sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Saúde faz a folia com muito trabalho


A preocupação em garantir um Carnaval seguro, não vem apenas em relação à violência, mas também em relação à saúde. Pensando nisso, Arcoverde estará com a Policlínica Dr. Paulo Rabello, no bairro da Boa Esperança, em pleno funcionamento, com toda a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de plantão durante os quatro dias de folia.

De acordo com divulgação da Secretária de Saúde do Estado – SES serão disponibilizados 91 profissionais, sendo 22 médicos para o Hospital Regional Ruy de Barros Correia. “Na verdade, o reforço virá por meio de plantões extras e não da vinda de mais profissionais, propriamente dito. Estamos reorganizando nossa escala com os profissionais, que dispomos na região”, esclarece o diretor médico do HRA, Fernando Henrique.

Este ano, com a elevação de Arcoverde a cidade polo do “Carnaval 2012, um Estado de Alegria” do Governo de Pernambuco, a cidade deve receber cerca de 20 mil foliões em todo evento. “A nossa missão é garantir o serviço e assim faremos”, afirma o gestor da unidade HRA, Rogério Fernando, que não descarta a preocupação com o possível quantitativo de ocorrências, principalmente, porque as cidades vizinhas como, Buíque, Sertânia e Pesqueira também terão grandes festas.

Na prevenção, a Secretária de Saúde do Município começou a distribuir preservativos desde o início do mês, durante as prévias carnavalescas. Ao todo, foram dadas cerca de 30 mil camisinhas dentro da campanha de DST/AIDS, “Se rolar use camisinha.”.

“O nosso propósito é orientar e conscientizar as pessoas da importância do uso do preservativo durante o Reinado do Momo e incentivando também o exame de HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA.”, fala a técnica de Educação em Sáude, Yara Lisboa. A ação se estendeu até os postos de gasolinas (na saída da cidade), grupos de homossexuais, pontos de prostituição e oficinas do bairro do São Cristóvão. Durante os outros meses os preservativos podem ser encontrados nos postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário