sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Coluna: A Política de luto em Pernambuco



A quinta-feira pós Carnaval trouxe consigo a notícia da partida de um político nato, feito para a política, criado nela e parte levando com ele um dos pedaços mais importantes da política brasileira, as Diretas Já, que levou Tancredo Neves ao poder e, por circunstâncias até hoje nebulosas, caiu nas mãos do Maribondo de Fogo, José Sarney. Fernando Lyra, para quem o viu falar, discursar e até mesmo conversar, sentiu o grave de sua voz transparecer a firmeza dos atos e da palavra. Aqui esteve em Arcoverde, acompanhado do PT, quando vestiu a camisa da candidatura de Lula a presidente. Reuniu-se com partidários da estrela vermelha e chegou a trocar conversas e visões de política no antigo bar Albatroz, no prédio do Hotel Majestic. Foi a primeira vez que se viu alguém misturar Cavalo Branco com Coca Cola; não foi o deputado, mas um então professor petista que em meio às divagações política de Lyra conseguia fazer essa mistura inusitada. Veio, falou e partiu. Leva consigo a bagagem das transformações políticas vividas pelo Brasil nos últimos 30 anos. Como ninguém, soube ocupar os espaços de forma competente e eficaz. Garantiu Tancredo no Congresso em 85, virou ministro da Justiça, vestiu a camisa de candidato a vice-presidente de Brizola em 89, abraçou a causa Lula e depois se rendeu a debater e articular a política para amigos e aliados. Um deles, o atual governador Eduardo Campos, de quem foi um dos articuladores de sua primeira campanha, em 2006, já tão bem de saúde, mas com a mente política sempre aguçada. Lyra parte levando um exemplo de política com P maiúsculo. Como todos seres humanos tinha seus defeitos, mas fazia parte de um time que marcou Pernambuco, como Egídio Ferreira Lima, Jarbas Vasconcelos, Cristina Tavares, Miguel Arraes, Marcos Freire, Maurílio Ferreira Lima, só pra não se alongar. A política de Pernambuco está de luto.

TIRAS

A volta – Depois de dois meses de recesso, descanso, praia, retiro e Carnaval, os 10 vereadores que integram a Câmara Municipal de Arcoverde estão programados para voltar ao trabalho, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 15. É o que determina a Constituição Municipal. Na sessão prevista de estreia da nova legislatura da Casa James Pacheco nenhum projeto polêmico, apenas os discursos de boas vindas da situação e oposição.

A democracia – Desde que foi criada, a Rádio Sertânia FM, sob o domínio do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), nunca foi de abrir espaço para os que sempre se postaram como oposição ao grupo do deputado estadual Ângelo Ferreira que comandou a prefeitura por 16 anos. Era a democracia de só uma via. Agora com o prefeito Guga Lins (PSDB), a rádio resolveu adotar a democracia plena e abriu um programa para a oposição (Ângelo Ferreira).

Na folia – Se por 8 anos como vice ela não perdia nenhum carnaval, a prefeita Madalena Britto repetiu a dose no seu primeiro carnaval como chefe do executivo. Além de acompanhar todos os shows da Praça da Bandeira, ainda tirou tempo para visitar os polos do São Cristóvão, Boa Vista e Cohab I. Abraçou, testou sua popularidade e foi aprovada pelos foliões. O que não se viu foram aqueles, “filhos de Arcoverde” que só aparecem no desfile das urnas. Dizem que já estão preparando as fantasias.


O retorno – Apesar de se voltar para sua profissão como médico otorrinolaringologista, depois de deixar a prefeitura de Arcoverde após 2 mandatos, o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, não esquece a política. Já nesta sexta (15) abre as portas de seu escritório político para receber prefeitos, vices, vereadores e lideranças que vão marchar com ele na campanha de 2014. Luta por uma vaga a Deputado Federal pelo PTB de Armando Monteiro. Nas próximas semanas programa visitas a vários municípios.

O projeto – Depois de eleger um vereador em Recife (Wilton) e outro em Arcoverde (Eduíno), o grupo do ex-vice-prefeito de Arcoverde em 1997, Werner Britto, já se prepara para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. Vai dobrar com o irmão, Wilton Brito, que se afasta da Câmara de Vereadores do Recife e será candidato a federal. Os dois pelo PHS. Eles apostam que saem com 6 mil votos de Arcoverde, cada um.

A vitória – Desta vez não é da política, é da cultura e de uma política cultural. Iniciada em 2003, a chamada Folia dos Bois, tema do Carnaval implantado em Arcoverde, se consolidou 10 anos depois, foi homenageado no Bloco da Jaqueira Segura o Talo e deu ao Boi Maracatu o título de Campeão do Grupo Especial do Carnaval do Recife. Cultura que garantiu através do deputado estadual Júlio Cavalcanti e do ex-prefeito Zeca a colocação de Arcoverde como polo do carnaval pernambucano. Parabéns aos bois! Parabéns a cultura.

O balanço - Tudo indica que na próxima semana a Secretaria de Turismo deve programar uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço do Carnaval 2013 em Arcoverde. Deverá ser comandada pela prefeita Madalena, que comemora ainda o sucesso da folia. Os dados oficiais já estão sendo fechados e vão desde investimento,  a segurança, hotelaria, gastronomia e injeção de recursos na economia local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário