terça-feira, 27 de agosto de 2013

Arcoverde recebe lançamento do livro do Proupe

           O livro “Proupe – Uma experiência pernambucana de sucesso” foi lançado nessa segunda (26), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa pelo secretário de Ciência Tecnologia do Estado, Marcelino Granja.

O PROUPE foi criado pelo Governo do Estado de Pernambuco com vistas a elevar o patamar do ensino nas Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado, ligadas à Associação de Ensino Superior de Pernambuco ASSIESPE.

O programa distribui bolsas que induz o aperfeiçoamento do ensino nas licenciaturas de Matemática, Física e Química. Em Arcoverde, a parceria com Aesa, beneficia cerca de 1200 alunos com bolsas parciais e integrais. As demais licenciaturas e bacharelados também são contemplados com bolsas, em quantidades definidas na Lei 14.430 de 30 de setembro de 2011.

O livro faz um mapeamento das 13 autarquias municipais, que são atendidas com 34 cursos, além dos relatórios das visitas técnicas, onde os alunos são ouvidos e das atividades de contrapartida social como hortas comunitárias, atividade de reforço escolar, biblioteca comunitárias, entre outras.

Em seu discurso, o secretário destacou a importância do programa para viabilizar as autarquias que por muitos anos foram esquecidas pelo poder público estadual. Disse que são injetados cerca de R$ 17 milhões no Proupe, o que garante a viabilidade econômica para as autarquias e garante uma educação superior mais próximo dos jovens.

A prefeita Madalena Britto agradeceu a sensibilidade do governador Eduardo Campos para a questão do ensino superior do interior, particularmente para a questão das autarquias de ensino, a exemplo da AESA que hoje conta com cerca de 1.200 alunos beneficiados e deverá ampliar este número agora em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário