Israel Guerra lidera com 71% do eleitorado dizendo que não votaria nele de jeito nenhum. Apenas 15% dizem que não votariam em Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário