sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um Maestro da Vida




A última sexta-feira de janeiro chegou com uma notícia explosiva. Não! Não é na política, aonde os blogs de todos os recantos do Estado repercutem andanças de pré-candidatos e dão nomes a candidatos que ainda nem existem. Trata-se do primeiro teste explosivo das obras de construção do túnel da Transnordestina em Arcoverde, mas precisamente entre os KM 250 e 252 da BR 232, ocorrido na última 4ª feira. Um teste de vibração que passou no teste e não prejudicou nenhuma moradia, já que segundo a assessoria da empresa ninguém foi reclamar de danos causados pela explosão. Mas a maior explosão que teremos mesmo nestes dias finais de janeiro nem é na política e nem em obras, mas na folia. Trata-se do baile municipal de Arcoverde, em sua 6ª e última edição no Governo Zeca. Depois de homenagear seu idealizador, Roberto Moraes, os carnavalescos Luiz Preto do Boi Labareda e Dão Novaes do Boi Mangangá, agora é a vez do maestro de todas as festas. Trompetista, maestro, músico, político, empresário, folião que por vários anos fez os salões do Esporte Clube Municipal vibrar aos som dos acordes de sua Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, o nosso Egerton Verçosa Amaral, o Beto da Oara. Filho do Sertão pernambucano, lá da cidade de Carnaíba, de onde tirou a inspiração e em 28 de outubro de 1958 fundou a Super Oara. Inicialmente com 12 componentes e hoje emprega uma leva de músicas e tem como filhos a Super Ohara e a Banda Oásis. São mais de 60 empregos  diretos, fazendo música, encantando bailes e fazendo história, passando por todo o Brasil e por outros países como Grécia, França e Japão. Não poderia ter homenagem mais acertada por parte da presidente do comitê gestor do Baile Municipal, a 1ª dama Nerianny Cavalcanti, do que fechar este ciclo de governo presenteando a alegria e a musicalidade de Beto da Oara, um verdadeiro Maestro da Vida. E pra quem acha que a festa não pode acabar antes do sol levantar a poeria do dia seguinte, Beto e sua trupe vão receber um apoio bem popular para encerrar com chave de ouro do baile deste ano. Assim que pararem os acordes da Super Oara, por volta das 5h, entra em cena a história Orquestras Metais de Ouro, comandada pelo maestro Euclides, que vai convidar todos os foliões para descerem as escadarias do Esporte Clube e seguir em maratona de frevos pelas ruas da cidade. Até onde vai o fôlego da moçada só saberemos no domingo, pela manhã, porque à tarde tem mais: tem o Boi Mangangá saindo às ruas de Arcoverde. A pedida agora é essa: folia e frevo, política só depois das cinzas do Carnaval, no momento são puras serpentinas em busca do veneno perdido.

CURTAS DO SERTÃO

O ex-deputado André de Paula, hoje no comando estadual do PSD, já foi votado em Caruaru em duas eleições com o apoio do ex-deputado Tony Gel do DEM. Mas como mudou de lado e virou ardoroso eduardista, anunciou ontem que estará no palanque de José Queiroz. A política gira feito uma bola!


Já a ex-deputada Miriam Lacerda do DEM vai contratar uma pesquisa eleitoral sobre a intenção de voto dos caruaruenses para as eleições municipais. Ela vai disputar a prefeitura por uma frente de oposição formada pelo PSDB, PMDB e PPS, contra o prefeito José Queiroz.


Numa roda de viola, ontem, em São José do Egito, a capital do repente, um mote causou sensação, provocou os políticos e fez o público ir ao delírio: “Comparado aos ladrões de hoje em dia, Lampião foi honesto até demais”. Nunca se viu, na realidade, nada mais atual.


O deputado Severino Ninho do PSB voltou a bater às portas do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, para pedir uma das fábricas satélites da Fiat para Araçoiaba. Segundo ele, a ideia é tentar levar para o município um “empreendimento satélite da FIAT”, que gere emprego e tributos para o município.


O presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, quer fazer Dr. Fonseca do PTB o futuro prefeito de Serra Talhada. Para ele, o município tem importância estratégica por seu peso no contexto econômico e político de Pernambuco e também pelo grande poder de irradiação da opinião no Sertão do Pajeú e em todo o Sertão do Estado.


De olho nos festejos carnavalescos que se aproximam o Hemope/Salgueiro, assim como as outras unidades espalhadas por todo Pernambuco, lançou esta semana a campanha com o slogan “Sem sangue não se brinca! Acidentes acontecem, ajude a salvar vidas! Doe sangue no Hemope”. Em Arcoverde o Dr. José Ivan, coordenador do Hemope local, já prepara a sua campanha, de sangue. 


Em Sertania, a Secretaria de Educação abriu inscrições para a formação de uma nova turma do Cursinho preparatório para concursos e vestibulares oferecido pela prefeitura. Os interessados podem fazer a inscrição na sede da Secretaria. O cursinho é gratuito e as vagas são limitadas.


A cantora pernambucana Maria Dapaz está de malas prontas e embarca para Portugal amanhã, dia 28, a convite da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Paizinha, como é carinhosamente chamada, será a única cantora brasileira a participar da Sessão Solene de Inauguração da sede da CPLP. Paizinha se apresenta no dia 03 de fevereiro, durante espetáculo musical da Aula Magna, e novamente no dia 07, no Casino Estoril. A artista é apadrinhada do jornalista Magno Martins. 

E amanhã sai mais um nome de candidato a prefeito no Sertão do Pajeú. Trata-de do escolhido pelo prefeito Totonho Valadares (PSB) que vai indicar em entrevista à rádios e  outros veículos de imprensa o nome do candidato governista à sua sucessão em Afogados da Ingazeira. Na disputa o vice-prefeito Augusto Martins do PTB e José Patriota do PSB, Gerente Geral do Prorural. O escolhido vai enfentar Giza Simões do PMDB.

E em Buíque, enquanto o pré-candidato do PTB, Arquimedes Valença, bate forte no prefeito Jonas Camelo (PSD) num discurso abaixo do nível e diz que o único deputado que trabalha pela terra do Catimbau é o dele ( Marcoantônio Dourado ), o atual prefeito revidou a altura. Também em entrevista, Jonas Camelo não agrediu em nenhum momento o ex e quem sabe futuro adversário, demostrou equilíbrio que faltou no jacaré e ainda elogiou o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) pela conquista da 3ª via na Serra do Salobro e outras ações em prol do município. O menino parece estar amadurecendo. Assistindo a tudo de camarote está a ex-vice-prefeita Miriam Briano (PSB), aliada incondicional de Júlio Cavalcanti e postulante a ser a 1ª Prefeita de Buíque. 
  
FRASE DE HOJE:

"Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em o deixar com vida". ( Friedrich Nietzche )





Nenhum comentário:

Postar um comentário