quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Programa Qualivida debate diabetes em Arcoverde.

Com o salão térreo do clube Democrático completamente lotado, a Unimed Pernambuco Central realizou ontem noite, dia 17, o Dia do Diabetes e as comemorações de 01 ano do Programa Qualivida. O encontro que reuniu mais de 100 usuários e grupos de idosos do SESC Arcoverde, Fundação Terra e Centro do Idoso durou mais de 2h, mas agradou e informou a todos os presentes.

Nas palestras sobre diabetes se revezaram os médicos: Dr. Luciano Henrique, Dr. Gilberto Sossa, Dra. Luciana Novaes ( oftalmologista ) e a nutricionista Ana Cristina. O primeiro palestrante, Dr. Luciano, destacou a questões das lesões, provocadas principalmente por problemas circulatórios devido a diabetes. Já Dr. Gilberto Sossa lembrou que mais de 7 milhões de brasileiros são oficialmente notificados como diabéticos, mas esse número pode ser 5 vezes maior. Ele explicou os tipos de diabetes existentes e suas complicações, bem como evitá-las.

Na segunda parte, foi a vez da Dra. Luciana Novaes detalhar alguns aspectos da diabetes e suas complicações para a visão. Destacou que a evolução, por exemplo, da catarata é maior em pessoas diabéticas, mas que aos primeiros sintomas na visão a ordem é procurar imediatamente um médico, evitar que a doença se aprofunde. Para Dra. Luciana, o diabético tem que cuidar de sua vida permanentemente. Ele é seu grande guardião. Por fim, a nutricionista Ana Cristina falou sobre a importância da alimentação e de uma vida saudável para se evitar e para se conviver com a diabetes.

Para marcar o primeiro aniversário do Programa Qualivida, a direção da Unimed Pernambuco Central, formada pelos Drs. Adilson Valgueiro, José Ivan e Gildo Nery promoveram um sorteio de brindes com os participantes e um lanche natural à base de muita frutas, verduras e sucos. Também estavam presentes ao encontro os Drs. Lula Coelho, Dr. Paulo Valença. Dr. Augusto Amorim e Dra. Tereza Gondim, além de colaboradores da Unimed Pernambuco Central.

Alguns momentos do evento:































Nenhum comentário:

Postar um comentário