quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Audiência pública apresenta projeto da adutora que trará água para Arcoverde


O antigo sonho de água boa e permanente em Arcoverde começa a se desenhar para um futuro bem próximo. Hoje pela manhã, o Secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Renato Campos, esteve representando o prefeito do município, Zeca Cavalcanti, na audiência pública aonde foi apresentado o Projeto da Adutora do Agreste.

A reunião mostrou as principais características do empreendimento, que nesta primeira etapa beneficiará os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati. Essa 1ª etapa terá uma extensão de 400 Km. Toda a adutora que beneficiará no final 60 municípios do Sertão e Agreste de Pernambuco terá 1,3 Km e atenderá a cerca de 2 milhões de pessoas. Uma grande barragem será construída na comunidade de Ipojuca, a onde a água do Rio São Francisco vai chegar e de lá ser enviada para todos os municípios contemplados no Projeto.

De acordo com Renato Campos, durante a audiência, a direção da Compesa garantiu que nos próximos 15 dias lançará o edital de licitação para a obra que tem um custo avaliado em R$ 1,3 bilhão, sendo 90% de recursos da União e 10% do Governo do Estado. A previsão é que as obras comecem no dia 28 de julho e sejam concluídas num prazo de 2 anos. Segundo o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, que vem acompanhando de perto o andar desta obra, "a construção da Adutora do Agreste será um marco para fazer avançar o desenvolvimento no interior do Estado, garantindo não apenas água boa para o consumo humano, como também para as indústrias e empresas que necessitam deste líquido para desenvolverem suas atividades, abrindo novos postos de trabalho e mais oportunidades para nossa gente", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário