sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Trilhos da Transnordestina chegam a Arcoverde dentro de 16 meses


Até o final do primeiro semestre de 2013 os trilhos das Transnordestina vão estar chegando à  Arcoverde. A informação foi repassada pelo Gerente do Lote Cinco da ferrovia, o engenheiro Breno Coutinho, em encontro ontem com o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), na sede da Prefeitura.

Durante a reunião, ele apresentou todo o andamento da obra e revelou que Arcoverde foi palco do primeiro desmonte de detonação de explosivos com espoleta eletrônica e uso de cobertura no Brasil. A técnica foi utilizada para fazer os primeiros testes de vibração na área do túnel que cruza a BR 232, no perímetro urbano de Arcoverde. Antes da primeira explosão, uma equipe social e de engenharia da Odebrecht realizou a vistoria em 669 imóveis num raio de 150 metros do local da detonação.

Breno adiantou que serão retirados do local 60 mil metros cúbicos de rocha e até o momento só foram removidos pouco mais de 2 mil metros cúbicos com a utilização de tratores. O túnel terá quase 1 Km de extensão, 9 m de altura e 7 metros de largura cruzando desde o conhecido viaduto até logo após o Posto Serrano.

De acordo com Breno Coutinho, a obra de construção do túnel vem seguindo seu ritmo normal de trabalho, apenas a parte de terraplanagem foi adiada para o próximo ano devido a entraves com licenças ambientais no trecho entre Arcoverde e Pesqueira. Ele revelou ainda que o túnel propriamente dito começa a ser montado a partir de março deste ano e já conta com 60% do material necessário para sua montagem pronto. 

Com a gerência de operações sediada em Arcoverde, a Transnordestina S/A conta hoje com um quadro de 500 operários no lote 5. O objetivo da empresa é apresentar os resultados a todas as entidades da sociedade civil organizada e outros poderes públicos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário