quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Arcoverde: Política versus trabalho




A última semana de janeiro começa novamente com política, festa e religião. Na política, os chamados partidos de oposição se reuniram para traçar suas estratégias para 2012. Perspectiva de lançarem até 3 candidatos contra o candidato escolhido pelo prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), que só decide o nome após o Carnaval. Numa mesma sala estavam PPS, PSDB, PCdoB, PT, PV, PSB, PR, PRTB, PDT, mas o MPG (Movimento Pró Guerra) não teve seu representante presente. Enquanto discutem, o prefeito prepara o lançamento de novas obras para breve. Trabalho versus políticagem. O eleito vai decidir. E hoje passa por Arcoverde, para purificar o espírito e espantar os males, o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz da Jornada Mundial da Juventude. A caminhada da cruz pelas ruas da cidade começa agora, as 08h30 e termina logo mais, as 13h com missa na Matriz do Livramento. Momento de reflexão e fé para a população buscar repensar a vida e o espírito de olho no futuro de Arcoverde e do mundo. E falando em caminhos de fé, assim que voltar à ativa na Assembleia Legislativa o deputado estadual Julio Cavalcanti promete colocar o pé no acelerador na luta pela obra de pavimentação da estrada que liga o CEDEC em Serra das Varas à BR 232. Obra sonhada pelos católicos e pelo seu guia, Padre Adilson Simões. O parlamentar já garantiu R$ 500 mil em emenda no orçamento do Estado para a elaboração do projeto. Falando no Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, ele será desfalque sentido no último Baile Municipal promovido pelo prefeito Zeca. É que vai trocar o lazer pelo trabalho. Acompanhado de comitiva de parlamentares pernambucanos, o deputado arcoverdense vai estar em Bogotá, neste final de semana. Vai estudar de perto o modelo de acessibilidade e segurança implantado na capital colombiana. O objetivo é adaptar os modelos para a capital pernambucana. Por fim, as lojas estão cheias de fantasias para quem pretende pisar os salões do Esporte Clube Municipal para abrir oficialmente o carnaval de Arcoverde. Tem fantasia para todo o tipo. Umas duram apenas um dia, outras podem ficar para a posteridade, outras demoram alguns anos, mas a que ainda não chegou foi a de prefeito. Essa, por enquanto, fica apenas na fantasia das cabeças dos que sonham em vestir a beca oficial. Por hora, essa fantasia só pode durar mesmo um dia: no dia do baile municipal. A mais duradoura só depois de outubro e mesmo assim só por 4 anos, se for bom, se não cai fora, sem direito a 2º mandato. E assim janeiro vai embora.

CURTAS DO SERTÃO

Alardeada como grande obra estruturadora da Prefeitura de Tabira a Ponte que liga a cidade ao Bairro Espirito Velho não resistiu as chuvas do final de semana, isso sem o inverno começar pra valer. A cabeceira da ponte cedeu com a queda do pavimento.

Começou a chover no sertão pernambucano, mas há na região muitas cidades que estão sendo abastecidas por carros-pipa, especialmente no Pajeú. Os prefeitos da área irão reunir-se para reivindicar ao ministro Fernando Bezerra Coelho a retomada das obras da barragem de Ingazeira, paralisada desde o governo FHC, e a construção da Adutora do Pajeú.

Prefeituras de municípios do sertão por onde passa o traçado da Transnordestina têm faturado uma boa grana de ISS. A de Custódia já arrecadou até agora  R$ 11 milhões , sem contar o grande número de empregos que a obra está gerando na cidade. Na vizinha Serra Talhada 1.600 pessoas estão trabalhando no canteiro de obras da ferrovia.

Dessoles comunicou sua saída do PR depois que já estava filiado ao PTC. A afirmação foi de José Marcos de Lima, Secretário Geral do Partido Republicano. A declaração certamente coloca mais lenha na fogueira da sucessão de Iguaracy, onde o Prefeito Alberico Rocha do PR e o ex-prefeito Francisco Dessoles do PTC, estão cada dia mais distantes.

Depois de declarar apoio à candidatura do médico Auricélio Torres, do PSB, em Cabrobó, o Senador Armando Monteiro Neto, presidente regional do PTB, reuniu-se no final da tarde de ontem com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares. Em pauta: a sucessão municipal.

A assessoria do prefeito de Caruaru, José Queiroz do PDT, informa que não há mais quadro adverso para a reeleição do pedetista. Acrescenta que pesquisas internas revelam que a gestão do prefeito chegou a um patamar confortável, o que tem repercutido nas intenções de voto. Hoje, Queiroz já teria se distanciado da oposição, assumindo a liderança.

Já em Petrolina, o PSB fechou com a candidatura do deputado federal Fernando Bezerra Filho, herdeiro político do ministro Fernando Bezerra. Mas o anúncio somente será feito após o Carnaval. Pré-candidato pelo PT, o deputado Odacy Amorim também será anunciado após a folia de momo.

Em Palmares, a sucessão municipal terá sangue novo: o empresário José Otávio, filiado ao PHS, confirmou, ontem, que disputa a Prefeitura com o propósito de quebrar a polarização entre as forças governistas e o grupo do ex-prefeito Enoelino Magalhães. Está com fome de voto.

E em Arcoverde, enquanto o prefeito Zeca Cavalcanti aguarda a folia de momo passar para definir seu candidato, as oposições reúnem todos os seus partidos para discutir sucessão. Fazem projeções analisando nome a nome que o prefeito pode lançar depois do Carnaval. Eles podem sair até com três candidatos. 

Moradores de cidades do Sertão de Pernambuco estão sofrendo com a estiagem há quase dez meses. Em Pernambuco, 9 municípios decretaram estado de emergência por causa da seca. São eles: Belém do São Francisco, Cabrobó, Flores, Floresta, Lagoa Grande, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Taquaritinga do Norte e Ibimirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário