sábado, 21 de janeiro de 2012

Janeiro de grandes espetáculos




Estamos chegando ao fim da terceira semana de janeiro de 2012, em clima de trovoadas e chuvas fortes que comprovaram a eficiência de algumas obras feitas nos últimos anos, como a extensão do canal do Riacho do Mel e o recém construído Canal da Boa Esperança que pela primeira enfrentou uma chuva de 70.0 mm em um só dia e não registrou invasão de água em suas casas. Mas janeiro também registrou a farra que existe em algumas câmaras de vereadores, como a do Recife aonde os nobres parlamentares que ganham altos salários, ainda gozam de dinheiro extra para combustíveis e para alimentação. Um abuso com o dinheiro público. Mas Arcoverde também viu nestas primeiras semanas de janeiro as velhas farras pré-eleitorais sob os olhos da Promotoria Pública Eleitoral, com verdadeiras campanhas de rua, com direito a hino de grupo político, nome de candidato, cara de candidato, só faltou o número do candidato. Isso sem falar em adesivos espalhados por todos os tipos de carros. Mas janeiro também tem coisa boa, como a redução do índice de infestação da dengue em nossa cidade em 45%, a notícia da construção da casa do mel no CEDEC e a inclusão de Arcoverde como cidade pólo do Carnaval de Pernambuco, estas duas últimas com o carimbo do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB). Fechando a política das primeiras 3 semanas do ano a velha notícia vinda do palácio municipal: nome de candidato só mesmo depois do Carnaval. Falando em folia de momo, a última semana de janeiro reserva para os arcoverdenses a realização do 6º baile municipal, uma homenagem, mais do que justa ao maestro Egerton Verçosa Amaral, o Beto da Oara. Cantando junto com o homenageado um ícone dos carnavais pernambucanos: Claudionor Germano. Um baile histórico para marcar o último municipal do Governo Zeca Cavalcanti. Governo que também encerra deixando para seu sucessor a conquista da inclusão de Arcoverde na rota oficial das cidades polos do carnaval pernambucano. A folia dos bois promete em 2012 invadir a cidade com mais força e animação. Depois dela, virá a folia dos candidatos de todas as bandas, todas as alas e todas as cores. A dos bois com certeza é mais animada. Pra fecha janeiro, Arcoverde recebe de braços abertos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude que vai cruzar as ruas da cidade numa caminhada de fé e espiritualidade. Carnaval, Política e Religião, é Arcoverde abrindo 2012 com todos os temperos da vida nossa de cada um. 

CURTAS

Eleitor de Ana Arraes para a Câmara Federal em 2010, o prefeito de Custódia, Nemias Gonçalves do PSB, ficou sem deputado depois que ela foi para o TCU. E mandou perguntar a Eduardo Campos se poderia assumir compromisso com outro parlamentar.  Governador mandou ele ter  calma e não assumisse compromisso com ninguém, pelo menos até segunda ordem.

E Sertânia poderia estar, hoje, livre do racionamento de água se a adutora do Jatobá, tirada do papel na gestão Jarbas, tivesse sofrido as correções no atual governo. Foram identificados cinco dos 32 quilômetros de canos do sistema que não suportaram a pressão e vazaram. Já se passaram três anos e nada foi feito.

O tempo passa e o Governo não corrige os erros de engenharia nas obras de duplicação da BR-232. Quando chove, os acidentes aumentam nas áreas mais críticas de desníveis na pista, entre Caruaru e Gravatá. A esposa do prefeito de Toritama, Teresa Jordão, sofreu um grave acidente ontem nessa chamada zona da morte, em razão das fortes chuvas.

Em Arcoverde, logo após o Carnaval, o prefeito Zeca Cavalcanti do PTB anuncia, finalmente, o nome que escolheu para disputar a sua sucessão. A data foi confirmada ontem em entrevista ao programa Frente a Frente, de Magno Martins. Disse que vai ouvir o grupo, vereadores e lideranças para definir o nome que vai apresentar para lhe suceder. A ordem a é marchar unido rumo as eleições de outubro. Por enquanto nomes são meras especulações.

Já em Sertania, a chamada Oposição começa a se dividir em vaidades e pode facilitar ainda mais a reeleição da prefeita Cleide Ferreira do PSB. De um lado está Guga Lins do PTC e do outro Dr. Orestes do PT. As turmas dos dois não se entendem com a cabeça e podem sair cada um pro seu lado. É muita cabeça para uma oposição só. Assistindo a tudo, o deputado Ângelo Ferreira já computa mais quatro anos de poder.

Em Buíque a disputa eleitoral tem como estrela o cargo de vice-prefeito nas chapas já postas. O Prefeito Jonas Camelo do PSD pode manter o atual vice, mas estuda troca para reforçar o palanque e garantir a reeleição. O ex-prefeito Arquimedes Valença, do PTB, busca nome novo para renovar o seu discurso de gestões passadas. E a ex-vice-prefeita Miriam Briano do PSB tenta oxigenar sua candidatura com um vice novo no jogo político. Os nomes? Nem os candidatos ainda sabem.

Depois de cinco mandato consecutivos, o vereador de Triunfo e ex-presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, UVP, vai estar fora das próximas eleições. Ele foi considerado inelegível pela juíza da comarca, Luciana Marinho, por dupla filiação: ao PMN e ao PTB. O novo sistema do TSE, o chamado Filaweb tem dado muita dor de cabeça neste período pré-eleitoral e derrubando nomes conhecidos.

E janeiro fecha com uma grande notícia que é a abertura definitiva do Hospital Mens Sana. A partir da próxima 2ª feira, 23, o hospital comandado pelo Pe. Airton Freire, da Fundação Terra, abre de vez suas portas para o público em geral. Mais uma opção para quem precisa e tratamento contra as sequelas do AVC. Para facilitar a vida do público, a Prefeitura já está perto de concluir o calçamento que dá acesso ao Mens Sana. Quando todos se unem, tudo acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário