quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1ª "Consocial" tem expressiva representação arcoverdense


    Com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, aconteceu, ontem (28), no Seminário São José,em Pesqueira, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social.A Prefeitura de Arcoverde levou uma expressiva comitiva de servidores de diversos setores, entre eles, Saúde, Assistência Social, Finanças, Fundo de Previdência, Controladoria, Comunicação e Aesa.

Com o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, a conferência foi presidida pela prefeita da cidade, Cleide Oliveira e ainda contou com a participação de diversas autoridades locais entre secretários de governo, vereadores e promotores.

“É com muita satisfação, que estou vendo concretizar o sonho de trazer a participação popular para a administração pública”, declarou a promotora do município Jeane, durante a abertura do evento, que teve a participação ainda de municípios do Consórcio Dom Mariano:  Alagoinha, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa. “Nós temos muita dificuldade em reunir todos os municípios do estado nessas conferências, mas o que importa é o comprometimento das pessoas, que comparecem e se propõem a debater e propor idéias para uma melhor transparência no poder público”, explica a coordenadora do evento, Dirce Gomes.

Dentro da programação, que aconteceu durante todo o dia, o auditor da Controladoria Geral da União/CGU, Abelardo Lessa, ministrou uma palestra de contextualização, na qual explanou sobre aplicação e controle dos recursos públicos, o que serviu para nortear os trabalhos de elaboração de propostas de combate à corrupção. O público foi dividido em quatro grupos, de acordo com os eixos temáticos do evento e deles saíram proposições, que serão levadas ao Consocial Estadual, no Recife, entre os dias 01 a 04 de abril. Para essa nova etapa, houve a eleição de 20 delegados do Agreste Setentrional e do Sertão do Moxotó, dentre eles, Arcoverde levará quatro representantes: Fernanda de Souza (Controladoria Municipal); Paula Iara (Conselho dos Idosos); Ézio Antonio (OAB) e Luciano Pacheco (Câmara dos Vereadores).

As diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Teresa Padilha
Assessoria de Imprensa da PMA






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário