sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A justiça antes das urnas


Finalmente a população brasileira recebeu uma grande notícia a Justiça brasileira que ontem, em sessão do Supremo Tribunal Federal, aprovou a chamada Lei da Ficha Limpa. Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro. Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. O Supremo definiu ainda que a ficha limpa se aplica a fatos que ocorreram antes de a lei entrar em vigor e não viola princípios da Constituição, como o que considera qualquer pessoa inocente até que seja condenada de forma definitiva. Pronto! Sacramentada e definida a lei, os cenários eleitorais ganham agora novas cores e nomes até então certos nas eleições de outubro próximo, começam a sair da disputa sob o manto da Lei da Ficha Limpa. Um dos que sai de cena é o ex-prefeito e líder nas pesquisas da Pedra, Zeca Vaz (PTB). Com condenação no TCE ele agora ficou inelegível. Um novo nome será definido agora para representar o grupo. Um dos cotados é o advogado Rivaldo, também filiado ao PTB da Pedra. Já em Buíque, outra cidade próxima a Arcoverde, o até então imbatível Arquimedes Valença (PTB) também teve seu nome ameaçado pela lei da Ficha Limpa. Com a decisão do Supremo, com certeza ele não será mais candidato, mas fontes ligadas ao mesmo já disseram que o Jacaré, como é conhecido, não pretende cerrar fileiras com nenhum dos outros candidatos postos na disputa buiquense: Miriam Briano (PSB) e Jonas Camelo (PSD). Confirmada sua saída, o ex-prefeito Arquimedes Valença deve lançar um candidato próprio do PTB para disputar a prefeitura na sombra de sua popularidade. Na lista vários nomes, entre eles o ex-prefeito Dr. Dilson, o ex-candidato a vice Modésio e figura ainda o jornalista, dono do jornal Correio da Cidade, Paulo Cezar Cavalcanti, mais conhecido por PC, que é hoje pré-candidato a vereador no município. Também filiado ao PTB, o estreante na política buiquense, Paulo César pode ser uma grande surpresa e novidade caso seu nome seja colocado como candidato do grupo de Arquimedes na sucessão municipal de Buíque. Ontem, os correligionários do prefeito Jonas Camelo (PSD) fizeram a festa na cidade com a decisão do Supremo. Miriam Briano (PSB) que tem o apoio do deputado estadual Júlio Cavalcanti e de seu irmão e prefeito de Arcoverde, Zeca, ficou só assistindo, sem fazer barulho e serenamente. Disse que não tinha o que comemorar. Por enquanto, só especulações, mas depois do Carnaval, quando a ressaca passar, com certeza os novos cenários eleitorais dessas cidades começam a se definir.

CURTAS

Outro nome que deve ficar de fora das eleições deste ano devido a Ficha Limpa é o do ex-deputado Emanuel Bringel (PSDB), líder nas pesquisas como pré-candidato a prefeito de Araripina. Ele teve suas contas rejeitadas no seu tempo de prefeito. Caso não sai, já trabalha com duas alternativas: candidatar o filho, Emanuelzinho, ou fazer uma aliança com o prefeito Alexandre Arraes (PSB), indicando o vice.

Tá nas mãos do Deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR) o resultado de uma pesquisa eleitoral feita em Bezerros indicando melhoria na popularidade da prefeita Bete de Dael (PR). Ela esteve ruim em baixa na popularidade, mas estaria se recuperando. O teste será o carnaval, quando o “Papangu” sair às ruas. A prefeita não vai desfilar, mas estará no palanque oficial, o que será bom termômetro.

Três anos após ter deixado a prefeitura de Belo Jardim, o ex-prefeito João Mendonça (PSD) resolveu aprender a tocar sanfona. Ele já está tocando músicas de Luiz Gonzaga, o seu maior ídolo artístico juntamente com Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim. Depois do carnaval, o que ele vai tocar mesmo a campanha pra voltar à Prefeitura do município enfrentando o Grupo de sua própria família.

O prefeito Jonas Camelo (PSD) resolveu fazer em Buíque um carnaval para ninguém botar defeito. A festa está orçada em R$ 1 milhão e 95 mil e terá, entre outras atrações, Margareth Menezes (215 mil), Harmonia do Samba (210 mil) e Gil (190 mil). Das cidades pernambucanas do mesmo porte (55 mil habitantes), Buíque é a que mais gasta com eventos festivos. O problema é que somente esta semana fizeram a licitação para a festa. O TCE chegou na hora e a bronca promete.

Em Afogados da Ingazeira, a promotora Ana Clézia Nunes mostra que não estará para brincadeira nas eleições deste ano e encaminhará para a Justiça Eleitoral tantas representações quantas forem necessárias para evitar interferência do poder econômico no pleito. Neste Carnaval, recomendou a todos os blocos que evitem fazer qualquer alusão a candidatos e partidos, solicitando até alteração nas cores de camisas dos Blocos Tô Na Folia e Nação no Frevo, além de alteração no Bloco de Zé Negão, que passou a ser chamado Bloco do Povão.


Um comentário:

  1. Quanto ao pré candidato da oposição da Pedra, Zeca Vaz, a notícia que está fora das possibilidades de uma candidatura, ainda é cedo, uma vez que, para sedimentar a rejeição de contas pelo TCE, necessita da confirmação na Câmara Municipal, o que não aconteceu. Quanto a possibilidade de não sendo Zeca Vaz, o Dr. Rivaldo Leal ser indicado, será bem recebido pelos vermelhos, é homem ilibado e de prestigio, bem como o empresário Ivan Holanda, outro companheiro ilustre, conhecido pela competência e compromisso com a coisa pública.Todavia, Zeca Vaz continua no páreo, sem nenhum problema.

    ResponderExcluir