sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

COMEÇANDO O ANO



No último dia útil da primeira semana de 2012, Arcoverde ainda está um pouco adormecida pelos barulhos do final de ano, e até pelo silêncio dos trios que pela primeira vez, depois de décadas, não infernizaram as ruas e avenidas da cidade com suas músicas "profundas" e de "forte raciocínio lógico". Na política, os banhos de números se encerraram no  dia 30/12 com as últimas pesquisas. De novo? Nada! Apenas a confirmação do poder de transferência de voto do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) ( 45% votaria em seu candidato independente do nome, segundo o instituto Múltipla ). No comércio, as lojas e lojistas ainda fazem as contas de fechamento de 2012 para abrir as portas para as promoções de janeiro. A única mudança são nas lojas de roupas e fantasias que já se enfeitam para atrair os foliões do 6º Baile Municipal, que acontece dia 28 de janeiro. Uma homenagem, mais do que justa, ao maestro Beto da Oara que, com a sua orquestra, levou o nome de Arcoverde mundo à fora. Direto de Carnaíba, terra Natal, passando por Arcoverde, terra adorada, e ganhando o mundo com sua música e seu talento. Mas também veio de Carnaíba um filho que cresceu na Pedra e Arcoverde adotou, e que, nos primeiros dias de 2012, seguiu o um novo caminho. A educação e a música, pois foi ao lado de Beto, um dos que fizeram nos idos dos anos 60 a história da Super Oara, perderam o Prof. Jonas Costa. Presidente da AESA, lutou contra um câncer agressivo que levou o corpo, mas deixou seu legado, sua história e seus toques de sax que encantavam amigos e companheiros de folia. Enfim,  são apenas 6 dias do novo ano e como em 2012 vamos eleger novos governantes, será, com certeza, um ano de muitas histórias e causos para contar e comentar.

Curtas do Sertão

Em Cabrobó, a retomada das obras da transposição do São Francisco traz de volta à expectativa de geração de novo empregos. O prefeito Eudes Caldas do PTB informa que as empresas licitadas para a próxima etapa do projeto já começaram a montar as suas estruturas.

Em Arcoverde, por sua vez, continuam em ritmo acelerado as obras de construção do túnel de quase um quilômetro que vai cortar a BR 232 na altura do viaduto até após o Serrano. O túnel terá cerca de nove metros de altura e os operários não param.

Já em Flores, o prefeito Marconi Martins Santana, ressaltou as ações da sua gestão, informando que, à frente da Prefeitura Municipal teve a oportunidade de ajudar no desenvolvimento da sua região. Disse que a promoção de programas e eventos culturais na cidade vem permitindo a união das famílias, independente das posições políticas partidária.

Na cidade de Iguaracy, Francisco Dessoles, pré candidato do PTC à Prefeitura do município finalmente falou de sua disposição em disputar a Prefeitura de Iguaracy.  Disse que está pronto para me submeter a pesquisa. Falou que a candidatura de Albérico foi escolhida nestes termos. Para Dessoles, é preciso ter respaldo político e popular pra ser candidato.

O ex-prefeito de Triunfo Dr. Maninho do PSD, afirmou que se uniu às oposições para a disputa municipal deste ano. Disse acreditar ser possível derrotar o prefeito Luciano Bonfim do PR, que vai disputar a reeleição. Maninho não disse se tem desejo de encabeçar a chapa ou se sede para outro nome. Em 2010 ele provou não ter força de voto, pois deu menos de 300 votos ao deputado Júlio Cavalcanti.

No alto Sertão, o recapeamento da PE 320 chegou a um de seus trechos mais críticos: a bifurcação com a BR 232 em Serra Talhada, ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal. O trecho era campeão de reclamações. Nem asfalto havia mais.

E hoje, na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aconteceu uma Audiência Pública para discutir a liberação do Seguro Safra do ano de 2011, em que os agricultores do Pajeú, exceto da cidade de Ingazeira, ficaram sem receber. Várias entidades da região do Pajeú cobram do governo federal, a liberação dos recursos para os agricultores que dizem ter tido perda total no ano de 2011.

Pra finalizar, em Arcoverde invetaram uma nova fórmula de se fazer pesquisa eleitoral. Pretenso candidato, ninguém sabe a quê ainda, botou na rua suas pesquisadora, isso mesmo, suas pesquisadoras que começaram com pé direito: somente numa loja entrevistaram todas as funcionárias. Batata na estatística. Deve ter sido o calor que espantou os neurônios matemáticos da estatística pós-moderna recém inventada em Arcoverde. É o 1º causo eleitoral de 2012. Vem mais por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário