terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Dia D da Política Limpa



Amanhã, dia 15, o Supremo Tribunal Federal senta à mesa para decidir o futuro da Lei Ficha Limpa, criada por iniciativa popular e aprovada pelos deputados ainda no ano de 2010. Era para ter validade desde a eleição passada, mas questionamento filosóficos empurraram a lei para a lata do lixo no pleito anterior. Nos grotões, e até nas cidades civilizadas, pré-candidatos a prefeito dizem que tudo isso não dá em nada e, mesmo com contas rejeitadas, processos e tudo mais, sairão candidatos em suas cidades prontos para oferecerem o que tem de melhor ao cidadão: a experiência das irregularidades, só pode ser. Podem até ter razão os que assim falam, já que como dizem lá pelas bandas do Planalto Central, os deputados só aprovaram a lei porque sabiam que ela não ia ser mesmo cumprida. Pura maldade, afinal a preocupação dos parlamentares em Brasília sempre foi para com os grandes anseios da Nação. A despeito de aprovar ou não, a Lei da Ficha Limpa veio pra separar um pouco o joio do trigo, o ruim do melhor, o correto do errado. E tudo isso que a lei se preza a fazer, caberia ao próprio cidadão ou cidadã, portadora de seu título de eleitor, fazê-lo no momento do voto. Como falar de maus políticos e maus exemplos se eles só chegam aos seus mandatos através do voto, do seu voto, do voto da sua cidade? Porque não abrirmos um livro razão da vida de cada cidadão ou cidadã que se apresenta como candidato a prefeito ou vereador e verificamos o seu passado,  as suas ligações com irregularidades, com contas rejeitadas, com malversação do dinheiro público? Os jornais, a história, os mais antigos, estão aí para relatar as experiências de "velhos" políticos de sua cidade, de sua prática política, de sua experiência e forma de utilização do dinheiro público. Porque não instituir em nós mesmo a verdadeira ficha limpa e passar para trás da história candidatos que insistem em sair dos baús da política populista e familiar querendo se pintar como novidade. O Supremo deveria ouvir os anseios da população e fazer valer a lei já a partir das eleições deste ano. Seria um grande momento de fazermos uma depuração dos quadros políticos maculados pela prática política atrasada e que só danos causaram ao erário público. Resta saber se a lei será feita pelo supremo ou pelo eleitor, no dia 7 de outubro. 

CURTAS

Durante a entrega das refeições dos detentos na cadeia pública de São José do Egito, a guarda policial recebeu a refeição para ser entregue ao acusado Eriberto Santos Lopes, 22 anos e na marmita térmica plástica foi encontrado um fundo falso 15 pedras de crack e uma porção de maconha.  O portador conseguiu escapar. 

O Bloco Galo da Travessa saiu pelas principais ruas de São José do Egito sábado passado com pinta de eleição. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam  o Trio de Capilé na sétima edição da festa. Na fila, Gilberto Rodrigues do PSB e José  Marcos de Lima do PR, ambos pré-candidatos a prefeito da cidade. Na festa do Galo ninguém dançou, mas nas urnas um vai perder o passo.

E as filiações partidárias provocaram mudanças no cenário eleitoral do Pajeú. As forças governistas saíram fortalecidas: dos 17 municípios, 10 são comandados pelo PSB. O PR detém quatro prefeituras e O PTB, três. O PSD, novidade do cenário político brasileiro, nenhuma.

Em recente pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Manoel Santos, do PT, fez um alerta ao Governo e à Secretaria de Agricultura sobre a possibilidade de 2012 ser um ano de estiagem no Agreste e Sertão. De acordo com o parlamentar, neste mês de fevereiro a produção já está quase inexistente.

Na próxima sexta-feira, os blocos carnavalescos darão início a folia de Momo em Sertânia. A animação começa logo pela manhã com o Bloco Estudantil que reúne alunos das escolas estaduais. À noite, o folião vai cair na folia o Movidos a Uísque e o Bode da Madrugada.

Graças ao aumento da receita do município com a arrecadação de ISS e ICMS, os mais de 200 professores da rede municipal de Carnaiba vão receber no final deste mês de fevereiro o décimo quarto salário. A promessa foi feita pelo prefeito Anchieta Patriota. Ele assegurou que R$ 223 mil serão rateados entre os professores de Carnaíba.

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado Claudiano Filho do PSDB, realiza na manhã desta 3ª feira uma audiência pública no município de Venturosa. Na pauta do encontro, alternativas de soluções para a comercialização de porcos em feiras livres, uma prática muito comum em municípios do interior, que foi proibida por uma portaria do Ministério da Agricultura. Pode ser o começo da revolução dos bichos. 


Famoso pelo flagra numa blitz da lei seca dirigindo uma Hilux, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, que prometeu tapar todos os buracos do Sertão, acabou entrando num buraco maior ainda. A locadora Couticar, onde consta o registro do carro usado pelo secretário, seria uma empresa fantasma, com endereço de Moreno. Ali, empresas laranjas, fictícias e de fachadas construíram um verdadeiro paraíso da ilegalidade. A constatação foi feita pelo repórter Rivânia Queiroz para o blog de Magno Martins.




Nenhum comentário:

Postar um comentário