quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arcoverde reduz em 30% risco de dengue e cidades ficam sem informar o LIRA ao MS


          Atualmente 77 municípios, a maioria no Nordeste do país e que reúnem 5,7 milhões de habitantes, estão em situação de risco para a dengue, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

Essas cidades têm, na média dos bairros pesquisados, o LIRA (índice que aponta a infestação de residências por larvas do mosquito Aedes aegypti) acima de 3,9. Assim, se nada for feito para reduzir o grau de infestação, esses municípios estarão mais sujeitos ao aumento de casos e de mortes. Outros 375 municípios estão em alerta para a doença  e 787 foram considerados satisfatórios. No total, 1.239 cidades foram pesquisadas.

O estudo é visto como uma "fotografia" pelo ministério, pois deve ser alterado com o aumento das chuvas e pelo impacto de ações de vigilância. "Não significa que não tenhamos outro cenário, é uma fotografia do momento. Com o aumento das chuvas esperamos que cresça o número de municípios no primeiro semestre de 2013 em risco. Certamente teremos municípios com epidemia", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

No Sertão, entre as cidades que geram mais preocupação, com maior risco de epidemia estão Calumbi, com um dos maiores índices do país (12,4), além de Betânia (10,1), Itapetim (8,8), São José do Egito (7,5), Santa Terezinha (5,7) e Arcoverde (4,9).

No caso de Arcoverde, o número é 30% menor do que o mesmo período do ano passado. Outra questão é que a cidade de Arcoverde foi a única a informar o LIRA dentre os 13 municípios que integram a VI Geres. Ou seja, os números de muitas cidades além de defasados devem estar desatualizados, muitas vezes pela desarticulação dos órgãos de fiscalização de endemias devido as transições de governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário