domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fim da folia, começo do ano




Chegamos finalmente ao fim de todo o Carnaval em Pernambuco. Neste domingo, o Camburão da Alegria percorre a Av. Boa Viagem, Recife, fechando com chave de ouro um dos mais empolgantes carnavais do Estado, chamado este ano de Estado da Alegria. E alegria não faltou ao governador Eduardo Campos. Fez um Carnaval menos violento, ampliou as cidades polos da festa, entre elas Arcoverde, e para coroar a folia a Unidos da Tijuca foi campeã do Carnaval carioca com um enredo em homenagem aos 100 anos de Luiz Lua Gonzaga, com o patrocínio do Governo do Estado. Em Arcoverde não foi diferente. Virou cidade polo do carnaval pernambucano, atraiu mais público e mostrou que tem cultura e  arte para mostrar o ano todo. Pontos para o deputado Júlio Cavalcanti, que se esforçou para colocar Arcoverde no circuito estadual e ao prefeito Zeca, que fecha seu Governo com a cidade no rol dos polos do carnaval mais popular do Brasil. 

Chega ao fim a festa da folia e dos foliões e prepara-se para começar a folia dos candidatos. É a política abrindo alas para começar os desfiles de nomes, coligações, chapas, chapinhas e candidatos de 2012. Nomes, alguns deles, que aguardam ansiosamente a relação atualizada do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com os nomes dos políticos com contas rejeitadas pelo TCE e de malas prontas para embarcar na alegoria dos Fichas Sujas. Mas há também o bloco das ilusões, formado pelos políticos foliões que juram que serão candidatos, juram que a lei da ficha limpa não vale nada; juram, juram, mas no final juram apenas apoio e um outro nome que não o dele, afinal ninguém quer ser prefeito por alguns dias, semanas, ou até meses, e depois ter que sair no meio do caminho por força da lei. E na lei dos desfiles dos políticos teremos fantasias para todos os gostos. Vai dar trabalho para o eleitor/jurado escolher os vencedores. Mas, voltando ao ficha limpa, ela bem que poderia ser ainda mais completo. Entrou, mexeu errado com os recursos públicos, deu prejuízo ao erário público e ao povo, fi condenado, não deveria ter mais nenhuma chance, nem com 8 nem com 80 anos. Mas, melhor perdemos o anel do que perdermos os dedos. 

Por falar em dedos, aproxima o dia, ou a semana que o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) vai apontar o dedo e anunciar o candidato à sua sucessão. O Carnaval já passou, mas depois do carnaval ainda tem muitos dias pela frente até que o nome seja anunciado. Dia marcado não tem! Hora também não! Local? Vai sair tudo de uma vez, com certeza. O certo mesmo é que somente quando o prefeito Zeca anunciar o nome do seu escolhido, ou escolhida, é que as eleições em Arcoverde vão começar a ganhar cara, a ter personalidade. Por enquanto é pura especulação. Tem candidato que diz que sai seja com quem for; tem candidato que pensa duas vezes antes de decidir; mas decisão mesmo só quando o prefeito fizer a sua. Até lá, breve saberemos quando, o tabuleiro da sucessão continua sob o comando do prefeito. A oposição, não se sabe ainda a quê, continua pegando o trem do passado, jurando que está fora do bloco das ilusões, mas cada vez mais se consolida o pierrô mor como instrumento da folia ilusionista dos que pensam que voltar ao passado é bom para uma cidade. É bom no cinema. Na vida, pode retornar coisas ruins que impregnam velhos nomes que tentam ser novos. Mas o que seria da folia se não fossem os foliões. Dia 7 de outubro sai o resultado da apuração e vamos descobrir quem foi o campeão nesse desfile de nomes. 

Só pra finalizar, tem um repórter que descobriu, ninguém sabe como, que 60% da população de Arcoverde viajou no Carnaval ( 42 mil pessoas teriam partido da capital do Sertão, não sabe-se se de trem - não tem mais -, avião - fora de cogitação -, ônibus - é o jeito perguntar a Progresso - ou em seu próprio carro - cerca de 8.400 veículos com 5 pessoas em cada - sem destino ) e a violência imperou no Carnaval. Talvez tenha esquecido de consultar a PM e Polícia Civil e misturar assassinatos alheios ao evento com mortes no foco da festa. Quanto as detenções, como disse a própria PM, a grande maioria foi preventiva, para afastar os mais exaltados nos ritmos da folia. A violência, felizmente, não é marca dos grandes eventos em Arcoverde. Segunda-feira vem aí e vamos começar o ano, afinal, como diz o ditado, o ano só começa no Brasil depois do Carnaval. Vamos trabalhar!


CURTAS

A Arcotrans - Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde resolveu começar o ano antes e colocou a turma pra trabalhar até neste final de semana. Ontem deu início a colocação de 1.000 ( mil ) tarrachinhas, chamados de olhos de gato, nas principais avenidas da cidade. Já foram colocadas na Av. Júlio Pacheco Freire, Antonio Japiassu e Severiano José Freire. Neste domingo o trabalho continua na Pinto de Campos e parte do perímetro duplicado da cidade. 

Quarenta e três dos atuais 184 prefeitos pernambucanos e quatro deputados estaduais, além de ex-deputados e ex-prefeitos e gestores públicos, estavam na última lista (2010) com 1.137 nomes elaborada pelo TCE que foi entregue ao presidente do TRE. Entre os prefeitos, Carlos Evandro (Serra Talhada), Eudes Caldas (Cabrobó), Jandelson Gouveia (Escada), José Edson Souza (Brejo da Madre de Deus), Graça Lapa (Tracunhaém), Reinaldo Barros (Lagoa dos Gatos), Sérgio Miranda (Panelas) e Severino Alexandre Sobrinho (Araçoiaba). Ainda faziam parte dela o ex-prefeito Arquimedes Valença ( Buíque ), Zeca Vaz ( Pedra ) e o ex-Mario Celso ( Itaíba ). Uma nova lista será divulgada pelo TCE em Junho.

Em Triunfo, no Pajeú, nomes da ala governista e oposicionista se apressam em dizer que vão poder disputar as eleições deste ano. O prefeito do município,  Luciano Bonfim (PR) disse ao blogueiro Itamar França que  que não tem nenhum débito com a justiça e que vai concorrer às eleições deste ano. “Não há nada que me impeça de disputar a reeleição. Não existe nenhuma condenação por colegiado para que eu seja afetado  pela Lei", garante. Já o ex prefeito Dr Maninho diz que pode disputar as eleições sem problemas. O problema dele é ter votos.

Tá lá no blog de Nill Júnior que o Hospital de Tuparetama é puro descaso. Pessoas carentes moradores nas longínquas áreas rurais do Município que marcam suas consultas e se deslocam para a cidade. Quando chegam à unidade, recebem a notícia de que o médico não virá atender. Um verdadeiro descaso, desrespeito com a população.  Esta semana diversas pessoas que tinham atendimento com cardiologista ficaram a ver navios no Hospital. Vale lembrar que este ano a Campanha da Fraternidade trata da saúde pública. 

Quer emprego? Lá no Sertão tem. Foi prorrogado até o próximo dia 1º de março, o período de inscrição para o concurso público promovido pela Prefeitura de Salgueiro, cidade do Sertão Central de Pernambuco. O edital com todas as informações sobre o certame está disponível do www.acaplam.com.br Ao todo, são disponibilizadas 184 vagas, em diversas áreas. Há oportunidades para auxiliar de Enfermagem, agente administrativo, agente de trânsito, médico, fonoaudiólogo, entre outros.

O rock vai soltar a voz em Arcoverde no próximo mês. Já foram anunciadas as bandas que irão compor o quadro de shows da Pedalada Sócio-ambiental Grito Rock Arcoverde 2012, programado para o domingo, 04 (quatro) de março.  Coco Trupé Cicero Gomes, Irmandade Punk, Orquestra Sertão (a confirmar). Com concentração às 09 da manhã, e saída às 10h, na Praça Winston Siqueira (Virgínia Guerra), Arcoverde. É esperar pra ver acontecer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário