segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aesa sedia 3º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

            Nos dias 15 e 16 de agosto, a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa sediou o 3º Seminário de Promoção das Ações Interventivas Pedagógicas do Pibid ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). 

Nesse seminário, que acontece de quatro em quatro meses, tem-se a idéia de transformar as licenciaturas e práticas pedagógicas através de novas ações interventivas. Na ocasião, 150 bolsistas, entre 120 alunos e 30 professores, expuseram os trabalhos no “hall” da Autarquia, socializando o que vem sendo desenvolvido.

“Esse encontro surpreendeu pela quantidade de trabalhos e, sem sombra de dúvidas, pela qualidade. O desenvolvimento das ações tem sido marcantes e contundentes”, enfatizou a coordenadora Institucional do Pibid, Socorro de Assis.

O Pibid é um projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, e tem como iniciativa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, além de promover a inserção dos estudantes (bolsitas) no contexto das escolas públicas, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


De acordo com Assis, a intenção é triplicar o número de bolsistas na Aesa, de 120 alunos para 360 alunos e transformar o Pibid num programa permanente. Atualmente, trabalha- se com seis licenciaturas (Matemática, Física, Química, Geografia, Letras e Pedagogia) e no próximo edital existe a previsão da entrada da licenciatura de Educação Física.


“Sabemos que a estrutura ainda não é a ideal, mas já vale a disposição da Aesa na parceria, juntamente com as secretarias de educação municipal e estadual. Isso é muito importante para Arcoverde, que está no 6º lugar no rank de melhor PIBID da região nordeste”, finaliza Socorro de Assis.

Fonte/fotos: teresa padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário