quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Reservatório do Riacho do pau está com menos da metade de sua capacidade

                        É crítica a situação da maioria dos reservatórios de água no Sertão e agreste do Estado. Apesar disso, o manancial do Riacho do Pau que abastece Arcoverde ainda registra, segundo dados da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco em 30/08, um volume de 7.622.000 m³, o equivalente a 45% de sua capacidade. Segundo técnicos, caso não chova até o final do ano, o reservatório começa a entrar em colapso.

Na região do Pajeú, os reservatórios estão em colapso ou pré colapso. São José do Egito e Santa Terezinha estão entre as cidades em situação crítica. No médio Pajeú, a Barragem de Brotas (Afogados) está com 37% de sua capacidade. Rosário (Iguaracy), cerca de 50%. Os dois mananciais estão dando suporte à distribuição com carros pipa em cidades onde a situação é pior.

Em Pesqueira a salvação foi o reservatório de Pão de Açúcar, hoje com 65% da sua capacidade, que amenizou o colapso do Ipaneminha. O famoso açude Engenheiro Francisco Saboya em Ibimirim ( Poço da Cruz ), está hoje com um volume de 160.226.000 m³ o que corresponde a apenas 31% de sua capacidade total ( 504 milhões de m³ ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário