quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tadeu Alencar diz que Eduardo vai anunciar medidas animadoras para prefeitos


O Secretário da Casa Civil Tadeu Alencar, falou hoje em entrevista a ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, sobre o encontro “Juntos por Pernambuco”, que reúne gestores municipais. Segundo ele, todos os prefeitos confirmaram presença. Tadeu falou das medidas que serão anunciadas aos gestores, da crise econômica, questionando o Governo Federal pelo último pacote, dentre outros temas.

É o primeiro encontro do tipo em Pernambuco ?

Nós realizamos logo depois das eleições um encontro de prefeitos. Eu era Procurador Geral do Estado, mas a Casa Civil fez o encontro. Com seis anos de dois governos Eduardo, estamos tendo a oportunidade de reunir todos os prefeitos do estado, que atendendo a convite do governador se reunirão no Hotel Canarius de Gravatá.

Como será o encontro ?

O Governador amanhã abre o evento às 15h30. Teremos Prefeitos, Deputados, Senadores e demais autoridades. A ideia é integrar as políticas públicas. O estado cumpre sua tarefa em meio a tantos desafios e se o município, que tem sua parcela, faz sua parte isso fará com que haja efetividade. Tem muitos gestores novos que tem nos procurado para alinhamento com esse modelo de gestão que vem dando passos importantes.

Em que exemplos o município deve fazer sua parte?

A segurança pública esse é um papel do governo do estado, com o Pacto Pela Vida, que dá resultados importantes. Mas tem o papel que cabe ao município, como iluminação pública, guardas municipais, disciplinamento do transito, do espaço urbano.  O mesmo na saúde pública. A atenção básica é tarefa dos municípios. Queremos integrar essas políticas.

Muitos prefeitos alegam crise. O Governo fala em aprimorar a gestão. Os gestores querem um pacote de bondades. Onde a vontade dos prefeitos vai poder encontrar o que o estado tem a oferecer?

Vivemos um momento delicado na economia. A crise trouxe medidas de desoneração que refletem na arrecadação dos municípios. Alí atrás funcionou, mas esse remédio não surte efeito hoje. Prefeitos estão de pires na mão, por conta da crise sem precedentes e a pior seca dos últimos 60 anos. A gestão é importante em momentos de crise, onde precisamos gastar munição. Atento a isso, o governador vem se debruçando. Estamos fechando uma série de medidas que vão animar a economia e gestões municipais. São instrumentos de gestão. Mas os prefeitos podem ficar certos que serão anunciadas medidas que animarão as gestões municipais.

Mas tem muito prefeito que não tem noção de gestão alguma e acaba contribuindo pra crise...

Tiramos lições de que é preciso refletir sobre isso. Os que dormiram sobre falsas glórias de que estavam com a gestão equilibrada e não atenderam a população foram alijados de modo contundente pelo voto. Quem não entrega a expectativa da população não continuará dirigindo. Recebo muitos prefeitos que compartilham dificuldades, como encontrar caminhos e vamos ajudar com o Instituto de Gestão da Secretaria de Planejamento de Pernambuco que vai qualificar gestores. Vamos ajudar as administrações a encontrar mecanismos captação de recursos do Governo Federal. Hoje, municípios que cumpram metas da redução de mortalidade, Ideb, saúde pública e criminalidade tem melhora do repasse do ICMS. 

Fonte: Nilljunior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário