segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A peregrinação rumo a 2013



Esta semana, milhares de prefeitos arrumam as malas e seguem rumo a Brasília. Mais ainda, os novos prefeitos eleitos. Assustados com as notícias da redução drástica do FPM, os prefeitos eleitos buscam agora se agarrar nas emendas parlamentares que podem garantir o futuro de suas administrações. Num momento em que seca, queda de FPM e transições às cegas percorrem o dia a dia dos futuros prefeitos, emendas são, pelo menos, a garantia de que algo mais virá para suas cidades, seu povo. E assim vão para Brasília vários prefeitos de nossa região: Madalena Britto (PTB) de Arcoverde, Guga Lins (PSDB) de Sertania,  Adauto Bodegão (PP) de Ibimirim, Luiz Carlos (PT) de Custódia, entre outros chefes de executivos que estão sob a influência do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) e do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB). Com todo direito e razão, vão em busca de garantir recursos para suplantar a queda sucessiva do FPM que inviabiliza, cada vez mais, os municípios brasileiros. Se depender apenas dos recursos locais, nenhuma promessa será cumprida e, o pior, nenhuma necessidade do povo poderá ser atendida. É fácil dizer que a prefeitura tem muito dinheiro, mas ninguém procura saber, e quem sabe não diz, que a própria prefeitura tem, também, muitos compromisso financeiros e constitucionais que não pode fugir deles, se não, o TCU, o TCE, o MPPE cai em cima, e com todo direito. Poderíamos ser céticos e dizer que esses prefeitos perderam a viagem. Mas, como a vida é uma sucessão de fatos e cabe a cada um dar a dimensão que lhe cabe, tomara que cada prefeito desses traga boas novas para suas cidades, para seu povo, para sua terra.

Educação - O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), considerou, na última quarta-feira (31), como de interesse estratégico, a proposta do Governo Federal de usar 100% dos royalties do petróleo para o setor da educação. “Os recursos do petróleo são finitos, portanto, aplicá-los em educação assegura o desenvolvimento sustentável do País, no longo prazo”, disse. A prefeita eleita de Arcoverde, Madalena, já disse em sua campanha que a Educação "seria a alavanca do desenvolvimento". Pelo jeito está no caminho certo.

Parada - O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada (Marreta) decretou que a categoria entrará em greve geral por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (05). Não houve acordo com o sindicato patronal, que apresentou reajuste salarial de 5%. A Marreta busca o reajuste linear de 23%, além de condições de trabalho igualitárias em todo o Estado de Pernambuco.

Cortada - O fornecimento de energia da Prefeitura de Igarassu  foi cortado na manhã da última quinta-feira (1º) por falta de pagamento. Após as eleições as contas de energia, entre outras, deixaram de ser pagas.  A gestão é do petista Gesimário Baracho. Quando é pra cortar a Celpe é nota 10.

Compensação – O deputado estadual Ângelo Ferreira vai receber uma compensação do Palácio dos Campos das Princesas por ser tão fiel ao governador. Depois de perder a eleição em sua própria cidade, com a própria esposa, e outras 3 cidades do Pajeú que lhe serviam de base, o Eduardo, como bom moço que é, vai lhe garantir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça na Alepe. Alguns dizem que não tem nohaw, mas se Eduardo quer, então vai.

Compensação 2 – Certos de que o ex-deputado e ex-candidato derrotado 2 vezes, Israel, sairá candidato a deputado estadual, abandonando o velho aliado socialista, o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) vai ter que remontar seu grupo em Arcoverde. Um dos seus supostos aliados é o presidente do PSB na capital do Sertão, João Justino, que apoiou Israel (PCdoB) para prefeito. E pra deputado? Vai ficar com quem? 

Presidente – A Associação Comercial de Arcoverde tem novo presidente. Foi eleito no último dia 31 de outubro, embora ainda não esteja atualizado na página da ACA, o empresário Jaime Espósito, dono das Óticas Arcoverde. Ele substitui Sergio Franklin, hoje secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.


Escolhidos – Somente em dezembro a prefeita eleita Madalena Britto (PTB) deverá anunciar o seu secretariado. As bolsas de apostas estão abertas, mas o real só virá mesmo quando ela, Madalena, anunciar os nomes dos escolhidos, e escolhidas. Dizem que na lista já tem um nome certo: Madalena. O resto, é o que ela escolher. 

Cultura – Quem viveu, e conviveu, as lutas do movimento cultural nos anos 80, quando ainda lutávamos pelo espaço do Cinema Bandeirantes, sabe, mais que ninguém, do papel essencial do amigo, teatrólogo, escritor, ser humano, Geraldo Barros. Para ele só tinha um lema: teatro é vida, vida é tudo. Nunca defenderia um movimento sem teatro, mas sim, um MPM, Movimento Pelo Teatro. Esse brilho, ele levou com seu talento, mas, para quem conviveu, deixou seus ensinamentos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário