terça-feira, 6 de novembro de 2012

A síndrome dos olhos fechados



“Abram os olhos, presidente Dilma e seus ministros da Fazenda, do Planejamento e da Integração Nacional: os investimentos realizados em apenas duas obras, transposição do São Francisco e Adutora do Pajeú, serão menores que os gastos vergonhosos com carros-pipa, que não resolvem os problemas do semiárido nordestino”. Com essas palavras o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), bombardeou o descaso do Governo Federal para a maior seca dos últimos 50 anos que atinge todo o Nordeste. A presidente usou seu programa de rádio para anunciar mais 2 meses para o bolsa estiagem, para o seguro safra, carros-pipa e os velhos e já conhecidos seculares paliativos que subjuga o povo nordestino diante da força destruidora da seca. Destruição que pode levar 800 mil animais do rebanho pernambucano. Ela ainda fala que as grandes obras, adutoras, barragens estão sendo construídas para combater os efeitos da estiagem, mas o problema é que elas não andam na mesma velocidade com que a seca vem destruindo gado, plantações, vidas. A transposição, que seria a grande obra salvadora para milhões de nordestinos, emperra e parece que nunca sai mais do canto. A Adutora do Agreste, que seria a redenção de mais de 60 municípios pernambucanos, inclusive Arcoverde, caminha a passos de tartarugas. Assim vem sendo outras obras Pernambuco e Nordeste afora. Como conclui o deputado em seu pronunciamento na Câmara Federal, “Dona Dilma para uma coisa é muito boa: para tirar dinheiro do Fundo de Participação dos Estados e Municípios, isentando IPI e IOF para veículos e eletrodomésticos”. Que o digam os prefeitos que vem, dia a dia, suas receitas descerem pelo ralo, sem recursos e pra complicar, sem água e sem poder combater os efeitos da seca por falta do dinheiro que vem enchendo as ruas de carros em todo Brasil. Passado o Natal e o Reveillon, como ficarão os nordestinos em meio a seca que se estenderá 2013 adentro, já que as “benesses” de D. Dilma acabam no final de dezembro?

Desembarque – Com os cofres em baixa devido a sucessivas quedas do FPM graças a ação da presidente Dilma, prefeitos da região de Arcoverde, incluindo a prefeita eleita Madalena Britto (PTB), já estão chegando a Brasília. Vão, ao lado do prefeito Zeca e do deputado estadual Júlio Cavalcanti, garantir recursos para obras em 2013. Vão estar lá também Guga Lins (Sertania), Adauto Budegão (Ibimirim), Luiz Carlos (Custódia), Fernandinho (Sanharó), entre outros.

Bate-boca - Após desmentir denúncias sobre as más condições de 20 casas populares construídas no Povoado de Itã, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, foi desafiado para um debate pelo ex-vereador Clóvis Lira (PMDB). Este jura de pé junto que o prefeito construiu as casas com “barro e areia”, ao invés de cimento. Lira desafiou Anchieta para o debate com o intuito de confrontar suas afirmações.

Candidato - Tratando como a maior conquista política dos “comunistas” que já têm o vice-Prefeito Joel Mariano e elegeu o vereador Aldo Santana na ultima eleição, o PC do B de Tabira confirmou o convite ao Prefeito Dinca Brandino (PSB) para ser deputado estadual pela sigla. A deputada Luciana Santos teria prometido 10 mil votos a Dinca fora de Tabira e ele teria que conseguir mais 15 aqui no Pajeú para ser eleito. 

Concurso - A Fundação Carlos Chagas prorrogou até às 14h desta terça-feira (6) o prazo para realização da inscrição para o Concurso de Escriturário do Banco do Brasil 2012. Desta vez, o órgão pretende formar cadastro reserva em 15 Estados das regiões Sul, Norte e Nordeste. As avaliações serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013.

Combustível - O Nordeste está entre as regiões do País sob risco de ficar sem combustível no final deste ano. Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os estados mais vulneráveis na região. No caso de Pernambuco, a falta de competitividade com o etanol pode deixar o Estado sem gasolina, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco, o Sindicombustíveis-PE.

Cancelamento - Notícia veiculada no portal Sertania na Net dá conta de que a 8ª Edição do Festival Nacional do Bode em Sertânia será cancelada pelo segundo ano. O motivo é a não divulgação da programação, faltando menos de 10 dias para a data prevista de realização. Pelo calendário do Governo do Estado o evento está previsto para acontecer entre os dias 14 e 18 deste mês.

Premiação – Deve ocorrer esta semana a premiação do prefeito Zeca Cavalcanti com a Medalha Categoria Ouro em reconhecimento aos serviços prestados durante sua gestão. O concurso foi realizado em conjunto pela Fundação dos Municípios do Norte e Nordeste do Brasil e pela Academia Brasileira de Pesquisas Administrativas Delmiro Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário