quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

De volta ao trabalho



Os 10 vereadores que compõem a Casa James Pacheco, em Arcoverde, abrem hoje, oficialmente, os trabalhos legislativos de 2012, o último ano da atual legislatura que ao longo dos últimos três anos sofreu algumas mudanças partidárias. Com a chegada do novo partido no cenário nacional, PSD, o PTB perdeu um de seus integrantes, o vereador Luciano Pacheco, atual líder do Governo Zeca, e o vereador Joel Filho deixou o DEM para também entrar no partido de Kassab. Outro nome que fez nova opção partidária foi o vereador Niltão, que saiu do PP para o PSB do Governador Eduardo Campos. Com isso, a Casa James Pacheco ficou mapeada assim: 02 vereadores do PP ( Everaldo Lira e Luiza Margarida ), 02 do PMN ( Dr. Iran e Gerando Vaz ), 02 do PSD ( Luciano Pacheco e Joel Filho ), 02 no PSB ( Niltão e Jairo Freire ) 01 no PTB ( Warley Amaral ) e 01 no PR ( Celia Cardoso ). A principal pauta deste ano será, com certeza, as eleições municipais nos embates entre Oposição e Situação. Independente do que alguns dizem que a Câmara é isso, que precisaria ter melhores representantes ou coisas deste tipo, os que ali estão não foram nomeados, mas chegaram pelo voto livre e independente dos eleitores arcoverdenses que lhes confiaram o mandato. Virtudes e defeitos todos nós temos, assim também são os legisladores em Arcoverde ou qualquer outro município brasileiro. O processo eleitoral é aberto e quem achar que pode fazer melhor que A ou B é só se inscrever nas convenções partidárias de junho próximo e concorrer a uma vaga para demonstrar todo o seu "talento". A despeito disso, será o último ano do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) que, assim como vem fazendo desde seu primeiro ano (2005), deve manter a mesma convivência democrática com o Poder Legislativo nestes últimos meses de seu Governo. Agora é esperar os debates, projetos e propostas que cada parlamentar pretende apresentar para melhorar as condições de vida da população de Arcoverde ao longo deste e dos próximos anos. Em outubro, o eleitor dará seu veredicto. 


CURTAS

Uma equipe da TV-Jornal foi impedida de ter acesso ao cemitério do município de Jupi, que se encontra superlotado. Uma rua próxima chegou a ser interditada e os repórteres foram ameaçados por um grupo de pessoas identificadas como assessoras da prefeita Celina Tenório. Os jornalistas só entraram no cemitério escoltados por agentes da PM.



O prefeito Júlio Lossio do PMDB, está consciente de que o ministro Fernando Bezerra jogará pesado para tentar retomar a prefeitura de Petrolina porque se trata da única cidade de expressão onde o PSB disputará o poder. No Recife é o PT, em Caruaru o PDT e em Olinda o PCdoB.

Sábado agora, o prefeito Edwar Bernardo aproveitou o Baile Municipal de Moreno para exibir num telão afixado no Societé Esporte Clube imagens de como recebeu a cidade das mãos do seu adversário, Vavá Rufino, que já foi prefeito em três ocasiões. A bagaceira era geral. Algo parecido com os anos 90 em Arcoverde.



A presidente Dilma Rousseff vai promover mudanças nas superintendências do Rio Grande do Sul, Maranhão e Pernambuco. Neste último, saiu o engenheiro Divaldo Arruda Câmara, por questões de saúde, que havia substituído o também engenheiro Marcos Cezar Crispim Lima, filho do ex-deputado José Marcos de Lima que é candidato do PR à prefeitura de São José do Egito.



A previsão de 20 de janeiro deste ano, feita pelo pré candidato a Prefeito Joel Gomes do PR para definir o candidato que disputará a sucessão de Tuparetama contra o bloco governista não se confirmou. E o pior, de acordo com Dêva Pessoa, vereador e pré candidato pelo PSD até agora não aconteceu nenhuma reunião para buscar o consenso. O nome mais forte na lista é o do ex-prefeito Vitalino Patriota.



Integrante do Diretório estadual do PMDB, Clóvis Lira, voltou a questionar a gestão Anchieta Patriota em Carnaíba e reafirmou a disposição de discutir uma via única da oposição para o pleito desse ano. Clóvis afirmou que o partido tem discutido o processo sucessório com nomes como Nildo da Itã, Aldo Bezerra, proprietário da Aldo Eletromóveis, e outros nomes.



O deputado Inocêncio Oliveira do PR "entrou" na discussão sobre a vaga de vice na chapa da ex-prefeita Giza Simões e o nome de Diomedes Mariano do Partido Republicano voltou a ser discutido. Com a volta do republicano, são quatro nomes em discussão, Edmilson Policarpo do PMDB, Pedro Raimundo do PPS e Fernando Moraes do PSDC. Quem vai levar a vaga só se saberá depois de março.

Em Itaíba, a oposição acabou ficando desfalcada com a aliança entre o ex-deputado Claudiano Martins do PSDB e Mário Celso do PR, que disputou a prefeitura contra o atual prefeito Marivaldo Bispo. Caso não possa disputar a eleição, Claudiano vai apoiar para prefeito o filho, Juliano, que é o atual vice de Marivaldo. Celso indicaria também seu filho para ser o vice e sairia candidato a vereador de olho na Presidência da Casa Legslativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário