sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Associação cultura leva oficina de pífanos para escolas em Arcoverde

                     Começa neste mês de Outubro o projeto “Oficina de Banda de Pífanos”, da Associação Urucungu que foi contemplado no edital Microprojetos Rio São Francisco 2012. A ideia da oficina surgiu a partir do momento em que se observa no dia-a-dia dos jovens sertanejos um gradual afastamento na prática de expressões artísticas e um desconhecimento sobre as raízes da sua própria cultura, no que diz respeito principalmente a Música Popular.

A “Oficina de Banda de Pífanos“ dará ênfase a formação instrumental e os ritmos praticados por esse conjunto,através de audições musicais, exibição de documentários e pesquisa junto a comunidade. Nesta oficina são ensinados ritmos e toques de instrumentos característicos das Bandas de pífanos, além de ser realizada a construção de Pífanos em PVC. Cada participante constrói seu próprio instrumento e aprende os primeiros passos para tocá-lo.

O Projeto terá Quatro oficinas, em três comunidades da zona rural, localizadas nos povoados de Pintada, Caraíbas e Umburanas, e uma na sede da Associação Urucungo/Ponto de Cultura Orquestra Sertão, com carga horária de 20h/a por oficina.

Tendo em vista a possibilidade do surgimento de novos grupos culturais será feita a doação de um Kit de instrumentos de percussão contendo 01 Zabumba, 01 caixa, 01 surdo, um Pandeiro e 01 par de pratos, além de todos os pífanos confeccionados nas oficinas.

Vislumbrando a manutenção destes novos grupos será visto junto aos parceiros, no futuro, um possível acompanhamento mensal com visita do oficineiro as comunidades atendidas.

O projeto é desenvolvido pela Associação Urucungu coordenador por Lula Moreira tendo como parceiros a Secretaria de Ação Social, através do Pró Jovem e Fundação Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário