quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os donos da ideia ou a ideia do dono



Como seres políticos que somos, mesmo passadas as eleições, nunca deixamos de lado a política nas rodas de conversas e nos projetos de vidas que muitos, e às vezes alguns poucos, tem em relação a si mesmos ou a outros. Depois de parte da mídia dizer que o governador Eduardo Campos (PSB) é o grande “vencedor” das eleições municipais por que fez seu partido crescer mais de 40% em relação a 2008, agora virou moda lançar o homem a presidente. Parece até coisa ensaiada e programa pelo partido do próprio governador. Basta ele chegar a uma cidade, a um evento, a uma inauguração, para algum prefeito lançar Eduardo presidente já! Já, porque tem até Jarbas lá, antigo adversário e figura marcante da oposição ao seu avô e a ele mesmo. O mais recente “papagaio de pirata” a lançar abertamente o governador como presidente foi o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, por sinal do PSB. Hoje estão todos afoitos para sair na frente e lançar o governador para o posto máximo do País. Um dos mais respeitados pensadores da esquerda nacional, o filósofo Emir Sader. Sader colocou um post em sua conta no Tweeter em que expressa sua preocupação com o futuro político do pernambucano. “Se o Eduardo quer o suicídio politico, é facil: basta se candidatar a presidente em 2014 contra a Dilma”, postou. Filósofo geralmente gosta de falar muito, mas Sader sintetizou em poucas palavras a dimensão que hoje tem o governador e seu projeto de ser presidente. Embora aspire ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos e o PSB possuem pouca penetração fora do eixo Norte e Nordeste. Independente do contrário, o PT foi o maior vitorioso nos rincões do Brasil, muito embora tenha perdido terreno nas capitais. Este ponto associado ao fato do carisma de figuras como a presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, bem como a possibilidade cada vez mais real do Partido dos Trabalhadores se aliar ao jovem PSD, de Gilberto Kassab, já colocam um freio nas pretensões socialistas. Não basta ser presidente de Pernambuco, para chegar ao Palácio do Planalto é preciso ser presidente do Brasil e, além dessas limitações, Eduardo ainda tem dentro de sua própria legenda a oposição ferrenha e dura dos irmãos Gomes (Cid e Ciro Gomes) que elegeram o prefeito de Fortaleza e mantiveram a força dentro do PSB. Eduardo tem talento, capacidade, perseverança, dedicação, mas não basta só isso para ser candidato e se eleger presidente. Servir de boneco de enfeite para discurso de prefeitos que vivem nos limites de suas fronteiras, com o mero objetivo de alimentar o ego do governador, não engrandece o socialista. Muito pelo contrário, pode acabar tendo que se contentar em ser apenas, mesmo, o presidente de Pernambuco. Dizem que no embalo das urnas se fala além da razão e é o que parece que vem acontecendo com os admiradores e aliados do governador.

Curado - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novos exames nesta quarta-feira (31) que confirmaram a ausência de células cancerígenas após o tratamento contra o tumor na laringe, iniciado exatamente há um ano. Os exames foram no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nos últimos meses, Lula fez comícios em 17 cidades.  Continua a fazer sessões de fonoaudiologia para preservar a voz.

Parada - Reivindicando reajuste salarial, vale transporte e aumento no vale-alimentação, além do pagamento de dívidas com hospitais credenciados em sindicatos, os servidores públicos estaduais cruzarão os braços hoje (1º), numa paralisação de advertência. Os servidores ainda promoverão, também, ato público no cruzamento da Rua da Imperatriz com a do Hospício, no Centro do Recife, a partir das nove horas da manhã.

Fotocópia - O prefeito de Cortês, Geninho (PSB), foi reeleito para mais quatro anos de gestão com a mesma quantidade de votos obtida na eleição de 2008, ou seja, 4.759 votos válidos. A coincidência despertou suspeitas no candidato derrotado Ernane Borba (PSDB). Borba obteve 4.369 votos válidos. A diferença foi de apenas 390 votos. O tucano que anular a eleição deste ano baseado na coincidência.

Inaugurações – Cada dia que passa aumenta o número de obras a serem entregues pelo prefeito Zeca Cavalcanti (PSB) ante de deixar o governo no dia 31 de janeiro. Além do receptivo, da nova policlínica no São Cristóvão, da creche na Cidade Jardim e da reforma do Cine Rio Branco, entrou na lista a Central de Regulação da Secretaria de Saúde e o Posto de Saúde Costa Leitão no Tamboril.

Telefonia - Depois de muita espera os moradores da Vila Guanumby, a 18 KM do centro da cidade de Buíque, começaram usufruir do conforto e comodidade da telefonia celular com a chegada do sinal da operadora Tim naquele povoado. Desde segunda-feira (29), Guanumby já fala diretamente com o mundo.

Caravana – De olho em manter suas bases em sintonia com o que acontece em Pernambuco e em Brasília, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) está organizando uma caravana de prefeitos para levar até Brasília. Vai visitar deputados e senador a fim de garantir emendas ao Orçamento Geral da União para trazer obras para suas cidades bases: Ibimirim, Pedra, Sertânia, Buíque, Arcoverde, Sanharó, Custódia, entre outras.

Espera – Em Buíque, o clima de expectativa permanece no tocante a composição da Câmara de Vereadores. É que pelos menos 3 candidatos eleitos estão sob ameaça de não serem diplomados ou se forem, terem seus mandatos cassados, devido ao ação impetrada pelo Ministério Público de Pernambuco. São acusados de usarem a verba indenizatória do gabinete de maneira ilícita, causando prejuízos à máquina pública. Os suplentes estão só na espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário